Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro

Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 15 de abril, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro

Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro
Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro

Se você comprou um produto pela Shopee e precisa devolver este produto por independentemente do motivo, neste artigo, vou mostrar uma forma bem simples e fácil de devolver o seu produto usando apenas o celular, sem a necessidade do seu computador ou notebook.

Afinal, esse artigo é muito importante, porque muitas pessoas estão tendo problema ao receber um produto e não estão sabendo o procedimento correto para devolver. Então, neste artigo vou explicar de uma forma bem rápida e simples como é o procedimento para que você não leve prejuízos.

Muitas pessoas não possuem nem computador em casa, compra pelo aplicativo. E eu vou mostrar que nem precisam desse computador, pelo próprio celular você consegue fazer esse procedimento todo.

Mas, é preciso respeitar alguns prazos, respeitar algumas etapas para que possamos fazer da forma correta e você não passe por nenhum prejuízo.

Preserve a etiqueta do produto da Shopee

Quando realizamos a compra de um produto, ao abrir a embalagem a gente precisa preservar a etiqueta enviada pelo vendedor chines. Então, abrimos na lateral ou na parte superior e guardamos essa etiqueta durante um tempo.

Mas, Cauê, para que isso? Isso é para provar que você comprou com um determinado vendedor, na China são diversos vendedores vendendo os mesmo produtos. E para você provar que comprou com esse vendedor, guarde a etiqueta e fale que tirou foto e mandou para o vendedor dizendo que foi dele que comprou.

Quando dar o feedback para o vendedor na Shopee?

Outra dica que eu já vou dar para vocês é a seguinte: você recebeu o produto, não dê o feedback de imediato para o vendedor, aguarde alguns dias. A gente possui um prazo para respeitar, a plataforma pede esse prazo.

Mas, espere ali pelo menos 2 a 3 dias testando o produto, para que você possa verificar se ele não está com defeito. Porque após 2 ou 3 dias, esse produto pode vir apresentar algum problema, por exemplo, na bateria, no carregador, etc.

Então, recebeu o produto? Teste ele por no mínimo 2 a 3 dias e aí, sim, vai dar o feedback para o vendedor. É claro que do mesmo jeito que você dá o feedback, você vai conseguir abrir disputa, mas será um pouco mais difícil.

Eu recomendo que você faça isso, teste o produto 2, 3 dias e depois você dá o feedback para o vendedor.

Como devolver o seu produto na Shopee

Então, bora para o assunto principal do artigo. Você recebeu seu pedido, abriu o pacote e preservou a etiqueta, vocês vão conferir, conferiu, tá tudo certo, dá feedback para o vendedor após 2 a 3 dias como eu indiquei.

Se estiver tudo certo nesses dias, pode dar o feedback e tudo certo. Agora, suponhamos que depois de alguns dias ou até mesmo no ato que você recebeu o produto está com defeito, você vai abrir essa disputa na Shopee.

Então, eu comprei dois produtos do mesmo vendedor e eles vieram no mesmo pacote, e na mesma hora que eu abri a embalagem eu já vi que veio com defeito. Esse produto veio com a tela descolando, com isso, eu mandei vídeo pro vendedor, eu recomendo que você faça isso, porque isso acelera o processo para que a Shopee concordar com você.

Assim, você vai devolver tudo que você, película, pulseira, tudo que veio dentro da embalagem, para que você não tenha nenhum tipo de problema. Afinal, se o vendedor reclamar que está faltando algo, você pode perder o seu reembolso.

É muito importante que você envie o produto junto com a etiqueta original que veio do vendedor, para que você não perca isso.

Processo para devolver o produto no celular na Shopee   

Agora, como falei para você que não é necessário um computador, eu irei conversar com você sobre o procedimento pelo celular. O meu produto que irei fazer a devolução já está pronto para ser reembolsado.

Porém, quando eu enviei ele pela primeira vez, eles enviaram um endereço para mim, e não é dessa forma correta. A forma correta é pelo código de postagem.

Então, caso isso aconteça com você, entre no chat novamente e diga o seguinte: eu recebi um endereço e está errado, eu preciso do código de postagem e não pagar nada. Assim, eles iram te dar um prazo para que você possa postar o prazo, geralmente são de 3 dias, então não perca esse prazo.

Com isso, eu entrei em contato novamente e pedi para que eles enviassem esse código de postagem.

Problemas no produto após o prazo de dar feedback na Shopee

Ah, Cauê, eu recebi meu produto e durante esses 2 a 3 dias não tive problemas, mas após isso eles começaram a dar problemas, e agora? Temos um prazo após dar o feedback, e o que você irá fazer caso, precise? Você vai ao chat da Shopee e terá as opções de selecionar o reembolso.

Ao clicar nisso, irá aparecer todos os seus pedidos que você fez, assim você vai selecionar o pedido que você deseja receber aquele reembolso. Então, por exemplo, eu irei selecionar o pedido e irá aparecer algumas informações, como eu não recebi meu pedido, recebi itens danificados, incompletos, errados ou falsificados, ou o que é garantia Shopee.

Assim, você vai clicando nas informações e vai desenrolar uma conversa. Isso é muito tranquilo, o chat da Shopee é todo em português e muito fácil. Após finalizados, a Shopee vai te dar um prazo de 1 a 2 dias para te dar o feedback, se foi aprovado ou não seu pedido de reembolso.

Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro
Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro

Solicitação de reembolso na Shopee

Se o seu pedido de reembolso for aprovado, eles irão te mandar um código de postagem. Esse código, eles irão enviar por e-mail, não é pelo chat, por isso, fique ligado ao seu e-mail.

Esse e-mail que você vai receber terá algumas informações que você precisa levar em consideração, por exemplo, certifique-se de embalar todos os itens, incluindo presentes, informe ao atendente que deseja utilizar o serviço de logística reversa e que possui um código de retorno, etc.

Logo abaixo dessas informações, você vai observar o código para você postar na hora, ou mostrar para o atendente. Com isso, você não paga nada para devolver o produto.

Em seguida, você terá alguns prazos, por exemplo, eu vou ter até o dia 27/10, ou seja, você tem um prazo para arrumar essa situação. Se caso passar esse prazo, você vai perder esse pedido de reembolso e depois vai ficar mais complicado ainda.

Guarde o recibo da postagem 

Outra informação importante é que você guarde o recibo da postagem até 48 horas, para que você possa provar que você colocou lá.

Qual o tempo para reembolso na Shopee?

Se você efetuou por boleto vai demorar de 5 a 15 dias úteis. Se você fez com o cartão de crédito, eles falam que tem de 2 a 3 faturas. Mas, enfim, o importante é que você coloque o pedido e receba o seu dinheiro de volta mais cedo ou mais tarde.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre o Fim da Shopee? Entenda tudo sobre a nova taxa de importação. Então, após finalizar a leitura deste conteúdo, irei disponibilizar o link para que você possa acompanhar esse conteúdo também: Será que é o Fim da Shopee?

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o assunto. Vou encerrar por aqui, e claro, quero lembrar a todos que amanhã tem conteúdo novo, então não esqueçam de ficar por dentro e acompanhar tudo.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!