Como Configurar o Bling na Shopee

Como Configurar o Bling na Shopee - Guia Completo

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 3 de novembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Configurar o Bling na Shopee

Como Configurar o Bling na Shopee
Como Configurar o Bling na Shopee

No artigo de hoje vamos conversar Como configurar o Bling na Shopee, você entender os erros que está cometendo ao utilizar o Bling. Se você deseja aprender do zero a configurar o Bling eu recomendo que você acompanhe este artigo todo. 

O Bling é basicamente um ERP que facilita muito a emissão de notas fiscais e boletos, além de realizar integrações com as principais plataformas de e-commerce e os marketplaces. Ele facilita o cadastro dos fornecedores, a emissão dos relatórios de estoque, o controle de suas compras, o gerenciamento de múltiplos depósitos e diversas outras coisas.

Segundo a Exame o Bling é um dos aplicativos mais utilizados por empreendedores brasileiros. Ele fica ao lado de ferramentas mundiais como Whatsapp e Instagram. O Bling cobra uma mensalidade de R$55,00 mensal, essa ferramenta maravilhosa por um preço tão acessível.

Para você que ainda não sabe como criar sua conta no Bling irei te ajudar. Após entrar no site www.bling.com.br, clique em “Teste Grátis” e escolha o seu plano, logo após preencha todos os campos do formulário. Após preencher todas as informações corretamente, você receberá  uma mensagem de confirmação de cadastro e com isso já poderá utilizar o Bling.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso, irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o vídeo abaixo com tudo que você precisa saber. Mas afinal, Como Configurar o Bling na Shopee?

Como ajustar o Bling corretamente na Shopee

Você configurou seu Bling, mas por algum motivo teve um erro que não conseguiu emitir nota fiscal ou alguns ajustes que precisam ser feitos. O primeiro ajuste que iremos fazer, que provavelmente está acontecendo com você, ao emitir uma nota fiscal, você precisa colocar a origem e o NCM do pedido e toda vez que você vai emitir dá algum erro, porque provavelmente não tem um NCM, até porque ele não vem cadastrado automaticamente e nem a origem também. Então basicamente você precisa fazer isto manualmente. 

Provavelmente você tenha colocado o NCM e a origem a nível de produto pai, mas se você não colocar nas variações também, irá precisar colocar todas as vezes manualmente. Então o que você precisará fazer? Vá em “Variações” e dentro da página você deve colocar o NCM e a origem individualmente em todas as variações de todos os seus produtos.

Uma vez que você fez isso não terá mais esse tipo de problema toda vez que você for emitir a nota fiscal. Logo após você fizer desta maneira, tanto a nível de produto quanto a nível de variação, será resolvido este problema, porém ele só funcionará na próxima vez que você puxar os pedidos. 

Como remover o frete no Bling ao integrar com a Shopee

Bom, sabendo que o Bling puxa o frete e esse frete é embutido na nota fiscal, você acaba não pagando por isso, quem paga é a shopee ou é o cliente, então o que você pode fazer é ir em “Todas as configurações” e logo após na barra de pesquisa você digita “Frete”, irá aparecer uma pagina dizendo para desconsiderar o valor do frete nas integrações com loja virtuais e você habilite essa função. A partir do momento que você puxar os novos pedidos já vai ter parado de vir com o frete. 

Erro ao emitir nota fiscal no Bling 

Provavelmente esse erro acontece por conta que você deixou como homologação, então você precisa deixar produção e o que você vai precisar fazer é vá em “Todas as configurações” novamente, logo após vá em “Nota fiscal” e “Configurações de nota fiscal”, nesta página você irá tirar de “Homologação” para “Produção”, com isso tudo que você vier a emitir irá conseguir com sucesso.

É mais viável se cadastrar no Bling e depois enviar para a Shopee? 

