Uncategorized

Shopee: Como Fazer Dropshipping

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 7 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Shopee: Como Fazer Dropshipping

Shopee: Como Fazer Dropshipping
Shopee: Como Fazer Dropshipping

Você que deseja começar a vender na Shopee através do Dropshipping, fique comigo e acompanhe este artigo até o final. 

No artigo de hoje trago simplesmente o guia mais completo sobre o Dropshipping. Irei trazer bons e contras e vou ensinar o passo a passo, do momento que você deve entrar no Drop, para que serve ele, até qual momento você continua usando ele ou você sai do Drop para ter a sua estrutura física com seus produtos estoque.

Para quem não conhece é muito fácil começar dentro do Dropshipping, ele é uma das ideias de negócio online mais fáceis de se pôr em jogo na hora de criar uma loja de eCommerce. As barreiras de entrada são bem baixas: você só irá precisar escolher um nicho, uma plataforma de eCommerce e um fornecedor bom e confiável.

Dropshipping nada mais é do que aquela loja que vende produtos que iram ser entregues para os clientes diretamente pelo fornecedor. Deste modo, o lojista comercializa todos os itens, mas não precisará ter um estoque deles. 

Mas antes de começar o artigo, para você que prefere absorver o conteúdo de uma forma diferente, irei disponibilizar um link do vídeo que falo tudo sobre Como fazer Dropshipping na Shopee:

Guia Completo sobre Dropshipping da Shopee

O primeiro ponto muito importante que precisamos contextualizar, é sua localização geográfica, te favorece? Por exemplo, vejo que muitas pessoas da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, polos em geral querendo fazer Dropshipping.

Será que de fato o Drop tem a melhor saída ou é a primeira opção? Se você leva em consideração a primeira opção que tecnicamente não vai ser tão exigido assim. Ou seja, você não vai ter a dor de cabeça de embalar, conferir e postar. 

Se você parte deste princípio, infelizmente você está no seguimento errado. Caso você queira optar pelo Drop pela facilidade de deixar a sua vida menos produtiva, você deve fazer uma outra coisa. Porque digo isso? Definitivamente ele tem que ser a sua última carta na manga para quem vai vender nos marketplaces em geral, por exemplo, Shopee e Mercado Livre. Já as lojas virtuais são uma outra história, ele não entra no contexto.

Dependendo da sua localização geográfica, se ela for muito favorável não irá precisar do Drop. Se na sua tem fabricantes, têm fornecedores e distribuidores. Então basta você achar algum, fazer a validação do produto e começar a emplacar.

Quando devo utilizar o Dropshipping?

Mas Cauê, quero utilizar o Drop porque eu irei investir em estoque, posso perder? Não necessariamente, quando você faz a validação do produto e valida ele muito bem, você não precisará nem de ter estoque daquele produto para fazer a validação. Após validar ele, esse produto vai se vender cedo ou tarde.

Se a sua localização geográfica te favorece, o drop não será a sua melhor opção. Agora se a sua localização geográfica não te favorece na sua cidade e cidades vizinhas onde de fácil acesso consigo chegar lá, não tem fabricantes, não tem distribuidor e não tem fornecedor.

E você precisa se locomover quilômetros e quilômetros para buscar a mercadoria, ou essa mercadoria é muito longe, tendo um custo de frete e de locomoção, aí sim possa ser que o Drop faça mais sentido para você.

Então após identificar qual é a melhor opção e se de fato o Drop é a sua última opção, aí você parte pra ele. Mas porque eu falo que o Drop precisa ser utilizado somente de última opção? Por dois pontos.

Primeiro Ponto Sobre o Dropshipping

Primeiro ponto muito importante é o seguinte, o Drop para fazer sentido ele precisa ser desconhecido. Porque quanto mais desconhecido for aquele Drop, mais as pessoas estão comprando dele e revendendo. Afinal, quanto mais acontecer isso, menor vai ser a sua margem de lucro.

Pois as pessoas começam a entrar, ela vai diminuir o valor dela para competir com quem está lá em cima para entrar no mercado, aí entra outro e diminui mais ainda e assim sucessivamente.

Se você já pesquisou alguma vez por Drop e foi fazer a validação do produto, o preço dele era mais caro do que a Shopee e quando você encontra um que o preço dele é menor, é possível que você não tenha margem de lucro.

