Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!

Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 9 de novembro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!

Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!
Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!

No artigo de hoje vamos conversar sobre o Shopee Envios, como ele funciona mesmo você sendo vendedor CPF ou um vendedor CNPJ. De fato, hoje, você vai aprender como funciona a logística da Shopee. Por isso, quero te convidar a ficar comigo até o final deste artigo, porque hoje iremos aprender tudo dos Envios da plataforma.

De fato, essa é uma das perguntas que eu mais recebo, como funciona o processo de logística da Shopee? Cauê, eu fui para a Pegaki Correios, eu fui para as transportadoras ou não, como funciona? Como também quem é dos Correios, perguntando como vai para as transportadoras.

Essa e muitas outras dúvidas, eu tenho a certeza que serão sanadas no artigo de hoje. Por isso, é extremamente importante que você leia esse conteúdo por completo.

Mas antes de entrarmos neste artigo interessante. Estarei disponibilizando vídeos no meu canal para empreendedores que desejam aprender conhecimentos de uma forma diferente. Siga o link abaixo para ver um vídeo com tudo o que você precisa saber sobre a Shopee Envios:

Qual é o método de envio inicial da Shopee?

O método de envio inicial na Shopee é através dos Correios, mesmo você sendo vendedor CPF ou vendedor CNPJ, obrigatoriamente você começa pelos Correios. E conforme for passando o tempo e você for vendendo na Shopee, a plataforma pode fazer as mudanças necessárias da sua forma de envio.

Seja para as transportadoras, Pegaki Correios e entre outros. Então, primeiro ponto, por padrão você vai iniciar pelos Correios, e essas mudanças de lojistas vão acontecendo pela própria Shopee, são elas que determinam qual a melhor forma de enviar os seus pedidos. Mas, eu já irei responder agora, uma das principais dúvidas que eu recebo sobre a Pegaki Correios.

O que acontece quando migramos para a Pegaki na Shopee?

Quando você vai para a Pegaki Correios, o que você precisa entender é que você continua pelos Correios. Ou seja, como os pedidos vão chegar para os seus clientes, elas vão se manter iguais, o que vai mudar é como você envia esses pedidos.

Ou seja, quando você está nos Correios, é você que vai na agência dos Correios e faz as postagens ou a agência vai em seu endereço e faz a coleta. Quando você vai para a Pegaki Correios, você precisa levar os pedidos na agência deles ou eles vão até o seu endereço para retirar os pedidos. E depois disso, eles fazem a entrega do produto para os Correios.

E aí, como disse, como o cliente vai receber vai ser o mesmo como era antes. Outro ponto importante é, você na Pegaki Correios não está nas transportadoras, você continua nos Correios, logo você não é obrigado a emitir as notas fiscais dos pedidos que você vendeu.

Como entrar nas transportadoras na Shopee?

Cauê, eu sou Correios ou estou na Pegaki Correios que é basicamente o mesmo e quero ir para as transportadoras, como que faço? A primeira coisa que você precisa fazer é ser um vendedor jurídico.

Ou seja, um vendedor CNPJ e o segundo, na sua região ou na sua cidade, a coleta das transportadoras precisa existir. Uma vez que essas duas condições sejam positivas, aí, sim, a Shopee vai determinar o momento que você vai para as transportadoras.

O que eu quero te dizer com isso? Por mais que você seja um vendedor CNPJ e por mais que na sua região ou na sua cidade passe a transportadora, que vai determinar se você vai ou não é a Shopee.

Por isso, não adianta, por exemplo, você abrir chamado na Shopee, você ir no chat pedir para a Shopee mudar você. Eu não sei se vai adiantar, mas é a plataforma que vai determinar isso.

Sou obrigado a emitir nota fiscal nas transportadoras da Shopee?

Outro ponto importante, quando você vai para as transportadoras e você, sim, é obrigado a emitir as notas fiscais dos pedidos que você vendeu. Se você não emitir essas notas e não mostrar para a Shopee, ou seja, não devolver essas notas para a Shopee, você não vai conseguir imprimir os pedidos, você não consegue mesmo sem a emissão dessas notas fiscais.

Como funcionam as transportadoras Shopee?

Como estamos falando de transportadoras, a gente precisa também entender outro aspecto, porque muitas pessoas me questionam que estão na transportadora X e querem mudar para a Y.

Uma coisa que você precisa entender primeiramente é que a Shopee trabalha com diversas transportadoras, são várias que fazem o transporte de logística da Shopee. E quem determina qual a transportadora é a Shopee e basicamente, a plataforma vai seguir alguns critérios.

A primeira é ver qual é a transportadora que fica determinante dentro da sua região, por exemplo, em Minas Gerais tem uma transportadora que domina aquela parte, no Rio de Janeiro é outra e em São Paulo pode ser outra. Esse é o primeiro aspecto, a transportadoras que fazem a coleta em cada região.

Depois, quais delas tem a melhor rota, para facilitar todo esse processo. Então, é a própria Shopee com as transportadoras que vai determinar qual vai ser a que vai realizar a coleta em seu endereço para realizar todo o processo de envio.

Como observar qual a sua transportada na Shopee?

E agora você deve estar se perguntando, como eu sei qual é a transportadora? Como sei que estou na transportado ou no Correio? Enfim, existem 2 maneiras para observar isso. A primeira delas é dentro da página de compra da Shopee.

Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!
Como Funciona a Shopee Envios? Entenda Tudo Sobre Isso!

Como na imagem acima, se você clicar em Taxa de Frete você vai conseguir observar que o produto é enviado pelos Correios, assim como também nas transportadoras. Nas transportadoras vai estar escrito Entrega Padrão.

Mas, a melhor maneira de você identificar qual o seu método de envio, é você acessar a Central do Vendedor, navegando ao menu à esquerda em configurações de envio. Uma vez que você clicar em configurações de envio, você vai conseguir ver qual o seu envio, ou quais são os canais de envio que irão aparecer.

Se aparecer Correios, você está nos Correios, se você for transportadora, vai aparecer qual a transportadora que está. E agora você deve estar se perguntando qual a diferença das transportadoras para a ShopeeXpress? Bora lá!

Qual a diferença das transportados para a ShopeeXpress?

Quando você está em uma transportadora específica vai aparecer nesta página, por exemplo, Total Express. A transportadora que aparecer é a responsável por coletar o pedido no seu endereço e fazer todo o processo logístico de envio para o cliente.

Então, é aquela transportadora que cuida do processo de ponta a ponta. Quando aparece ShopeeXpress, significa que o envio é feito pela Shopee, ou seja, a Shopee vai em seu endereço fazer a coleta dos pedidos, vai levar para o seu centro de distribuição e lá, eles irão separar entre as transportadoras.

Basicamente essa é a diferença, por isso, quando você está em uma transportadora e está parecendo o nome dela, quando você for imprimir os seus pedidos, vão ser todas daquela transportadoras.

Então, essa é a diferença, a Shopee coleta, leva para o seu centro de distribuição, separa para as transportadoras e elas ficam responsáveis por enviar os produtos para os clientes. Essas foram as principais dúvidas que anotei em relação ao envio da Shopee, caso tenha mais dúvidas, deixem aqui no comentário todas elas que irei responder em breve.

Leia também: Como Vender na Shopee em 2023 – Passo a Passo Completo

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!