Não! Eu recomendo que você faça o cadastro na Shopee e depois você vai importar para o Bling, mas porque as pessoas preferem fazer ao contrário. Provavelmente ela tem 50 produtos no Bling, que ela já puxou por conta de ela ter 50 pedidos na Shopee cadastrado, com isso ela vai e cria mais um anúncio, ficando com 51 e quando ela trazer para o Bling, por exemplo, “Importar Produtos da Multiloja” e vai em importar produtos, ela deve ter pensado que irá trazer todos os produtos e aí que ela se engana, ele irá trazer somente aquele que está faltando por conta do SKU. 

Sabemos que esta ferramenta é muito importante para você cadastrar, afinal é a identificação que o Bling vai utilizar para identificar qual é o seu produto na Shopee, ele não irá identificar pelo título, ele irá identificar pelo SKU principal e pelas variações. Então ele vai primeiro cruzar quais SKU tem cadastrado no Bling e quais então na Shopee e aquilo que estiver duplicado ele irá remover.

Então primeiro cadastre o seu anúncio na Shopee e depois traga ele para o Bling.

Porque integrar manualmente o Bling com a Shopee?

Mas Cauê, posso deixar “Integração” como manual? Deixar dessa maneira automaticamente todos os pedidos vão ser importados para o Bling automaticamente, já você deixar marcado o Bling irá trazer todos os pedidos, pagos, gerados e os pedidos pagos e não pagos, e nosso intuito é emitir as notas fiscais e para isso nos interessa somente os pedidos pagos. Esse é um dos motivos que a gente deixa manual e filtra somente os pedidos pagos e traz eles. 

Um outro problema que acontece, o cliente gera um boleto, você vai no pedido e algumas das informações do cliente estão camufladas, por exemplo, o nome, endereço, o CPF, quando ele traz esse pedido, ele irá trazer também camuflado, digamos que o cliente pagou esse pedido hoje e amanhã compensa, quando for puxar o Bling não irá atualizar aquele pedido camuflado, ele vai trazendo um novo pedido, com isso vai ter duplicidade e por conta disso vai ter o erro da nota fiscal, por isso você terá que emitir ela manualmente e isso é muito desgastante. 

Então por conta desses dois problemas a gente deixa desmarcado e puxa manualmente, através da filtragem.

O que é o XML e como gerá-lo no Bling?  

O que seria XML? Toda vez que você emite uma nota fiscal você precisa pagar imposto por isso, então uma vez por mês você gera o XML de todas as notas e envia para seu computador e lá ele irá fazer a guia de pagamento. 

Se você utilizar a Shopee infelizmente você não consegue puxar o relatório, você terá que fazer isso manualmente, indo em pedido por pedido e pegar o XML. Já no Bling você consegue gerar um relatório por período, então digamos que eu quero gerar os impostos do mês 9, com isso irei conseguir de maneira muito mais eficaz, mas como faço isso? Basta você ir em “Vendas” e “Notas fiscais”, vá em “Notas fiscais eletrônicas” e coloque o período, deixe as duas caixas desmarcadas e logo após basta você iniciar o processo.

Ele irá pegar todas as notas fiscais que você emitiu dentro daquele período que você desejar, ele irá disponibilizar um download desses arquivos. O bling também facilita nesta diferente da Shopee.

Como Configurar o Bling na Shopee
Como Configurar o Bling na Shopee

Você seguindo esse padrão você pode ter certeza que nao tera mais problemas para emitir a suas notas fiscais, agora caso você fez tudo isso que ensinei e mesmo assim não está conseguindo emitir a nota fiscal, provavelmente você não tenha autorização no Sefaz, quando você tira o certificado digital, na maioria das vendas a autorização já vem junto, só que poucas vezes acontece de dar algum erro no sistema e o certificado sai e acaba não saindo a autorização no Sefaz e para ter essa autorização você precisa contactar no seu computador para que ele faça isso. Uma vez autorizado pode ter certeza que você não terá mais problemas.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que explico melhor sobre Como emitir nota fiscal, caso venha a despertar seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Como Emitir Nota Fiscal na Shopee? Emita Em Minutos Notas Fiscais na Shopee

E hoje é isso, espero que você tenha entendido um pouco mais sobre o Bling, fico por aqui empreendedor e te espero no artigo de amanhã.                     

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!