Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee

Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 17 de fevereiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee

Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee
Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee

Você é um vendedor CPF? Então fique comigo até o final deste artigo, porque eu irei ensinar passo a passo como evitar ter sua conta congelada na Shopee.

Eu resolvi trazer esse tema para o blog, porque recebi muitos comentários no meu canal, como também no direct do Instagram e no WhatsApp, dizendo que a conta foi congelada, o que eu devo fazer? Então eu entendo que resolver um problema antes de acontecer, é muito mais fácil e rápido do que resolver depois que já aconteceu.

Por conta desse contexto, eu resolvi trazer esse artigo para o blog, no qual eu vou ensinar tudo que você precisa saber conta CPF, para que lá na frente você não tenha sua conta congelada na Shopee por falta de informação.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma melhor e diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre Cuidado vendedor CPF: Sua conta pode ser congelada na Shopee:

Perda de benefícios no vendedor CPF da Shopee

A primeira consideração que você deve levar é que, o vendedor CPF deixa de ter alguns benefícios que o vendedor tem. Basicamente eu acredito que tem dois benefícios importantes que você deve levar em consideração.

O primeiro é que quando você é vendedor CPF, o prazo de recebimento das vendas que você realiza é um pouco mais demorado do que pro vendedor CNPJ.

Outro ponto importante, é que sendo vendedor CPF, você não vai conseguir ser um vendedor indicado. Com isso, você não consegue antecipar o saldo que você tem. Essas são as duas importâncias que você deve levar em consideração.

Não compensa ser vendedor CPF na Shopee?

Então não compensa ser vendedor CPF? Não é que não compensa, se você tem a condições de iniciar sendo CNPJ, esse é um dos melhores do mundo, mas, se por algum motivo você não pode abrir um MEI, faça como CPF.

O que eu quero dizer? Faça, comece, indiferente se você é CPF ou se você é CNPJ, se você pode começar como CNPJ? Tudo que eu falar aqui, você já vai ter resolvido esse problema desde o começo.

Agora, se você começar com o CPF, você precisa se atentar no que vamos dizer aqui. Então vamos lá.

Mudança de CPF para CNPJ na Shopee

Mudança para CNPJ, você precisa entender que quando você começa sendo CPF, você vai ter que mudar para CNPJ em algum momento, você vai mudar por opção ou mudar por obrigação, de um jeito ou outro você vai precisar mudar.

Digamos que você queira mudar para CNPJ, quando você bater 900 pedidos nos últimos 3 meses, ou seja, você bateu 900 vendas nos últimos 90 dias, a Shopee vai começar a cobrar uma taxa adicional para você.

Se com essa taxa adicional, você perder a sua margem de lucro, aí você precisa ir para a pessoa jurídica. Então, já não vai ser mais opcional, e sim obrigatório.

Agora, se com essa taxa adicional, você continua tendo margem de lucro sem aumentar o preço do seu produto, aí, sim, é opcional, você pode permanecer como vendedor CPF. Porém, vai chegar o momento que vai ser obrigatório você ir para pessoa jurídica.

E quando isso se torna obrigatório? Quando você bater 81 mil reais de venda na Shopee, só não me recordo se é 81 mil de vendas ou 81 mil reais sacados na plataforma. Mas, batendo 81 mil de saque ou de vendas, você obrigatoriamente vai para pessoa jurídica.

Porque se você não for para CNPJ, a Shopee vai congelar a sua conta, e tem muitos alunos do meu treinamento que tiveram suas contas congeladas porque não teve tempo suficiente para fazer essa alteração.

Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee
Atenção: Sua Conta Pode ser Congelada na Shopee

Quando devo migrar para pessoa jurídica na Shopee?

Então, o que eu quero dizer com tudo isso? Agora que você sabe da perda de benefício e você sabe que sendo vendedor CPF, de um jeito ou de outro você vai para CNPJ, você precisa se preparar.

Porque, quando você bater 900 vendas nos últimos 3 meses, a Shopee vai te mandar o e-mail dizendo que a partir de tal dia vai ser cobrado essa taxa adicional. Então, digamos que nesse tal dia, você vai ter 10 dias para se regularizar, e aí, o que você vai fazer? Você vai abrir o MEI, ele vai abrir imediatamente. Com isso, você vai na Shopee informar que você tem um CNPJ e quer atualizar seu cadastro, você vai preencher o formulário e tudo certo.

Porém, essa validação do formulário não é rápida, não é feito no mesmo dia, não é feito em algumas horas, a Shopee precisa de 10 dias pelo menos para fazer essa alteração. Dependendo do período, pode demorar até muito mais, depende do volume de vendedores que fizeram essa solicitação de alteração.

Não deixe para migrar para CNPJ de última hora na Shopee

Conforme maior a demanda, maior vai ser o tempo de espera. Então, o que vai acontecer se você deixar para a última hora? Você vai precisar pausar seus anúncios, porque não vai ter mudado até o prazo ou você vai ter que vender fechando no negativo, simplesmente para não pausar seus anúncios.

A mesma coisa vale para o valor bruto de saque ou de vendas. Se você deixar para a última hora, a sua conta vai ser congelada, porque não vai dar tempo útil para fazer essa alteração. Muitos alunos tiveram suas contas congeladas por dia por conta disso.

Porque esperam chegar o e-mail, após chegar, ele abriu o MEI e mandou para a Shopee. Porém, a conta foi congelada porque ainda era CPF e só depois de alguns dias que a plataforma fez a alteração, aí a conta foi descongelada, e aí a pessoa voltou a vender.

Então, não deixe nada para última hora. Quando você estiver batendo 700 vendas nos últimos 3 meses, já é o momento de você iniciar o processo de migração de CPF para CNPJ.

Quando você estiver batendo os 65 mil, no máximo 70 mil em vendas, chegou o momento de você fazer todo o processo de pessoa física para pessoa jurídica, para que você não tenha preocupações em relação a isso.

Devo abrir o MEI para vender na Shopee? 

Cauê, eu devo abrir o MEI, ou eu vou para outro enquadramento? O primeiro ponto que você deve tomar, é que em alguns estados, quando você é MEI, você não consegue tirar inscrição estadual, por exemplo, o estado do Paraná, e sem a inscrição você não vai conseguir emitir as notas fiscais.

Então, você precisa verificar se em seu estado permite que o MEI tenha inscrição estadual, não tem? Então, você não tem que abrir o MEI, você precisa ir para outro enquadramento.

Agora, se for permitido, você precisa levar outro ponto em consideração, quanto tempo ou quantos meses eu vou demorar para bater os 81 mil de faturamento, até o dia de hoje esse é o limite.

Ah, Cauê, eu vou bater essa meta em questão de 1 ou 2 meses. Então, não compensa você ir para o MEI, já compensa você abrir um ME, LTDA, limitado, e assim sucessivamente.

Ah, Cauê, eu acho que uns quatro ou cinco meses para eu bater esses 81 mil reais. Aí já compensa você ir para o MEI, e lá na frente você desenquadra para uma outra ramificação. Porque a vantagem do MEI é que você vai emitir nota fiscais e não vai pagar o imposto sobre aquela nota.

Leia esse artigo também: Shopee: Nova Atualização no MEI

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado e aprendido sobre esse assunto. Vou encerrar por aqui hoje, e vou esperar você no artigo novo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!