Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre

Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 8 de maio, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre

Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre
Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre

No artigo de hoje eu irei te ensinar como utilizar o Dropshipping no Mercado Livre. Muita gente me pediu esse artigo, muita gente me mandou diversas mensagens no direct me pedindo por esse conteúdo.

Por isso, resolvi trazer esse conteúdo e te passar alguns passo a passo para que você possa aprender a trabalhar no Mercado Livre. Então, o que eu falo para você é o seguinte, primeiro não pule esse artigo, você vai perder diversos detalhes para fazer a coisa da mentira correta e ganhar dinheiro.

Por isso, irei tirar um tempo do seu dia para ler esse artigo todo. Mas, terminando de acompanhar esse artigo, é impossível você não começar a fazer uma renda extra ou uma renda principal em pouco tempo.

Como abrir uma conta no Mercado Livre

A primeira coisa que vamos fazer é criar uma conta no Mercado Livre, mas com certeza você já tem uma, porque hoje em dia todo mundo compra na plataforma. Porém, o que você vai fazer? Você vai à opção “Criar sua conta” na parte superior direita.

Em seguida, você vai aceitar os termos e escolher se quer criar uma conta pessoal ou da sua empresa. No meu caso, eu irei ensinar a criar conta no CPF, no caso seria conta pessoal.

Sendo assim, a plataforma vai te pedir para você preencher seu e-mail, depois o seu nome, validar o seu telefone e criar uma senha. Isso é muito primário, todo mundo sabe criar uma conta e aqui não é diferente.

Todas as contas sendo CPF ou CNPJ pode vender no Mercado Livre, o que acontece que claro, depois de um tempo que você começar a vender muito no Mercado Livre, você precisa passar pelo CNPJ e começar a emitir nota fiscal.

Mas, para começar, não precisa disso, você pode começar com o seu CPF. É até bom que você comece com o seu CPF, e se você coloca um CNPJ e faz uma besteira sua conta, já era, você perde ela.

Como escolher o nicho que você vai trabalhar?

Eu recomendo que as pessoas comecem com um nicho que está fora do radar, o que seria isso? Todo mundo fala que quer vender eletrônicos, etc, isso vende muito. Mas, para você que está começando, eu indico que você comece a vender coisas que não têm muito problema.

Afinal, eletrônicos são um problema, chega quebrado, bateria é ruim, são produtos da China que não presta, pessoal quer devolver e fazer reembolso. Por isso que quando você trabalha com coisas mais difíceis de quebrar, por exemplo, potes, capinhas de celular, esse tipo de produto é muito mais fácil, porque dá muito menos reembolso e mais lucro.

Então, quando você for escolher um nicho, escolha produtos fora do radar, fora da manada da onde 300 mil pessoas querem começar.

Como escolher um fornecedor para vender no Mercado Livre

Eu possuo o contato de um fornecedor Grupo Shop Mix, ele é um excelente para trabalhar. Estou divulgando eles porque possuem um preço excelente e o trabalho deles é muito bom.

Além disso, eles possuem uma variedade enorme de produtos. Então, com ele você vai começar a ter produto e vender muito na plataforma. Como eles possuem uma variedade muito grande, eu indico que você faça praticamente anúncios de tudo que eles tiveram para vender.

Quanto mais anúncio você tiver, maior a probabilidade de você ganhar. E lembrando que existem muitos fornecedores que tem uma diversificação de produtos, mas eu estou falando exclusivamente deste, porque são pessoas que eu já trabalhei junto.

Os produtos que esse fornecedor vende, são produtos que não vão pedir reembolso, porque eles não vão chegar quebrado, danificado, etc. Agora, por exemplo, você pega um relógio, na hora que a pessoa colocou no pulso ele não liga, tá com defeito de fabricação, a bateria não aguenta, você vai ouvir várias reclamações.

E para devolver é uma dor de cabeça. E para você que está começando, simplifica as coisas, facilita as coisas para você. Outra coisa que você pode começar é vendendo roupas, se vende muito isso no Mercado Livre, como vestido, calças, camisetas, sapatos, etc.

Como cadastrar o endereço no Mercado Livre

Esse é um ponto que você precisa prestar muita atenção, porque você não pode ter o seu endereço no Mercado Livre. Você vai em seu perfil, dentro dele você vai em “Meus Endereços”.

E vamos cadastrar o endereço do fornecedor nesse momento, por que precisamos inserir o endereço dele?  Vamos supor que sua casa está em São Paulo, o seu fornecedor está em Minas Gerais e seu cliente compra lá do Acre seu produto.

Se você colocar o endereço da sua casa, o mercado livre vai calcular o frete da sua casa até o Acre, e será um preço X. Sendo que o produto vai sair do seu fornecedor. Ou seja, o frete vai ser um diferente do da sua casa.

E outra coisa, quando você imprimir a etiqueta, ela vai sair com o endereço da sua casa. E quando você manda a etiqueta para o seu fornecedor, ele não vai conseguir postar o seu produto nos Correios.

Por isso, o endereço precisa ser do seu fornecedor para calcular esse frete, que vai sair do fornecedor até o seu cliente. Lembrando que no Dropshipping a gente não tem estoque, a gente trabalha com o estoque do fornecedor.

Dessa forma, você precisa cadastrar no endereço do fornecedor. Dentro do Shop Mix, se você descer até o final da página, você vai encontrar o endereço de funcionamento.

Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre
Como fazer Dropshipping Nacional no Mercado Livre

Como subir os produtos para o Mercado Livre 

Nessa parte, tem algo que preciso te contar agora, o que você vai fazer para poder começar no Mercado Livre. Quando você começa no Mercado Livre, você não pode visar o lucro no primeiro momento.

Todos que tentam visar lucro no primeiro momento se dão mal e não conseguem criar um grande negócio dentro da plataforma, e isso em qualquer marketplace. Porque se você está começando agora, você em primeiro lugar precisa fazer seu nome na plataforma, ela precisa te conhecer.

Então, o que você vai precisar fazer? Você vai precisar gerar o máximo de vendas possíveis. Afinal, a plataforma está querendo saber se você está entregando o produto, se você tem avaliações, se você realmente está disposto a trabalhar com eles.

E para fazer isso tudo, no primeiro momento você não pode visar o lucro. Por exemplo, vamos supor que você abra uma lanchonete, você vai colocar o seu preço igual ou maior do que as suas concorrências ao lado? Claro que não né.

Vendi um produto no Mercado Livre e agora?

Essa é a parte mais simples, a partir do momento que você vender, você vai ao Resumo de pedidos, e vai ter um botão para emitir a etiqueta de envio. Mas, após emitir a etiqueta, você vai enviar a etiqueta para o seu fornecedor.

Vamos voltar lá no fornecedor, entrar em contato com ele e avisar que vender tal produto. Com isso, ele vai gerar o pagamento para você pagar, depois disso é só você enviar a etiqueta de envio para ele.

Vale lembrar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Testei Dropshipping na Shopee por 30 dias, na Prática. Caso você tenha interesse, irei disponibilizar o link para você acompanhar logo em seguida deste artigo: Testei Dropshipping na Shopee por 30 dias na Prática

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre fazer Dropshipping no Mercado Livre. Vou encerrar o conteúdo por aqui, e claro, todos os dias tem artigos novos, então não deixe de acompanhar e ficar por dentro de tudo.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!