Como Aumentar as Conversões na Shopee

Como Aumentar as Conversões na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 15 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Aumentar as Conversões na Shopee

Como Aumentar as Conversões na Shopee
Como Aumentar as Conversões na Shopee

No artigo de hoje vamos conversar sobre conversão, é o nosso terceiro pilar da sequência de artigos onde definitivamente e passo a passo eu vou levá-lo a vender na Shopee, depois ter todos os dias uma consistência de vendas e por último escalar suas vendas.

Neste artigo, vamos definitivamente iniciar a terceira e última etapa desta engrenagem, desse processo. Lembrando que já falamos sobre o primeiro pilar, a validação do produto, conversamos sobre o segundo pilar que é a exposição do produto e agora, vamos falar da última, que é a conversão.

E para você que acompanhou toda essa sequência, tenho certeza que você estava fazendo de trás para frente. Você começava pela conversão e depois ia pensando em fazer o resto, ou às vezes, nem sabia que existem duas etapas antes de definitivamente pensarmos em vender.

É muito importante que você faça toda a primeira etapa e toda a segunda etapa, se por algum motivo você falhar na primeira ou na segunda etapa, ou você fechar os olhos para alguma coisa, pode interferir muito na parte de conversão.

E a maioria das pessoas depois de 2 ou 3 meses na plataforma e não fazem vendas todos os dias, definitivamente estão errando no primeiro ou segundo pilar. Por isso, é muito importante que você faça essa validação.

Mas antes deste artigo excelente começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles empreendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Aumente sua conversão e escale suas vendas otimizando seus anúncios na Shopee:

Importância de construir todos pilares para ter conversão na Shopee

Antes de continuarmos, eu preciso lembrá-lo que na próxima quinta-feira, às 20 horas, eu irei abrir uma live no meu canal, para que possamos interagir, conversar e principalmente, tirar dúvidas em relação à nossa sequência de artigos que falamos tudo até agora.

Desde a primeira etapa, a segunda e a terceira, enfim. Vamos finalizar essa sequência mínima de artigos com uma live em meu canal do YouTube.

Taxa de conversão ideal na Shopee

A primeira coisa que você precisa entender, é que existe um número de mercado, ele é o que diz se a sua conversão está boa ou se ela está ruim, existe um padrão e você precisa seguir isso.

Às vezes você está com uma taxa de conversão acima do padrão, então o problema não está na taxa de conversão ou na conversão em si, e sim na exposição, você precisa gerar mais exposição para vender mais.

Em outros casos, você tem muita exposição, muita visualização e pouca conversão. E como você sabe disso, através dessa taxa padrão de mercado. E agora, vamos conversar sobre isso.

Como saber sua taxa de conversão é ideal na Shopee

A taxa padrão de e-commerce é de 1.65% de venda, com a minha experiência de Shopee, eu aumento um pouco essa taxa dentro da plataforma, porque converte muito mais do que um e-commerce.

Então, eu aceito minimamente dentro da Shopee 2%, o que seria isso? Por exemplo, para cada 100 pessoas que visualizarem seu anúncio, 2 pessoas precisarão comprar, porque 2% de 100 são 2 pessoas.

Se qualquer coisa que estiver abaixo disso, você precisa trabalhar na correção imediata desse problema. Qualquer coisa acima disso, você não precisa melhorar e nem corrigir isso.

Como eu posso dizer, você precisa melhorar, sempre precisamos melhorar, sempre precisamos procurar a perfeição por mais que ela nunca aconteça. Mas, a sua prioridade aqui, se for para aumentar as vendas, não está necessariamente na conversão, está na exposição.  Você precisa gerar mais visualizações para o seu anúncio.

Agora que falamos sobre a taxa de conversão, e que você sabe sobre essa taxa, eu irei mostrar como que você identifica isso para cada anúncio.

Como identificar a taxa de conversão na Shopee 

Indo na Shopee você vai em “Informações Gerenciais” e depois em “Produto” e “Performance do Produto”, eu irei pegar o mês de agosto e irei selecionar duas métricas importantes, taxa de conversão de visitados a feitos e visitados a pagos.

Nesta página, você pode observar cada anúncio. Por exemplo:

Como Aumentar as Conversões na Shopee
Como Aumentar as Conversões na Shopee

Vale ressaltar que o visitados a feitos, são aqueles clientes que visitou seu anúncio e finalizou a compra, não necessariamente ele pagou por isso, por exemplo, ele gerou um boleto e não pagou, ou ele gerou o boleto e pagou, aqui é só até a parte que gerou o pedido e finalizou o pedido.

Agora, visitados a pagos, essa última opção, de fato, o cliente pagou por aquele produto, ele gerou o pedido e fez o pagamento. E qual a melhor opção? A última opção, visitados a pagos, é o que nos interessa.

O visitados a feito, é mais para ter uma noção, uma métrica. Mas, o que nos importa é os visitados pagos. E agora você pode observar todos os anúncios, e os que estiverem abaixo de 2% você precisa corrigir e melhorar a sua conversão.

Melhorias para aplicar e melhorar sua conversão na Shopee

Mas, acima de 2% você não precisa melhorar, isso é a primeira coisa que você precisa fazer, identificar quais os anúncios que precisam de melhorias.

E quais são as melhorias que você precisa aplicar para melhorar sua conversão? Está na otimização do anúncio, ou seja, você precisa otimizar o seu anúncio de maneira que ele fique melhor para ser convertido, para que as pessoas cliquem e de fato compram.

Lembrando que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Como otimizar seu anúncio na Shopee. Então, após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar também: Como Otimizar Anúncios na Shopee – Guia Completo

Como Aumentar as Conversões na Shopee
Como Aumentar as Conversões na Shopee

Como otimizar seu anúncio na Shopee

Mas, de uma forma compacta e rápida, vamos conversar sobre isso. A primeira coisa que você precisa fazer é melhorar a capa de anúncio que destaque o seu anúncio, ou seja, você precisa melhorar a capa do seu anúncio.

Depois, o carrossel de imagens do seu anúncio. Ou seja, o cliente vai ver as imagens do seu produto, coloque características daquele produto, quebre objeções do seu produto.

Depois, na descrição do produto, você precisa discriminar o que está vendendo, seja o mais curto e objetivo possível.

Em seguida, vem as avaliações, produtos com avaliações, produtos com foto, produtos com depoimento na avaliação e com foto performam muito mais do que produtos sem avaliação.

Mas, Cauê, eu não estou conseguindo vender. Então, force uma venda, peça para alguém comprar, um parente, amigo, faça postagem do produto e peça para ele avaliar, isso não tem problema. O único problema é que essa pessoa nunca pode ter conectado na mesma internet que você, tirando isso não tem problema.

E por último, agregar benefícios, melhorar a sua oferta, ser mais competitivo, e o que você vai fazer aqui? Utilize a Central de Marketing ao seu favor, por exemplo, leve mais por menos, promoções, cupons, recompensa de seguidor, enfim.

Utilize isso para gerar mais benefícios para o seu cliente. Entende-se que se tem visualização, tem exposição, o cliente clica e estão saindo do seu anúncio, alguma coisa tem lá dentro. Se estiver abaixo do padrão mais problemas ainda, se estiver acima não tem problema, isso é normal.

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e a partir de agora, você possa melhorar sua taxa de conversão na plataforma. Vou encerrar hoje por aqui, e claro, quero pedir para você não esquecer de acompanhar o artigo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!