Anúncios Excúidos por direitos Autorais na Shopee

Anúncios Excúidos por direitos Autorais na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 1 de novembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Evite ter anúncios sendo excluídos por direitos autorais na Shopee

Anúncios Excúidos por direitos Autorais na Shopee
Anúncios Excúidos por direitos Autorais na Shopee

No artigo de hoje vamos conversar sobre Anúncios Excluídos por direitos Autorais na Shopee, fique comigo porque você pode estar infringindo esses direitos autorais, com isso da noite pro dia seu anúncio é excluído e você se pergunta onde é que errou? Neste artigo de hoje você vai entender tudo sobre isso.

Muitos vendedores acham que não seria necessário seguir as regras do mercado e até mesmo vendiam produtos falsificados. A Shopee veio a perceber isto e outros pontos e decidiu mudar sua abordagem com esses tipos de vendedores, assim trazendo mais segurança para os seus compradores.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso,  irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o vídeo abaixo com tudo sobre Anúncios excluídos por direitos autorais:

Exemplos de direitos autorais na Shopee

Uma das violações de anúncio acontece quando você não adere às políticas que a Shopee estabelece, que estão alinhadas com as leis vigentes. 

Como já disse, os direitos autorais não são exclusivos e específicos para falsificações, então por exemplo, você vende um produto de determinada marca e esse produto é falsificado, isso se inclui nos direitos autorais? Sim, mas não somente isso.

Entenda definitivamente os direitos autorais na Shopee

Para você entender definitivamente os direitos autorais, você irá precisar entender o princípio do PPPI, mas o que seria isso? PPPI é o Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, ele foi criado com o objetivo de regulamentar as vendas de produtos de determinadas marcas nos marketplaces. Hoje em dia o PPPI se expandiu para outras modalidades.

Botão denunciar na Shopee

Se você observar, clicando em algum anúncio, você pode observar que ao lado direito tem um botão de denunciar, ele é novo, não existia dentro da shopee e todos os marketplaces tem esse botão denunciar, por exemplo, Mercado Livre, Magalu, enfim. Só a Shopee que ainda não tinha e agora passou a ter.

Então quando você cometer algum erro de PPPI ou direitos autorais você pode ser denunciado, caso isso aconteça a Shopee irá avaliar aquela denúncia. Quando você vai denunciar algum anúncio ele te dá algumas opções e alguns motivos, a falsificações que normalmente é o que a grande maioria das pessoas conhecem.

Uma coisa interessante que a maioria não sabe, direitos autorais / cópia de imagens / marca registrada, então às vezes você pegou aquela imagem do Google e não tirou uma foto, você começou a vender um produto, porém você não pode ter percebido a imagem que você pegou da internet, pode ter uma marca registrada, a pessoa patenteou aquela foto, basicamente ela registrou aquela foto.

Isso já aconteceu comigo, de um outro concorrente pegar uma foto minha e eu chamar ele no chat, mandando o código de registro e remover as fotos em até 48 horas, caso ao contrario eu iria entrar em algum tipo de ação, então antigamente era assim que se resolvia e o anúncio não caia, porque você podia dialogar diretamente com o vendedor, hoje já posso denunciar, com isso ele não terá tempo de reação. 

Afinal, Anúncios Excúidos por direitos Autorais na Shopee? O Que Está Acontecendo?

Então tome muito cuidado para quem pega as fotos do Google, o que teve de vendedor que teve seu anúncio excluído e saiu chorando que a Shopee era ruim, que ela nao presta e quando foi ver ele estava usando uma foto de outro vendedor, toda foto tirada pertence a alguém, você foi e pegou, pode até ter a sorte da pessoa não ter registrado aquela foto ainda, mas se a pessoa já tiver patenteado você irá perder o seu anúncio e não tem nem como você saber.

Eu recomendo que você tire as fotos do seu produto, caso não tenha condições para tirar, pegue do seu fabricante e do seu fornecedor, e sempre certifique-se que as fotos sejam deles e que eles autorizem você a usar elas, então por exemplo, você vende blusa suede, você pega do fornecedor ou do fabricante, pergunta se ele tirou foto com modelo, porque normalmente eles contratam modelos e tira foto, e se ele tiver pergunta se de fato são deles mesmo, mas enquanto você tiver fotos em seu anuncio que seja do Google você ainda corre muito risco.

 Fatores que podem derrubar o seu anúncio Shopee 

Além das falsificações e dos direitos autorais, como cópia de imagem e marca registrada, também tem outras coisas que acabam derrubando seus itens, por exemplo, itens proibidos, existem muito na Shopee. Caso você acesse o rodapé da Shopee, terá os termos, basta você acessar a “Política da Shopee” que você vai identificar o que se pode e o que não se deve vender, por exemplo, bebida alcoólica é permitido e também não é permitido, é permitido para quem pediu autorização para a Shopee e não para quem não pediu, ou seja, determinados produtos você precisará solicitar permissão para comercializar dentro da plataforma.

Se você não pedir autorização ou pediu e foi negada, em algum momento seu anúncio vai cair, uma outra coisa é propaganda enganosa, você diz que está vendendo um produto e chega outro para o cliente, links de sites também, como redes sociais ou marketplace, qualquer link que você deixar nas fotos também irá derrubar seu anúncio.       

E itens ofensivos ou potencialmente ofensivos também não podem, listagem fraudulentas, demanda de vendedores ilegais e também outros motivos.

Principais cuidados para evitar ter anúncios excluídos na Shopee      

Mas na grande maioria dos casos de anúncios derrubados são pelos três principais, falsificações, direitos autorais e itens proibidos, então sempre procure saber tudo, pegue informações na políticas da Shopee, que é muito importante você saber o que pode e o que não pode, se você utiliza fotos do Google tome cuidado com isso, caso você pegue uma modelo para tira foto você vai gastar no máximo uns R$200, será que esse valor vai te prejudicar tanto ao ponto de perder um anúncio que já está vendendo e que está performado. 

Porque os anúncios que normalmente caem, não são os anúncios novos ou aqueles que tem poucas vendas, porque os anúncios novos eles não têm relevância, as pessoas mal conseguem encontrar o seu anúncio, mas conforme ele vai ganhando relevância e se destacando, ele vai passar a ser visto pelo maior número de pessoas, mas é com isso que seu anúncio caí, no processo de você escalar o seu anúncio ele acaba caindo por besteria, então pense muito nisso, para que você não venha se prejudicar dentro da plataforma.

A Shopee fica de olho em todos os anúncios enviados pelos vendedores para garantir que os produtos vendidos cumpram os regulamentos. Então se o seu anúncio foi excluído e você ainda não sabe o motivo, você consegue acompanhar o motivo do banimento na “Central do vendedor” em “Produtos” e “Produtos suspensos, além das sugestões da Shopee em relação ao ocorrido.

E se o seu anúncio foi excluído, vale lembrar que não reenvie o mesmo produto, se ele foi suspenso, revise-o e edite-o antes de enviá-lo novamente.

Hoje falamos tudo sobre Anúncios Excúidos por direitos Autorais na Shopee.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que explico melhor sobre Se você pode vender produto falsificado na Shopee, caso venha a despertar seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Pode vender um produto falso na Shopee? Guia Passo a Passo

E por hoje é isso empreendedor, espero que tenha gostado deste artigo e que ele tenha ajudado você, fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.      

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!