Como Funciona a Pré-Venda na Shopee

Como Funciona a Pré-Venda na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 16 de janeiro, 2023
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Como Funciona a Pré-Venda na Shopee

Como Funciona a Pré-Venda na Shopee
Como Funciona a Pré-Venda na Shopee

No artigo de hoje vamos abordar tudo o que se refere a Pré-Ordem na Shopee. Como criar um anúncio de pré-ordem, para que você deve criar esse anúncio e principalmente, quais são os impactos negativos que isso pode ocasionar na sua conta e nas suas vendas.

Ultimamente estou recebendo muitas perguntas sobre a Pré-Ordem e por conta desse volume de perguntas, eu resolvi publicar esse artigo especial para abordar tudo que se refere a Pré-Ordem.

Então os pedidos realizados na pré-venda obedecem à ordem de compra, portanto se algum cliente comprar o livro no dia em que este entrar em pré-venda na loja virtual e você comprá-lo até 3 dias depois, a expedição daquele consumidor ocorrerá primeiro.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Vou disponibilizar um vídeo do meu canal para os empreendedores que preferem absorver o seu conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como funciona a pré-venda na Shopee:

Qual é o significado do Pré-Ordem na Shopee  

O primeiro passo que você precisa entender é o significado do Pré-Ordem, basicamente você possui um prazo de 3 dias úteis para postar os seus produtos, a partir de fevereiro esse prazo vai mudar para 2 dias úteis.

Se você precisa confeccionar aquele produto ou ele é um produto personalizado, por exemplo, você vende xícaras de café e você personaliza ela com a foto, estampa algum desenho ou algo do tipo nela, requer tempo, dias para você executar esse trabalho.

E se você precisa de mais tempo que os dias que a Shopee solicita, por exemplo, Cauê, eu preciso pelo menos de 4 dias para postar aquele produto. Então se hoje é 3 dias úteis e a partir de fevereiro vão ser 2 dias, o seu pedido vai entrar em atraso.

Para que ele não entre em atraso, você pode colocar o seu anúncio como uma Pré-Ordem, que seria você vai ter além desse prazo, você vai ter mais dias e é você que estipula quantos dias a mais você precisa.

Então seja, eu preciso de 3 dias, então você vai colocar esses 3 dias que você precisa. Além desses e dias você terá mais os 3 dias úteis para você postar ou os 2 dias úteis a partir de fevereiro.

A Pré-Ordem é quando você precisa de mais tempo do que o recomendado para a Shopee, e para que você não entre em atraso ou que aquele pedido seja cancelado por falta de envio. Com isso, você vai e utiliza a pré-ordem.

Como criar um Pré-Ordem na Shopee

Dentro do site da Shopee, indo em “Produtos”, você pode clicar em “Editar” qualquer anúncio seu, após ser redirecionado para a página basta você descer até a última parte em “Outros”, você vai observar a “Pré-Encomenda”.

Terá a opção de não habilitar e sim, caso você habilitar ele vai abrir um espaço logo abaixo para você digitar quantos dias você precisa para postar aquele produto. Além desses dias, você vai ter mais dias úteis, isso até o final de janeiro.

A própria ferramenta já fala que enviará dentro de três dias úteis (excluindo feriados e dias que o canal de envio não funciona) porque está marcado não, se eu marcar, sim, mudar essa realidade. É desta maneira que você cria um anúncio de Pré-Encomenda.

Como Funciona a Pré-Venda na Shopee
Como Funciona a Pré-Venda na Shopee

Impactos em vender produtos de pré-encomenda na Shopee

Mas, Cauê, o que pode gerar impacto para mim ao vender produtos de pré-encomenda? Em desempenho da conta, a Shopee tem um espaço dedicado para a pré-ordem, ela tem uma métrica de 10%. Ou seja, a Shopee pede para que você tenha menos de 10% de seus anúncios como pré-ordem.

Ah, Cauê, eu tenho mais, isso vai me gerar alguma pontuação? Não, ponto de penalidade gera seu eu ficar acima dos 10%, vai me gerar absolutamente nada de pontos.

Outro exemplo também são as recomendações que a Shopee pede para você, mas se você não seguir não acontece nada? Um exemplo muito claro é a taxa de resposta da Shopee, ela pede para você ficar acima dos 70%, mas se você ficar abaixo desse percentual não gera pontuação nenhuma.

Isso seria uma recomendação, algumas métricas a Shopee de fato exige que você fique abaixo dela e você não ficar pontuação será aplicada, outras ela dá como sugestão, se você ficar será melhor para você e se não ficar não acontece absolutamente nada.

Então em questão de pontuação você ter produtos de pré-ordem não vai prejudicar a sua conta.

Impactos na sua conversão da Shopee  

A pré-ordem pode impactar em questão de conversão, ela tende a ser menor, porque existe uma barreira que é a pré-encomenda. Normalmente quando o cliente compra pela internet, ele sempre vai optar pelo produto que agradou, pelo produto que tem o menor preço e pelo produto que vai chegar mais rápido para ele.

Então só o fato de você utilizar uma pré-encomenda, você vai receber mais não do que sim. Vou deixar um exemplo aqui, digamos que o mesmo produto tem dois anúncios, um sem pré-encomenda e outro com, os dois estão bem posicionados um do lado do outro, aquele que não possui a pré-encomenda vai ter uma taxa de conversão maior, uma aceitação melhor do que aquele sendo pré-encomenda.

Esse é o empecilho de você utilizar os anúncios de pré-encomenda. Mas normalmente quem utiliza o anúncio de pré-encomenda é porque precisa fabricar aquele produto e quem vai comprar ele, sabe que é um produto personalizado que demanda um certo tempo para ficar pronto.

Da mesma forma pode ter problema e não ter problema, e isso é uma questão de teste, comendo colocando para testar o que você vai saber. Então basicamente é assim que a pré-encomenda funciona, assim que se cria uma.

O que é conversão na Shopee?

As conversões medem o número de produtos únicos vendidos em cada pedido dentro de 7 dias após um clique no anúncio. Incluindo os produtos anunciados e outros produtos de sua loja.

  • Se um comprador ou cliente clicar em vários produtos anunciados e comprar vários produtos de sua loja em um único pedido. Os produto anunciado receberá 1 conversão.
  • Além disso, o último anúncio clicado recebe 1 conversão das vendas de todos os outros pedidos da sua empresa no mesmo pedido.

Qual seria uma boa taxa de conversão para a sua loja na Shopee?

Uma pergunta muito comum entre os vendedores é: qual seria uma boa taxa de conversão? Isso varia de acordo com a sua empresa e a definição de conversão. As empresas que vendem itens caros, provavelmente terão uma taxa de conversão muito menor do que uma loja que vende bens de consumo baratos.

A taxa de conversão de compra informa não apenas a porcentagem de compradores para visitantes, como também a porcentagem de carrinhos abandonados. Essa taxa média de conversão de compras é de cerca de 2.3% com alguns melhores desempenhos relatando mais de 11%.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre O processo de expedição e envio de pedidos. Após terminar de acompanhar esse artigo, vou disponibilizar o link deste outro artigo para que você acompanhe também: Processo de Expedição e Envio de Pedidos

E por hoje é só isso empreendedor(a). Espero que você tenha gostado desse novo assunto aqui no meu blog e agora fique atualizado do sistema de pré-ordem da Shopee. Vou encerrar por aqui e espero você no artigo de amanhã.

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