Como analisar as vendas de cada produto na Shopee

Como analisar as vendas na Shopee Passo a Passo

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 27 de outubro, 2022
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Como analisar de forma individual a performance mês a mês de todos seus anúncios e vender muito mais!

Como analisar as vendas na Shopee
Como analisar as vendas na Shopee

E no artigo de hoje irei explicar uma dúvida de muitas pessoas, irei ensinar para você Como analisar as vendas na Shopee de forma individual e a performance mês a mês dos seus anúncios e vender muito mais.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso,  irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre Analisar sua performance e vender muito mais:

Como analisar as vendas de cada produto na Shopee

Neste artigo você vai aprender a analisar a nível individual a sua performance do seu produto e dos seus anúncios, de um mês para outro mês, de uma semana para outra semana, para isso basta você acessar as “informações gerenciais” na “central do vendedor”, logo após isso procure por produto e por último performance do produto, nessa ferramenta você irá conseguir todas as informações que você deseja saber.

Como analisar a relação entre pedidos feitos e pagos na Shopee

Irei explicar algumas das principais, você indo em “selecionar a métrica” 

Então de fato aqui você consegue ver o valor da venda de pedido feito, ou seja, aquele cliente que finalizou a compra, mas não necessariamente pagou por aquilo, por exemplo, boleto, pix e até mesmo cartão de crédito que pode ter recusado. E ao lado de fato aqueles produtos pagos, que já finalizou a compra e já fez o pagamento do pedido.

No canto inferior esquerdo você irá conseguir acessar o mês que você deseja saber as informações, por exemplo, no mês de agosto a calça legging eu vendi em valor bruto R$44.536,72.

Agora se eu analisar no mês de julho, às minhas vendas foram de R$98.518,23.

Então você consegue observar mes a mes, semana por semana, por exemplo, vou pegar a semana do dia cinco até o dia onze, minhas vendas foram de R$12.760,28.

Então de fato aqui você consegue analisar todas as vendas dos seus produtos, assim como também de dias atrás e desses meses atrás.

Como verificar o número de unidades vendidas do seu produto na Shopee

Uma métrica importante que você pode implementar, a quantidade de unidades vendidas, basta você acessar “selecionar a métrica” novamente, marcando as duas caixas de “vendas” e “unidades”.

 Aqui você conseguirá observar todas as unidades do produtos vendidos:

Em julho, calça legging tive mais de sete mil unidades de vendas e no total de noventa e oito mil reais bruto, blusa suede eu vendi mil seiscentos e vinte e sete unidades, totalizando vinte e oito mil reais e já a jaqueta bomber eu vendi mil e quatrocentos, vende menos do que a blusa suede mas o contra partida eu faturei muito mais com a jaqueta, por que? O ticket deste produto é maior do que a blusa suede.

Como verificar o número de compradores únicos do seu produto na Shopee

Você também consegue observar a métrica dos compradores, basta marcar a caixa “compradores”.

Aqui você pode observar que no mês de julho teve sete mil seiscentos e trinta e cinco, porém compradores únicos foram somente seis mil cento e oitenta e cinco, então, ou seja, desses seis mil produtos alguns clientes compraram mais de uma unidade. Você pega outros meses e compara com o mês atual. 

Como conferir a taxa de conversão do seu produto na Shopee 

Uma informação muito boa que você pode colocar seria a taxa de conversão, a proporção de porcentagem dos clientes que viram meu produto e que de fato compraram.

Como saber a quantidade de visitantes do seu anúncio na Shopee 

Mas Cauê, a taxa de conversão, eu sei que é a quantidade de pessoas que visitaram meu anúncio contra as pessoas que de fato compraram meu produto, mas quantas pessoas visitaram meu anúncio? Você também consegue visualizar marcando a caixa “Visualizações da página do produto”, ou seja das cinco mil quatrocentos e sessenta e quatro unidades vendidas eu tive mais de duzentos e cinco mil visualizações, que é o equivalente a uma taxa de conversão de 3.91%.

