Uncategorized

Como Começar do Zero na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 14 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Começar do Zero na Shopee

Como Começar do Zero na Shopee
Como Começar do Zero na Shopee

Se eu tivesse que começar hoje, como eu faria? Irei mostrar de aspectos diferentes. Por exemplo, vou ensinar como se eu fosse um fabricante, ou um lojista, vou ensinar como eu faria se eu fosse CLT e paralelo a isso eu vou me dedicar a Shopee. Enfim irei mostrar o caminho de maneiras diferentes. 

Para você que está buscando maneiras de gerar renda e começar o seu negócio, a Shopee é uma das melhores opções. Pois além de ser um Marketplace que está em franco crescimento no Brasil e na América Latina.

Principalmente, no setor de marcas nacionais. A Shopee oferece dezenas de vantagens para os vendedores. Se caso você se interessar e quiser saber como você pode começar do zero no Marketplace, fica comigo que irei passar as minhas estratégias e dicas neste artigo.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como começar do zero na Shopee:

O que eu faria no começo?

Lembrando que esse é o primeiro artigo de uma sequência que vai até domingo. Muitas coisas aqui vamos falar na teoria e no desenrolar da semana, nos próximos artigos vamos transformar essa teoria em prática. Mas prática só funciona se tem uma teoria por trás, se você simplesmente for para a prática e não entender, você não será um conhecedor e sim um clicador de botão. 

Então você precisa clicar porque está entendendo, por exemplo, porque você entendeu o sentido daquele clique. 

Agora se eu tivesse que começar hoje na Shopee, o que eu iria fazer? A primeira coisa que iria fazer, é analisar dois pontos cruciais.

Atual situação financeira

O primeiro ponto seria a atual situação financeira. Por exemplo, você é CLT e você vai dedicar parte do seu tempo na Shopee. Ou seja, você já tem uma renda principal e através da Shopee você quer começar com uma renda secundária, muitas pessoas começam assim. A pessoa traz uma fonte de renda secundária, esta fonte fica maior do que a principal e aí chega um momento que ela desliga a principal que é o CLT, para focar 100% na Shopee. 

Se você é CLT e vai dedicar parte do seu tempo, precisamos ter duas observações. Você tem uma boa grana para investir inicialmente? Tem pouca grana para investir? Isso você precisa levar em consideração.

Agora se você é ex CLT, no caso foi mandado embora recentemente, segue o mesmo protocolo. Você tem uma grana para investir ou você tem pouca grana para investir?

Fabricante e lojistas

Sou fabricante, lojista, entende-se que aqui você tem um poder de aquisição para investir dentro da plataforma. Você precisa contextualizar a sua atual situação.

Lembrando, saber que a sua atual situação não garante mais o sucesso, não significa que você vai ter mais sucesso sendo lojista ou fabricante do que você ser um CLT que vai dedicar parte do seu tempo. Isso não irá te garantir mais sucesso, mas irá garantir que você chegue de maneira correta. 

Ou seja, um fabricante e um lojista ele vai chegar ao sucesso de uma maneira. Agora as pessoas que é CLT e tem dinheiro para investir vão chegar de outra maneira, o ex CLT que não tem dinheiro para investir vai chegar de outra maneira. Então cada um vai chegar ao sucesso da sua maneira e saber qual a sua atual situação faz com que você saiba qual o seu caminho.

Saber o seu caminho é o sucesso

Caminhos distintos vão chegar ao sucesso, mas se você pegar o caminho errado mesmo que seja pro sucesso, você não irá chegar no seu destino final, tenha a certeza disso.

Por exemplo, você vai sair de São Paulo para o Rio de Janeiro e você sabe que de carro irá precisar gastar até 150 litros de gasolina, você sabe o destino, porém você tem 130 litros de combustível faltando 20 litros, você irá chegar no caminho? Por mais que você saiba chegar, você não irá chegar. Então saber o caminho é o sucesso e para saber qual caminho você vai adotar, você precisa saber a sua atual situação.

Velocidade não transforma

Saber a velocidade que você vai chegar, isso é muito claro e óbvio. Uma pessoa que é fabricante, lojista e tem investimento, ele vai chegar mais rápido do que aquela pessoa que é CLT dedica o seu tempo e não tem investimento ou tem pouco investimento. Isso é claro, cada um vai chegar no seu devido tempo.

Porém uns vão chegar mais rápido e outros mais devagar, por isso que digo velocidade não transforma, porque tem pessoas que têm poder aquisitivo, tem tudo para chegar na velocidade muito alta, porém falta consistência. 

Além disso, especifique qual é o seu poder de investimento, veja a sua atual situação.

Como Começar do Zero na Shopee
Como Começar do Zero na Shopee

Atual situação geográfica   

Uma vez que você analisou a sua atual situação financeira, iremos conversar sobre a sua atual situação geográfica.

Primeiro ponto, você está nos principais polos do Brasil? Irei trazer um pouco para o meu nicho de moda. Por exemplo, se você for de São Paulo capital e região, você tem o Bras, você é do interior de São Paulo da cidade de Franca e região tem a parte de calçados, se você for do Rio de Janeiro e reside perto da região de Nova Friburgo tem a parte de lingerie e se você for do Sul de Minas tem as cuecas box.

Enfim, se você estiver dentro ou próximo dos polos o seu foco está ali. Ah mas eu não estou perto ou dentro dos principais polos. Você deve procurar dentro da sua cidade e região fábricas, raramente você não irá encontrar dentro de um cidade ou cidades vizinhas fábricas.

Trazer de fora ou fazer Dropshipping?

No pior cenário, você não está na região ou dentro dos polos ou na sua cidade e cidades vizinhas não tem nenhuma fábrica. Com isso você irá chegar na última opção, que é trazer de fora a mercadoria ou fazer o Dropshipping.

Trazer de fora a mercadoria ou o Dropshipping sempre deve ser a última opção. Antes disso, se você tiver a condição de fabricar o produto dentro da sua cidade é até melhor do que você trazer de fora ou fazer Dropshipping. 

Como assim trazer de fora? Digamos que estou em São Paulo e eu quero vender lingerie, porém o polo dela é em Nova Friburgo. Em São Paulo eu posso até encontrar só que não vou ser tão competitivo, porque não vou pagar tão barato como eu pegaria lá.

Entender como funciona a Shopee 

Após você ter entendido a sua situação financeira e geográfica, você já saberá o caminho que irá percorrer, pode até ser que o caminho você ainda não saiba. Porém você deve saber que a sua jornada pode ser muito longa para ter sucesso, média ou de curto prazo. 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que também fala sobre Como começar a vender na Shopee do zero. Se caso vier a despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link aqui para você: Como Começar a Vender na Shopee do Zero

E por hoje é isso empreendedor. Espero que você que esteja começando na plataforma consiga vender muito mais com as dicas e sugestões que estarei passando durante essa semana. Vou ficar por aqui e te espero no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!