Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre

Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 31 de julho, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre

Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre
Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre

Você que está querendo começar a vender produtos físicos na internet e ganhar dinheiro, mais especificamente com vendas no Mercado Livre, eu trago aqui para você em primeira mão, um passo a passo claro e objetivo. Por isso, fica comigo até o final.

Antes desse conteúdo começar eu quero me apresentar, eu sou Cauê Oliveira, trabalho com vendas online desde 2010 e criei esse blog para te ensinar a fazer vendas online através do Mercado Livre e na Shopee. Então, se você ainda não segue o blog, tá esperando o quê? Já me segue e acompanha todos os dias o site para ler todos os artigos e ficar por dentro de tudo.

Eu separei alguns passos para você que está querendo começar. Lembrando que no Mercado Livre você pode começar a vender com a mesma conta que usa para comprar mercadorias, acredito que todos tenham conta de comprador la.

Então, sua conta com seu CPF e tudo mais, pega seu celular ou computador e já pode começar a cadastrar produtos. Porém, não é tão simples assim, se você não fizer o que irei te falar agora, você vai ficar sem nada, terá um trabalho e não colherá resultados.

Isso é plantar uma semente no começo, depois que você entendeu que essa semente está germinando, aí você investe nela. Mas, agora para os passos que irei passar agora.

Primeiro passo para começar no Mercado Livre

O primeiro passo é ter um planejamento simples, não estou querendo complicar nada, é justamente para que você possa ter a visão do que você tem de recurso, onde você quer chegar e quais são essas pedras ou as pedras que você pode ter aí no seu caminho.

Você precisa ser muito claro com você mesmo, qual o seu objetivo? É fazer renda extra? Você não quer largar sua empresa, você tem uma estabilidade dentro dele ou não quer largar ele de maneira alguma. Se você quer isso, tá tudo bem, eu acho que você está perdendo dinheiro pensando dessa maneira, porque o Mercado Livre dá para você começar um negócio muito grande e lucrativo.

Mas, às vezes pode ter seu objetivo? Tao timo. Muitas pessoas fazem isso, eu mesmo comecei dessa forma, até um dia que vi que não compensa trabalhar de CLT. Se você deseja começar a empreender, quer ter um negócio para chamar de seu e que seja realmente lucrativo, ou para você também que já tem uma loja física e deseja expandir seu negócio para online, coloque a suas metas e seus objetivos.

Recursos iniciais para começar a vender no Mercado Livre

É muito bom você ter alguns recursos iniciais, eu recomendo que você comece entre 200 e 1.000 reais para começar. Mas, Cauê, eu já vi conteúdo seu ensinando a como começar sem ter dinheiro e nem nada, dá para começar assim? Sim, mas existem alguns riscos nisso.

Por exemplo, você vai trabalhar com o estoque do seu fornecedor. Com isso, corre o risco de você não ter essa mercadoria do fornecedor e você também não tem, vai precisar cancelar a venda, você pode levar um negativo, pode ter cancelamento. Então, você vai começar com o pé esquerdo.

É bom você ter uma grana para investir em produtos, e pode ficar tranquilo que irei te passar uma dica caso você não consiga vender alguns produtos, o que você pode fazer para conseguir o dinheiro investido.

Coloque uma estrutura, o que você precisaria? Internet e um celular é o mínimo, porque é o suficiente para cadastrar os produtos, imprimir PDF para mandar para impressora ou papelaria as etiquetas, ver as perguntas dos clientes, um PC e Notebook, sua casa ou seu quarto. Não precisa contratar ninguém, você pode começar no mínimo do mínimo, o que você tiver é o suficiente.

O tempo, é importante você colocar no papel quanto tempo você vai ter disponível para isso. Ah, eu sou CLT, eu trabalho das 8 até as 5 da tarde, eu tenho uma hora e meia de almoço, preciso fazer o quê? Levar em consideração o que você não pode ficar mexendo no celular no trabalho.

Por isso, você precisa organizar seu horário antes ou depois do trabalho, para que você possa cadastrar produtos, responder o chat, estudar, etc. Você vai precisar ter uma rotina para isso, não caia no engano de que isso é automático.

Estudo geográfico da sua localidade

O estudo local é importante, isso é onde você mora. Dá uma boa estudada em fornecedores locais, aqui no blog tem vários conteúdos ensinando maneiras para encontrar fornecedores e também disponibilizo diversos contatos de fabricantes. Mas, primeiro terminar de acompanhar esse conteúdo e depois você passar por lá.

É extremamente importante você conhecer as empresas da sua localidade, porque muitas delas que tem um potencial forte, não tem uma fachada ou algo que passa na rua e vem. Mas, é sempre bom perguntar para amigos e parentes se alguém conhece algum negócio relevante na cidade, alguma coisa que poderia agregar para você.

Depois disso, você pode dar uma olhada na sua concorrência, colocar o produto que deseja vender e filtrar pela sua cidade no Mercado Livre. Mas, não é para você ficar com medo, verifique quantas medalhas eles tem, qual o produto que eles vendem, como eles atendem, o que estão cadastrando, etc.

Busque clareza para vender no Mercado Livre

O objetivo de realizar esse planejamento, isso não é frescura não, é você buscar clareza, você ter isso dentro da sua cabeça, possibilidades, riscos e tudo mais. Para que você não entre em furada e vá com muita pressa.

Comece com o que você tem no Mercado Livre

Agora, você já deve estar se perguntando, que produto vou vender, qual fornecedor deste produto, como que faço para precificar e tudo mais. Calma, comece com o que você tem e não espere o momento perfeito.

Ah, eu irei esperar encontrar um produto que vai triplicar minha margem. Esqueci isso, isso só aparece depois que você já está vendendo, ninguém vai te vender um produto de 10 reais e você vai vender ele por 30 reais.

Se existir, ele só irá aparecer depois que você estiver vendendo e estiver com poder de negociação, e muito mais. Então, sem vender você não vai conseguir nada.

Qual a sua prioridade no Mercado Livre?

Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre
Como Começar a Vender do Zero no Mercado Livre

Ativar o seu termômetro, no Mercado Livre, é o que faz você aparecer para outras pessoas, é onde o algoritmo do marketplace te mede diante de outros vendedores. Se você ainda não tem o termômetro ativa, você tem um monte de desvantagens, além de não aparecer nos resultados das buscas direito, você vai pagar mais frete, porque não tem desconto, e muito mais.

Então, independente do que você queira vender ou seu modelo de negócio que vai seguir, ative o seu termômetro, porque é uma coisa que pode demorar um pouco. Por isso, quanto antes é melhor.

Uma técnica é desapegar de produtos usados que você tem na sua casa, transformar isso em vendas para ativar o seu termômetro e colocar uma grana para guardar e ter investimento para seu negócio.

Vale ressaltar que aqui no site tenho um artigo que fala tudo sobre Cinco motivos que impedem você de vender no Mercado Livre. Então, se você deseja saber mais sobre isso e acompanhar o conteúdo, irei deixar o link para acesso aqui: Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido como começar do zero no Mercado Livre. E que a partir desse conteúdo, você possa vender muito mesmo no marketplace.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!