Assistente de Vendas Shopee - Encontre as Tendências!

Assistente de Vendas Shopee - Encontre as Tendências!

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 4 de julho, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Assistente de Vendas Shopee – Encontre as Tendências!

Assistente de Vendas Shopee - Encontre as Tendências!
Assistente de Vendas Shopee – Encontre as Tendências!

No artigo de hoje irei ensiná-lo a encontrar as tendências antes mesmo delas chegarem. E já diz o ditado, quem chega na fonte de água primeiro, bebe água limpa e quem chega por último, bebe água suja.

Então, vamos beber juntos uma água limpa, neste artigo. Mas, quero te convidar a ficar comigo e acompanhar esse artigo até o final, porque irei te revelar tudo sobre as tendências da Shopee.

Neste artigo, irei mostrar uma ferramenta da própria Shopee que nos ensina a verificar as tendências dos produtos. Na verdade, eu não sei se esse intuito era para isso, mas dentro dessa ferramenta eu descobri que dá para fazer isso.

Então, no artigo de hoje você vai aprender a manusear essa ferramenta e irei ensinar um método que eu utilizo para ver os futuros campeões de amanhã. Então, sem mais enrolação, vamos para o conteúdo.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo sobre Assistente de vendas da Shopee, como encontrar as tendências antes mesmo delas chegarem:

Como encontrar os produtos em alta da Shopee

Se no artigo de alguns dias atrás a gente falou sobre os produtos mais vendidos, hoje iremos falar sobre os produtos em alta. Por mais que pareça ter uma certa semelhança, não existe nenhuma

Existe uma diferença muito grande de propósito entre uma ferramenta e a outra. Para que você possa chegar nos produtos em alta, você irá seguir o mesmo padrão, por exemplo, Informações Gerenciais, Assistente de Vendas, Produtos em Alta.

E estamos dentro da ferramenta de produto em alta. E olha o que a Shopee fala: o cálculo dos produtos mais vendidos são baseados nas pesquisas mais procuradas do dia 26/03/2022 ao dia 01/04/2023.

Diferença dos produtos mais vendidos para os produtos em alta na Shopee

Se nos produtos mais vendidos, é basicamente baseado nos últimos 30 dias, nos produtos em alta não é basicamente uma semana. E a outra diferença é que os produtos mais vendidos são, de fato, aqueles produtos mais comprados. Nos produtos em alta, basicamente são os produtos mais procurados. E existe a diferença principalmente na estratégia que você vai aplicar dentro da ferramenta que você vai pesquisar.

Os produtos em alta, normalmente eu gosto de utilizar para encontrar tendências. Então, no meu caso trabalho com moda feminina e sabemos que temos 4 estações do ano. Sendo duas muito fortes, verão e inverno.

Eu trabalho com produtos de verão e com produtos de inverno. Por mais que eu tenha uma noção de quando começa uma e termina outra, aqui, eu consigo ser mais específico. Nesta ferramenta eu consigo ver se está tendo a procura para a nova estação.

E isso, eu estou falando para o meu modelo de negócio, cada nicho tem a sua tendência, os produtos famosos ou produtos que não estão mais famosos. E com isso, você consegue identificar se está na hora de entrar com esse produto, se está na hora de diminuir o estoque e parar com aquele produto.

Nos produtos mais vendidos, eu consigo naturalmente ver todas as categorias. Nos produtos em alta não, eu só consigo ver os produtos que tenho anúncios cadastrado na categoria.

Ah, Cauê, eu trabalho com moda feminina e desejo ver os eletrônicos, como consigo isso? Você vai ter que criar um anúncio qualquer dentro da categoria eletrônicos e irá liberar, depois disso é só excluir o anúncio. Mas, você precisa ter um produto cadastrado e ativo dessa categoria para ver essas informações.

Como funciona essa ferramenta da Shopee

Então, vamos trazer para o meu modelo de negócio. Observando a ferramenta, eu consigo ver as palavras mais procuradas, ou seja, o top 30 mais procurados dentro dos últimos 7 dias e você consegue observar o que está crescendo e diminuindo.