Uma outra coisa muito bacana que você pode observar são as curtidas, quantas curtidas eu tive nesse período. 

Como checar a taxa de rejeição do produto na Shopee

Para completar a Shopee também mostra a taxa de rejeição do produto:

A calça legging teve uma taxa de rejeição teve uma taxa de 32%, a blusa suede teve 34% e a jaqueta teve a taxa de 41% de rejeição, a taxa ela existe um padrão que você deve seguir, basicamente ela é a porcentagem de visitante únicos que visualizaram a página, mas saem sem clicar em nada (por exemplo,  não viu as avaliações de produtos, e não viu as classificações, etc). Uma taxa de rejeição a partir dos quarenta e cinco por cento já precisa de melhoria, abaixo disso está tudo bem, mas tudo que você tiver que melhorar isso é muito importante. Acima desse valor você precisa mexer e abaixo disso não necessariamente. 

Então basicamente, assim você consegue ver as informações de produtos a nível de anúncio e individualmente, seja nas vendas nos valores bruto, nas unidades vendidas, nos compradores únicos, a taxa de conversão, na taxa de rejeição, a quantidade de visitantes dentro do produto único, a taxa de visualizações da página do produto, você consegue ver as curtidas e vale lembrar que você consegue ver de mes em mes e comparar de meses atras ate o atual. 

Como analisar as vendas na Shopee
Como analisar as vendas na Shopee

Principais indicadores de vendas

As métricas de vendas não servem apenas para apresentação do que aconteceu no passado. Muito pelo contrário, elas devem ser usadas para a tomada de uma decisão sobre estratégia do presente e do futuro. 

“A onde eu posso ter errado?”, “O que eu fiz?”, uma das perguntas que mais escuto e mais comum entre todos os vendedores que não conseguem converter leads e prospects em clientes.

Basicamente eles ajudam a sua empresa a entender as etapas que ela está pecando. 

Ao descobrir onde está o erro, fica muito mais fácil resolvê-lo, ao invés de trabalhar no modelo de tentativa e erro.

Por exemplo, imagine o trabalho de um médico, ele tendo todos os resultados dos exames seria muito mais fácil para ele tratar o problema do paciente. Afinal, sem contar a economia de recursos que seriam investidos nos tratamentos que tratam doenças que não existem enquanto não atuam sobre o real problema do paciente.

Existem oito principais indicadores de vendas:

 

  1. Número de oportunidade aberta, quantas oportunidades os vendedores tiveram para gerar vendas?;

 

  1. Canais de venda, por conversão você pode entender melhor a conversão de visitantes em leads ou de leads em clientes;

 

  1. Número de oportunidades concluídas, é de extrema importância você medir quantas oportunidades estão se tornando clientes; 

 

  1. Custo de aquisição por cliente (CAC), quanto a sua empresa gasta para conquistar um cliente?;

 

  1. Ticket médio, ele basicamente avalia qual é o valor médio que cada cliente gasta na sua empresa;

 

  1. Lifetime value (LTV), o Lifetime value, ou valor do tempo de vida do cliente, é basicamente um KPI de vendas que mede o lucro que cada cliente gera para sua empresa ao longo do tempo;

 

  1. Tempo médio de venda, quanto tempo médio sua empresa precisa para converter uma oportunidade em vendas?;

 

  1. E por último a taxa de conversão, dos leads trabalhados por seus representantes de vendas, quantos se tornam clientes?.

 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que explico melhor sobre Como vender muito mais na Shopee, irei disponibilizar o link aqui: Como Vender na Shopee – Do Zero a Escala na Shopee

E por hoje é isso empreendedor, espero que você tenha absorvido tudo sobre este assunto e venha a melhorar suas vendas dentro da Shopee, espero você no artigo de amanhã.

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