Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads

Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 8 de janeiro, 2023
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Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads

Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads
Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads

Definitivamente você vai aprender a escalar as suas vendas pela Shopee Ads. No artigo de hoje trago um Guia Completo com passo a passo ensinando todos os conceitos do Ads, tanto no anúncio de busca e anúncio de descoberta.

A Shopee Ads é um serviço de publicidade online oficial da plataforma. Por meio dele, o usuário pode fazer diversos anúncios dentro do Marketplace para aumentar o seu alcance das tuas ofertas, e também das suas oportunidades de venda.

E os anúncios são um fator crucial para ter sucesso no mercado, sobretudo dentro da internet. É, por isso, que as ferramentas para geração de tráfego pago, como o Shopee Ads, fazem tanto sucesso hoje em dia.

Nessas divulgações, os resultados são totalmente imediatos, pois todos os anúncios são veiculados para um grande público logo após o pagamento ou até mesmo na data e horário que o anunciante programar.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como escalar os seus produtos usando os anúncios do Shopee Ads:

O que é o Ads da Shopee?

O Shopee Ads, assim como todos os outros Ads, ele é uma ferramenta de “Online Advertising”, o que no Brasil é conhecida como publicidade online. Assim como falei acima, é um serviço para divulgação, para que todos os usuários da empresa possam anunciar dentro do site e no aplicativo do Marketplace.

O objetivo dele é gerar exposição para você, 100% é ele que irá fazer essa parte para você. Agora o clique, digamos que seja 10% dele e 90% do clique é o seu anúncio. Basicamente será a capa do seu anúncio, porque quando a pessoa for digitar um produto e localizar o seu, ela também vai localizar a dos seus concorrentes.

Então você precisa se destacar, e como? Com o seu preço, capa de anúncio, avaliação, isso você precisa entender.

E por último é a conversão, ou seja, o Ads te gerou exposição, a sua e o preço gerou o clique, a pessoa entrou no seu anúncio e não comprou, a culpa está aonde? Alguma coisa dentro do seu anúncio fez com que as pessoas clicarem nele e não compraram.

Então você precisa trabalhar dentro do seu anúncio, fazer um carrossel de imagens, uma descrição minimamente aceitável, um anúncio com avaliações, benefício para os compradores. Então tudo isso vai agregar valor.

Comece pelo anúncio de descoberta no Shopee Ads  

A primeira coisa que você vai fazer é começar pelo anúncio de descoberta, e como funciona ele? Basicamente o anúncio de descoberta, é a Shopee mostrar o seu produto para clientes que estejam interessado no seu produto ou em produtos semelhantes.

Como funciona o posicionamento do anúncio de descoberta da Shopee Ads? 

Digamos que há um tempo atrás o cliente está procurando algum produto seu ou um produto semelhante. Após entrar dentro do site da Shopee, na parte de descoberta do dia, você pode observar que tem alguns anúncios e eles aparecerem com base no termo de pesquisas do cliente.

Então se o cliente estiver procurando por algum produto seu há um tempo, o seu anúncio sendo descoberta, ele irá aparecer na primeira página para esse cliente. Afinal, ele estava com interesse naquele produto e o anúncio de descoberta faz isso para você.

Como funcionam as palavras chaves da Shopee? 

Vamos falar sobre volume de pesquisa de um produto, e o que seria isso? A palavra chave associada ao seu produto. Por exemplo, eu trabalho com calça flare, então toda vez que o cliente procurar por essa palavra, ela é associada ao meu produto.

Ou seja, palavras chaves é o termo de pesquisa que os consumidores finais digitam para encontrar o seu produto, pode ser palavra específica e como também pode ser palavras similares.

Quanto maior for o volume de pesquisa daquele produto, mas são as chances de o anúncio de descoberta funcionar.

Então fazendo as pesquisas de palavras chaves, após conseguir cerca de 15 a 16 palavras chaves, se todas elas somando passaram de 100 mil pesquisas por mês, significa que tem um alto volume de procura por aquele produto. Então a chance disso funcionar é muito maior.

Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads
Como Escalar Produtos Usando os Anúncios da Shopee Ads

  

Como criar um anúncio de descoberta no Shopee Ads

Indo dentro do Shopee Ads, você vai visualizar um botão escrito “Criar novos anúncios”, clicando nele você vai clicar em anúncio de descoberta e irá desmarcar a opção “Otimização automática”.

Após isso, você selecionará o produto que deseja e vai confirmar, com isso você irá configurar o preço da oferta e o seu orçamento diário, recomendo que você trabalhe de 5 a 10 reais por dia no orçamento diário.

Em seguida clique em “Adicionar configurações avançadas”, nesta página irá mostrar as duas maneiras que seu anúncio será exibido e o preço do seu lance. Recomendo que você deixe 20%. Após isso, basta você publicar o seu anúncio de descoberta.

Métricas do Shopee Ads

Após você abrir o seu anúncio de descoberta, vão aparecer algumas informações. Por exemplo:

  • Impressões, basicamente é quando o seu anúncio aparece na tela do cliente, não necessariamente no radar de visão dele;
  • Cliques, é a quantidade de vezes que o cliente clicou em seu anúncio;
  • CTR, que basicamente é um cálculo entre impressões e cliques;
  • Conversões, que é todos os pedidos gerados, aprovados e recusados;
  • Itens vendidos, é a quantidade de itens vendidos dentro dos pedidos realizados;
  • VMB, é o valor bruto do retorno;
  • Despesas, seria o nosso investimento, é o quanto eu gastei para ter todas essas métricas.

Validação do anúncio no Shopee Ads 

Essa validação dura entre 5 a 7 dias, então durante esse período você vai validar o seu produto, você não pode desistir e nem aumentar o seu orçamento. E durante esse período, vamos verificar se de fato ele vai escalar ou se vamos encerrar essa campanha. 

Durante esse período de 7 dias, quais são as suas preocupações? Basicamente é as impressões e CTR, se o seu anúncio não gerar impressões, significa que o volume de pesquisas não é tão grande assim.

Agora o CTR é muito importante, porque ele nos mostra a proporção de cliques por impressões, por exemplo, se eu tiver 100 impressões e 1 clique, vai ser um CTR. Então quanto maior foi o nosso CTR, melhor vai ser.

Porém existe um padrão que precisamos seguir, o mínimo é de 1.5% de CTR e o recomenda é de 2%. Então qualquer coisa abaixo de 1.5%, você está abaixo do mínimo recomendado e ações precisam ser feitas, se necessário até a exclusão do anúncio. Agora acima de 2%, você não precisa fazer nada. Então é muito importante que você se atente a isso.

Dentro do mercado a taxa de conversão, o mínimo recomendado é de 1,65%, no próprio estudo fala que abaixo desse valor você precisa melhorar, agora acima disso já é aceitável. Porém dentro da Shopee, você consegue trabalhar tranquilamente entre 2 e 2,5%. Então qualquer coisa abaixo de 1,65%, você precisa trabalhar para corrigir e qualquer coisa acima disso é excelente.

Leia este artigo maravilhoso também: Como Validar Produtos na Shopee: Meu Método

E por hoje é isso empreendedor(a). Espero que você tenha entendido esse novo assunto. Fico por aqui e não esqueçam de ler o artigo de amanhã também.

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