Por exemplo, essa roupa RBD cresceu 1.700% nos últimos 7 dias. Com isso, eu posso ir na Shopee pesquisar por esse produto, que são roupas dos rebeldes. Então, ela cresceu tudo isso somente nos últimos 7 dias.

Contudo, quem vende esse tipo de produto, está vendendo muito bem, não leve em consideração esses poucos itens vendidos, porque só consta os pedidos entregues e confirmados. Os pedidos vendidos recentemente e não foram postados ou aqueles que foram e não foram entregues, não contabilizam.

E se você observar esse crescimento foi na última semana. Por isso, não deu nem tempo de chegar para o cliente e ter confirmado na grande maioria. E basta você acompanhar.

Será que é um produto do momento que já vai sair? Se você consegue confeccionar rapidamente, vale a pena investir. Caso contrário não, porque provavelmente vai cair o volume de pesquisa.

Assistente de Vendas Shopee - Encontre as Tendências!
Assistente de Vendas Shopee – Encontre as Tendências!

Produtos em alta na Shopee

Se a gente observar até o top 14, só tem uma pesquisa que continua descontextualizada, acho que é um bug da Shopee, sendo a boneca sexual, ela deveria está dentro do artigo Sex Shop e não dentro desse top.

Mas, dos 14, 13 são produtos RBD. Isso está muito no momento, quem tem isso de produto e quer vender ele, pode colocar para vender que vai lucrar muito. Mas, da mesma forma que esse tipo de produto está no momento, ele pode parar e as vendas vão diminuir.

Além disso, você também consegue mensurar se está na hora de parar de vender, para de fabricar ou parar de comprar. Porque da mesma forma que mostra a subida, também mostra a descida.

E podemos observar também, que os produtos de inverno ainda não entraram em procura. Por mais que ainda estamos no mês 4, ainda não está tendo a devida procura. Então, eu ainda não vou focar nos produtos de inverno, meu foco de inverno começou em janeiro, mas não é o assunto do artigo.

Vamos dizer que não está na hora de colocar para ferver, porque ainda não tem a devida procura. Contudo, todas as semanas eu vou observando essa ferramenta, daqui a 15 ou 20 dias, isso irá mudar drasticamente.

Como encontrar os produtos em tendências na Shopee

Uma coisa que gosto muito de fazer, é quando quero encontrar uma tendência. O que pode acontecer? Um volume inesperado de procura, isso é o produto de momento, e ele pode acontecer de duas maneiras, gradativamente ou em uma alavanca só.

Ou seja, ninguém falava desse produto e do nada começaram a falar muito dele. Essas são as duas maneiras de um produto do momento. A maneira que vem de uma vez só, você não consegue se preparar e o maior exemplo são as roupas rebeldes.

Simplesmente o produto entrou no momento do nada e não deu para se preparar. Isso é muito difícil de acontecer, muito mesmo. Normalmente, a gente consegue pegar o momento antes dele chegar.

E como faço isso? Lembra que na ferramenta conseguimos ver os produtos mais procurados com termo nas palavras-chave, e o momento acontece de duas maneiras: que é gradativo ou de uma vez só. Então, você consegue ver a evolução desse produto, toda semana você olhar isso vai conseguir ver a evolução dos produtos e a decaída deles.

Percentual das pesquisas dos produtos em alta da Shopee

Antes de finalizar, esse percentual é importante para você entender. O percentual de crescimento dele é sobre ele mesmo, ou seja, essa roupa RBD tinha 100 pesquisas na semana retrasada, na semana passada já passou a ter mais de 1.000.

Então, o percentual dele é com base na semana retrasada que era 100 e foi para 1.000. Mas, ele não mensura o volume de pesquisa, é um percentual de crescimento comparando ele entre ele mesmo e assim sucessivamente.

Leia também: Venda Muito mais com o Assistente de Vendas da Shopee

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido mais sobre o assunto.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!