Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee

Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 26 de abril, 2023
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Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee

Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee
Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee

A Shopee tem regras e muitas pessoas não sabem disso. Então você vai trabalhar com produtos que talvez sejam ilegais, que não podem ser trabalhados na plataforma. E o que acontece com isso? Você ganha pontos de penalidade.

Então no artigo de hoje eu vou te ensinar como evitar receber qualquer tipo de ponto de penalidade na plataforma. E após receber algum ponto, quais são as penalizações que você pode passar a receber e o que isso pode te prejudicar dentro da plataforma.

Há algum tempo eu postei um artigo aqui no site sobre os pontos de penalidade, e vejo que mesmo assim, muitos seguidores me chamam no direct do Instagram com dúvidas em relação a esse assunto.

E normalmente, quem me chama recebe algum ponto e não sabe o porquê recebeu isso, e como funciona a mecânica dos pontos de penalizações da Shopee. Por isso, eu trago o artigo novamente explicando passo a passo sobre o programa de penalização.

Como identificar as suas pontuações na Shopee

Na primeira parte do artigo, eu irei te ensinar como você vê o desempenho da sua conta, as penalizações, os pontos. Vamos falar também um pouco sobre o acúmulo de pontos e o que isso ocasiona quando você tem um acúmulo de pontos na Shopee.

E no final do artigo eu irei conversar com você sobre boas práticas para você adotar, para que você não tenha nenhum tipo de pontuação e assim, evitar as futuras penalizações.

Então, quando você acessar a DashBoard do vendedor da Shopee, se você descer todo o site, na parte final vamos encontrar o “Desempenho da Conta” e as “Penalidades” que você possa vir a tomar.

As métricas são separadas por aba, por exemplo, violações de anúncio, atendimento ao cliente, envio e satisfação do cliente. Clicando em cada uma delas, você será direcionado para as outras páginas da Shopee.

Para conseguirmos ter uma noção maior, podemos clicar no botão “Mais”. Nesta página, ele nos mostra o desempenho da nossa conta, se ela vai estar ruim, bom ou excelente. No meu caso está boa, e abaixo ele te dá uma informação.

Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee
Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee

Como funcionam as pontuações na Shopee?

E como funcionam as pontuações na plataforma? A primeira coisa que você precisa entender é que trabalhamos por período, uma vez que você recebe algum ponto, esse ponto vai ficar durante um período e depois sai.

E entender o período é muito importante. Basicamente o sistema de pontuação se reinicia de 4 em 4 meses, o ano tem 12 meses, então o ciclo ocorre 3 vezes por ano.

Qual o prejuízo de receber pontos de penalidade na Shopee? 

Ele vai te limitar a utilização das ferramentas que existem lá, imagina você estar usando todas as ferramentas e devido algumas penalidades que você vai sofrer, você vai perder a vantagem de utilizar as ferramentas.

E caso você não utilize as ferramentas, você vai acabar perdendo as vendas e visitas, enquanto isso, o seu concorrente vai sair disparado na sua frente. Então, é muito importante que você não tenha pontos de penalidades.

O que faz eu ganhar pontos de penalidades na Shopee?

E o que faz você ganhar pontos de penalidades? Produtos ilícitos, produtos, réplicas ou falsificados, produtos como custos que não são permitidos, ou seja, produtos proibidos pela plataforma.

Outro ponto muito importante que eu sempre bato na tecla, você pode sim multiplicar todos os seus anúncios, isso eu já expliquei no artigo desta semana, você possui uma capinha de iPhone, a película dele, o carregador e o fone, diversos produtos para vender.

Com isso, você pode criar diversos kits, e assim, ter diversos anúncios expostos para vender na Shopee. E vejo que muitas pessoas não sabem diferenciar isso, eles estão criando anúncio dos mesmo produtos 5 vezes, com o mesmo produto, com o mesmo preço, foto, titulo, como se fosse copiar e colar.

Isso é considerado com spam dentro da Shopee. Então, se você ficar fazendo isso, você pode correr o risco de receber pontuações. E o pior de tudo, você não leu nada da Central de Ajuda da plataforma.

Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee
Como Evitar Pontos de Penalidade na Shopee

Importância da Central de Ajuda da Shopee

Então, recomendo que você leia isso, porque existem alguns termos que não aceitos pela plataforma, por exemplo, brindes. Se você colocar brinde no título ou em algum lugar que a Shopee proíbe isso, você terá um anúncio banido e consequentemente, pontuações.

Dependendo da situação você consegue conversar com o seu gerente de contas ou até mesmo o suporte da Shopee, lá eles vão te notificar o que está acontecendo. Lembrando que são milhares de anúncios, milhares de vendedores, você precisa ter paciência, porque a plataforma é nova, recentemente ela começou no Brasil.

Por isso, ela ainda está se adaptando no mercado, dependendo da situação você precisa abrir um chamado e esperar algumas horas ou até mesmo dias para receber uma resposta.

Então, para que você evite abrir um chamado na plataforma, tente ler a Central de Ajuda, as políticas da plataforma, para que você não cometa erros que você não sabe. E o pior de tudo, receber pontos de penalidades.

Cancelamento de vendas na Shopee

Existem alguns fatores, como cancelar vendas. Mas, Cauê, eu estou trabalhando na Shopee, eu quero vender, como que eu vou cancelar vendas? Eu vou te explicar uma coisa, talvez você se empolgue e não fique atento ao seu estoque, ou até mesmo seu fornecedor não tem o produto para repor seu estoque.

Com isso, vem o consumidor e compra o produto que você não tem, por algum motivo você deu mole e não tem o produto para atender o cliente, aí você precisa cancelar ou solicitar para o cliente cancelar isso.

Isso é um problema, quando você chama o cliente para cancelar um produto, a própria Shopee tem um algoritmo inteligente que vai perceber isso, ou se você mesmo cancelar na plataforma você vai ganhar pontos de penalidades.

Cuidado ao conversar no chat com o cliente na Shopee  

E uma dica extra, tome muito cuidado com o que você conversar com os clientes no chat, mandar seu número de contato, links de Facebook ou Instagram, links de site próprio ou até mesmo dados de conta bancária.

Isso tudo gera pontos de penalidade, e você pode perder, sim, relevância na plataforma. Você está em uma plataforma que não é sua, mas você precisa andar conforme as regras dela.

Então, ela não gosta que você induza o cliente a sair fora da plataforma. Tome muito cuidado com as atitudes que você está tendo na plataforma, para que você não tenha pontos e com isso, perder milhares de vendas que você poderia aproveitar se estivesse fazendo correto.

Lembrando que o cliente precisa sempre ser bem atendido, tendo uma resposta rápida e uma postagem rápida. A maioria dos vendedores não está dando atenção para isso, e isso é muito importante.

Se o cliente compra, embala o produto, mas o mais rápido possível, de preferência mandar algum mimo, algum presentinho para mostrar para o seu cliente que ele é especial. Mande algum bilhete para ele, dizendo para ele avaliar o seu produto, peça a ele se tiver algum problema, ele entrar em contato com você antes de abrir uma reclamação.

Dessa forma você sai da plataforma e tenta conversar com o seu cliente e resolver o problema. Afinal, quanto mais avaliação ruim, quanto mais reclamações, devolução você tiver na conta, mais a Shopee entende que você não é um profissional.

E se você não é profissional, a Shopee não quer você na plataforma, porque ela está limitando esses vendedores amadores.

Leia também: Abri Chamado na Shopee e Não Tive Resposta – Como Resolver?

E por hoje é isso, empreendedor. Espero que todos tenham gostado do artigo.

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