Então é importante que quanto menos for desconhecido aquele, menos pessoas estão utilizando ele para revender e maiores serão as suas chances de vender aquele produto tendo uma boa margem de lucro.

Custo dos Dropshipping  

Normalmente o custo do Drop é maior do que o do fabricante ou do distribuidor, porque você tem o benefício do Drop de facilitar a sua vida, ou seja, você não tem dor de cabeça com expedição de separar a mercadoria, conferir, embalar e postar. Porém alguém precisará fazer isto e quem faz isso é o Drop, é claro que ele não irá fazer isso gratuitamente para você, ele tem um preço.

E este preço fica embutido no valor que você vai comprar na mercadoria. Então você paga e deixa de fazer para pagar para alguém fazer.

Para quem está começando, terceirizar isso ou as funções, é um custo. Por isso falo para você, se você pegar um preço de um fabricante ou de um distribuidor daquele mesmo produto, normalmente ele vai ser mais barato que o do Drop, e com isso a sua margem de lucro vai diminuir cada vez mais. Afinal, você que no começo era o cara que fazia tudo, já começou a terceirizar, irá perder o sentido.

Shopee: Como Fazer Dropshipping
Shopee: Como Fazer Dropshipping

Segundo Ponto Sobre o Dropshipping    

O segundo ponto é um pouco mais crítico, aqui é onde eu considero que definitivamente o Dropshipping por marketplace ele tende a dar muito mais errado do que certo. Digamos que você foi para o Drop, achou algum desconhecido que te deu uma margem de lucro e está facilitando a sua vida. 

Sendo assim você está pegando cinco peças daquele produto por dia, com isso o Drop começa a crescer e tem mais pessoas entrando nele, isso até não terá problema, pois as pessoas que vão entrando depois terão que diminuir o valor para ranquear dentro do mercado. 

Porém você já está ranqueado, então diminuir o preço não faz sentido para você, o problema é para quem entra depois.

Mas aquele Drop começa a crescer, a demanda começa a aumentar, seu volume de venda começa a crescer, por exemplo, você manda para ele numa segunda feira quarenta etiquetas e paga por esses pedidos, na semana que vem você vê que só foram postados vinte e liga para ele explicando a situação, ele somente diz que teve algum problema e no dia seguinte iria postar aqueles pedidos.

Cuidado com o Dropshipping

Porém isso pode ser frequente e vai aumentar cada vez mais, porque o volume dele aumentou, ele não está conseguindo manter toda aquela produção. Afinal, o Drop não se preocupa com o estoque, porque ele não será penalizado e pelo fato disso ele não irá te dizer que tem um estoque, mas o estoque fixo dele é outro.

E com isso o que pode acontecer lá na frente, você irá mandar oitenta pedidos, porque o seu e de outras pessoas o volume cresceu, com isso ele vai e posta trinta pedidos e fica cinquenta para trás.

E novamente você vai e liga para ele reclamando do mesmo procedimento e ele fala pra você que teve problema com o estoque que acabou, então ele inventa uma história e fala pra você que só semana que vem vai chegar mais.

Com isso o seus pedidos vão entrar em atraso e vão cancelar, e aí você terá toda a dor de cabeça de entrar em contato com o cliente para pedir que ele estenda o prazo e nem todos irão fazer isso. Aqueles que forem estendidos vão entrar em atraso e vão cancelar, em algum momento você irá receber pontuações e por consequência disso penalizações. 

Shopee: Como Fazer Dropshipping
Shopee: Como Fazer Dropshipping

Dropshipping a longo prazo funciona?

Por isso falo que o Dropshipping por marketplace ele não funciona a longo prazo. Afinal você tem tempo para postar e se você não faz isso, você é pontuado. Já dentro da loja virtual, isso não irá acontecer, porque você não tem tempo para postar e se quiser pode cancelar, pedir desculpas para o cliente e nada irá acontecer.  

Então por isso que falo no longo prazo não funciona, que o Drop precisa ir somente até a segunda página, porque irá dar furo de estoque ou algum prejuízo para você.

Por hoje é isso empreendedor. Espero que você tenha gostado e tenha te ajudado um pouco mais em relação ao Dropshipping. Fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!