Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 28 de julho, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre
Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

Cinco motivos que fazem você deixar de vender ou vender muito dentro do Mercado Livre. Se você me conhece, eu me chamo Cauê Oliveira, há mais de 5 anos eu ensino aqui no blog pessoas a vender na internet, muito especificamente para a Shopee.

E hoje, postamos mais de 500 pedidos todos os dias. Então, se você quer aprender com quem faz na prática, com quem é real, já segue o blog, que nos próximos artigos você será notificado aí em seu e-mail.

Por isso, quero te convidar a ficar comigo e acompanhar esse conteúdo até o final, porque hoje vou te revelar esses 5 motivos essenciais para você continuar a vender e escalar todas as suas vendas nos marketplaces.

Primeiro motivo para não vender no Mercado Livre

O primeiro motivo pelo qual você vende ou não vende é a demanda. Você precisa entender se o seu produto tem demanda dentro do Mercado Livre. Mas, Cauê, o que seria demanda? Você digita a palavra principal, no caso eu digitei por alicate selador.

Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre
Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

E apareceu o quinto mais vendido e ele tem 60 vendas. É muito pouco isso, não dá para você se basear nisso. Vamos tentar procurar outro, como mochila e vamos tentar encontrar algum aleatório.

E procurando eu consegui encontrar uma mochila com 13 mil vendas, é disso que estou falando, esse produto possui demanda. Quando o seu produto vende 100, 150 vendas é problema, não tem demanda, vende muito pouco.

Quanto tempo faz que os anúncios estão ativos? 2 anos? Vendeu muito pouco esse seu produto dentro do Mercado Livre por falta de demanda. Existe uma ferramenta que utilizamos que é a Total Connect. Irei deixar o link para acesso aqui: Melhor Gerenciador de Vendas para o Mercado Livre.

Como funciona a ferramenta Total Connect?

Com essa ferramenta você pode pegar os links dos produtos e analisar ele, ou até mesmo ver quantas vendas por dia está sendo deste produto, você pode copiar o link e ir à ferramenta. Após isso, você irá adicionar anúncio para análise e adicionar o link para análise.

A partir desse momento a plataforma vai trazer uma série de dados sobre essa mochila. Além disso, você pode selecionar um período de 30 dias. Isso eu chamo de Waze do Mercado Livre, para ver se ele possui demanda.

Todos os anúncios que aparecem na ferramenta e você clicar será direcionado para a página do Mercado Livre, por exemplo, uma caixa de papelão tem 914 vendas. Porém, nos últimos 30 dias das 914 vendas, 425 vendas ocorreram nos últimos 30 dias, ele tem demanda, está vendendo muito bem no momento.

Já outro produto tem 216 vendas no Mercado Livre, mas não vendeu nenhum nos últimos 30 dias. Ele é um produto com demanda? Não, porque não vendeu nada. Outro produto, tem 3.797 vendas dentro do Mercado Livre, e vendeu somente 180 vendas.

Vamos ver um produto que possui uma demanda ótima, por exemplo, 10 caixas de papelão possui quase 5 mil vendas e nos últimos 30 dias ele vendeu 1.387 unidades. Isso é um produto com muita demanda, já outro produto tem 2.600 vendas e só vendeu 6 nos últimos 30 dias.

É por isso que não podemos confiar no número de vendas que aparece no Mercado Livre. O Total Connect mostra quanto que vende nos últimos 30 dias, é disso que estou te falando, você precisa verificar esse produto que estou analisando.

Segundo motivo para não vender no Mercado Livre

O segundo motivo para você não está vendendo no Mercado Livre é sua oferta. O que seria uma oferta? É o motivo que você dá para o comprador comprar de você e não do seu concorrente, por exemplo, uma mochila de R$76 está com uma boa oferta? Pode não ser a melhor oferta do mundo, mas está se convertendo muito bem.

A oferta envolve o quê? As fotos, o título, envolve a descrição do produto, o preço que você vai colocar que não pode estar muito fora da concorrência. Quando eu falo de oferta é o seguinte, vamos pesquisar por Capa de Banco Cachorro, e logo o primeiro anúncio, vamos analisar.

Quando uma pessoa compra uma capa de banco para cachorro, ela compra uma capa de banco para se afastar de uma dor, para que o cachorro não faça xixi ou coco no banco do carro dela e se satisfazer de um prazer do cachorro.

Ou seja, você precisa gerar uma arte para o seu produto, a oferta traz uma grande diferença. Então, você precisa gerar valor para o seu produto, ele precisa ancorar muito valor no anúncio.

Terceiro motivo para não vender no Mercado Livre

Outro ponto importante é, o que as pessoas estão falando do seu produto, esse seria um terceiro motivo para não vender no Mercado Livre. Por exemplo, o anúncio tem 4 estrelas, deve ter pessoas comentando abaixo que não gostou do produto, como não gostei, poderia ser um pouco melhor.

Se você clicar lá embaixo vai ter várias avaliações com poucas estrelas que faz com que caia a reputação do seu produto. Neste caso, ele precisa vender mais barato, porque a reputação dele está ruim. Se tiver 5 qualificações, 72% da pessoa tomar decisão e passar o cartão é levar em consideração essa reputação.

Então, essa reputação é muito importante, você precisa estar alinhado a ela e ser ótima.

Quarto motivo pelo qual você não vende no Mercado Livre

Outro motivo pelo qual você não vende é a logística, vamos voltar na palavra Mochila. Assim que pesquisar por essa palavra, você pode observar que ele estará valorizando os vendedores que entregam no mesmo dia.

Esse produto pode estar no flex do Mercado Livre. Se você estiver no interior de São Paulo já fica mais difícil de você ranquear, no interior da Bahia é mais difícil ainda. O interessante para você é ter uma logística em SP para vender os produtos.

Mas, Cauê, eu não tenho logística em SP, não vou conseguir vender então? Não, tem um monte de gente na sua região que vende muito bem. Porém, quem mora em SP vende muito mais.

Quinto motivo para não vender no Mercado Livre

E o último ponto é o ranqueamento. Se você estiver cuidando de todos os pontos, tem produto com demanda, focar na oferta, na logística, na reputação, aí o que acontece? Você precisa focar no ranqueamento do seu produto.

Por meio de todas as primeiras ações você consegue focar no ranqueamento. Se você procurar por mochila, pode observar que tem 42 páginas deste produto, quando você é novo irá aparecer nessa página, você precisa fazer esse trabalho para chegar na primeira página e vender mais barato por um tempo.

Fato, você está entrando em um ônibus cheio, não tem como ir à janela logo no começo. Uma vez que você faça esse trabalho bem feito e chegue aqui na frente, você terá uma máquina de vendas vendendo todos os dias para você.

Vale lembrar que aqui no meu site tenho um conteúdo que fala tudo sobre o código GTIN na Shopee. Então, se você deseja ter mais informações sobre esse outro assunto, irei deixar o link para acesso aqui: Tudo sobre o Código GTIN na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos vocês tenham gostado desses motivos que citei no conteúdo para vender muito mais no Mercado Livre. E caso queira buscar mais conhecimento, passe no meu blog e acompanhe diversos artigos que posto todos os dias aqui.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!