Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 20 de setembro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

No artigo de hoje quero mostrar para você como configurar uma campanha de publicidade no Mercado Livre, ou seja, no Ads. Isso tudo inicial para uma conta nova, uma conta que está em processo de ranqueamento, de validação dos anúncios.

Para que você, de fato, consiga levar os seus produtos para a primeira página e fazer vendas orgânicas todos os dias. Sabemos da importância da publicidade para que isso aconteça, principalmente para que você tenha visibilidade.

Para você vender dentro do Mercado Livre, o segredo é você ser visto pelas pessoas, assim como em qualquer lugar. Se você abrir uma loja de rua, quanto mais movimentada ela, quanto mais perto de um centro comercial, mais vendas você vai ter pela movimentação de pessoas na região e o tráfego de pessoas.

E na internet ele funciona da mesma forma, quanto mais gente trafegando e visualizando as suas ofertas dentro da plataforma e na internet, maiores serão as suas chances de vendas. Consequentemente você consegue escalar a nível nacional.

Mas, sabemos que para isso acontecer no Mercado Livre, não é simplesmente anunciar um produto a preço final. Ah, comecei a vender no Mercado Livre agora, criei uma conta, coloquei no valor que eu quero lucrar e vou esperar vender.

Se sabe que não funciona assim, se fosse assim qualquer pessoa ganharia dinheiro com o Mercado Livre. A internet é feita de técnicas, se você tem as técnicas corretas para fazer com que você tenha esses resultados de maneira mais rápida e eficiente, são essas técnicas que você deve seguir.

E neste artigo eu quero te mostrar o que eu, Cauê Oliveira, faço em contas novas para a gente poder levar esse produto para a primeira página do Mercado Livre e consequentemente fazer vendas todos os dias.

Do zero ao platinum no Mercado Livre

E a conta que iria realizar esse processo é uma conta que apelidei como Do Zero ao Platinum. Mas, o interessante é o ponto alto disso, primeiro que eu trabalho com produtos que vendo para você no CD (Centro de Distribuição).

Então, para não haver aquela desconfiança, por exemplo, o Cauê Oliveira só oferece no CD produto que não vendem. Para não haver isso e não pensem dessa forma, porque eu vendo os meus produtos do CD.

Nessa conta eu peguei exatamente o que eu ofereço para todo mundo e vendi para provar para todos que, de fato, esses produtos que ofereço para vocês são altamente escaláveis.

E a ideia disso, vocês sabem muito bem que as minhas contas quando eu quero colocar no platinum, eu uso uma estratégia muito mais agressiva, porque eu tenho capital para investir em produtos, tenho muito produto no meu estoque.

Então, para colocar uma conta no platinum eu levo no máximo 2 meses. Mas, nessa conta, eu quero trazer o conceito das estratégias mais próximas para a realidade de qualquer pessoa, que muitas vendas começam com pouco capital, de 2 a 3 mil reais.

Contudo, a ideia não é para estourar e pegar platinum em dois meses, a ideia é fazer isso aos poucos com o mínimo de prejuízo possível para que eu consiga chegar na medalha platinum da mesma forma que você chegaria com pouco capital.

Meus resultados na publicidade do Mercado Livre

Eu quero mostrar aqui um pouco dos resultados para você de uma conta nova que faturamos nos últimos 7 dias 5 mil reais. Confira abaixo a imagem abaixo:

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre
Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Nos últimos 7 dias eu já estou ganhando dinheiro ou no mínimo empatando, porque eu subi o preço das minhas mercadorias. Então, como funciona a estratégia para ranquear, você tem um caminho para fazer isso, que é você começar a cobrar um preço mais barato do que o seu concorrente.

O que seria a publicidade do Mercado Livre?

O Mercado Ads é a plataforma de publicidade do Mercado Livre para divulgar seus produtos e aumentar as vendas na plataforma. A ferramenta Campanhas Patrocinadas inclui publicações que aparecem em locais relevantes dentro do próprio Marketplace.

Os anúncios são exibidos com base na análise do comportamento do usuário. Por exemplo, se alguém pesquisar acessórios para bicicletas na plataforma, na próxima vez que acessar o site, os anúncios relacionados à sua última pesquisa aparecerão em destaque na página.

Portanto, o Mercado Advertising oferece as seguintes formas:

  • Expandir o alcance do produto;

  • Melhor posicionamento na pesquisa;

  • Alcance os clientes em potencial com maior probabilidade de comprar de você.

Como será que funciona a publicidade do Mercado Livre?

O Mercado Livre oferece duas opções de publicidade: anúncios de produtos e anúncios gráficos. Explicarei como cada um funciona posteriormente neste conteúdo.

Após escolher o tipo de campanha que melhor se adapta ao seu negócio, o Mercado Livre cria automaticamente em até 24 horas anúncios que você pode utilizar em diversas áreas do seu site, incluindo:

  • Página da categoria principal;

  • Lista de produtos;

  • Produtos recomendados;

  • Produtos no final da página;

  • Página de resultados de pesquisa.

Como posso anunciar na publicidade do Mercado Livre?

Para começar a usar anúncios de produtos e display, basta acessar o Gerenciador de Anúncios do Mercado Livre. Agora vamos dar uma olhada nos tipos de anúncios do Mercado.

Publicidade de produtos no Mercado Livre

Esta é a ferramenta mais simples para publicidade no Mercado Livre. Concentra-se em anúncios gráficos e de texto (incluindo fotos, títulos e preços) gerados a partir do seu produto.

A única ação que você precisa realizar para utilizar as promoções de produtos é escolher um dos quatro planos disponíveis. A diferença entre cada um é basicamente o valor diário que você pode gastar para atingir um determinado número de leads.

Por exemplo, o Plano 4 (mais caro) dá até 110 reais por dia e pode atingir até 200 potenciais usuários. Através desta ferramenta, os recursos destinados à sua campanha ficarão vinculados à sua conta do Mercado Livre e poderão ser pagos através do Crédito Mercado Pago ou outro meio.

Cada plano tem um máximo diário e você nunca pagará mais do que escolher.  Uma vez selecionado um plano, o Mercado Livre cria anúncios automaticamente e os exibe em diversos locais do site a partir do dia seguinte.

Página inicial da categoria no Mercado Livre

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre
Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Lista de produtos no Mercado Livre

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre
Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Produtos recomendados do Mercado Livre

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre
Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Produtos no final da página no Mercado Livre

Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre
Como Criar uma Campanha de Publicidade no Mercado Livre

Display no Mercado Livre

Esta é uma alternativa ao Mercado Livre para marcas e anunciantes maiores, pois exige mais investimento. Dentre as principais características da publicidade, destacam-se:

  • Mais de um produto por anúncio;

  • Colocamos sua marca em anúncios e banners de tamanho razoável;

  • Acesso a áreas especiais do site, como a seção “não pode pular” na página inicial;

  • Promova produtos específicos vinculados à página principal ou páginas especiais do Mercado Livre.

Entendeu tudo sobre o Mercado Livre Ads?

As duas opções de publicidade para anúncios do Mercado Livre são anúncios de produtos e anúncios gráficos. Embora o primeiro seja adequado para pequenas e médias empresas, as soluções de display são projetadas para marcas de grande nome com capacidade de investir pesadamente.

Leia também: Como eu Investi 2 mil reais e Faturei 174 mil no Mercado Livre

Por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido tudo sobre as campanhas de publicidade do Mercado Livre. E que a partir de hoje você possa vender muito mais com o Ads da plataforma.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!