Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee

Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 9 de março, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee

Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee
Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee

Você sabia que a declaração de conteúdo é uma funcionalidade para identificar o que seu cliente compra? Você também sabia que mesmo emitindo nota fiscal, você pode continuar utilizando a declaração de conteúdo para fazer as suas postagens, mesmo estando nas transportadoras? No artigo de hoje vamos conversar tudo sobre isso, não perca nada, que hoje promete.

A declaração de conteúdo é um documento que precisa estar anexado em todos os envios para os vendedores que não emitem a nota fiscal. É exigido pelos correios e por algumas transportadoras particulares.

Desde o mês de janeiro de 2018, é obrigatório que as mercadorias enviadas pelos correios contenham a nota fiscal ou a declaração de conteúdo.

E no final do ano passado, a Shopee informou aos vendedores que a partir do dia 20 de outubro de 2022, a declaração de conteúdo, disponível na sua lista de documentos para envio, seria gradativamente desabilitada para os sellers que possuem a transportadoras em seu modelo logístico.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre As declarações de conteúdo e automação de casar as etiquetas com as declarações na Shopee:

Declaração de conteúdo é obrigatório na Shopee?

A declaração de conteúdo se tornou obrigatória em janeiro de 2018, como eu já disse, lembro como se fosse ontem quando o governo inventou isso, foi um deus nos acuda. Mas, de fato, a declaração de conteúdo foi criada para quem posta os seus produtos sendo CPF, é uma forma de substituir a nota fiscal e deixar informado o que consta dentro da embalagem.

Assim, os órgãos fiscais podem ter um melhor controle, e é obrigatório ter a nota fiscal ou a declaração de conteúdo colado do lado de fora do pacote, ou do lado da etiqueta. Mas, na prática, não é bem assim que funciona, principalmente para quem está na Shopee Express.

Onde a transportadora não exige ou faz qualquer tipo de reclamação quando você não coloca a nota fiscal ou a declaração de conteúdo. Eles não reclamam principalmente por saber que aquele pedido só é postado se a nota for emitida.

Além disso, eles utilizam a sua nota fiscal para amarrar ao envio, e assim, diminuir o custo de impostos que eles precisam pagar.

Para quem emite nota fiscal e tentou cancelar, sabe do que eu estou falando, porque a transportadora já vinculou essa nota. Agora, quem faz o envio pelos correios é mais chato, tem correio que não se importa, por exemplo, o que eu uso.

E existem alguns correios que não postam o pedido sem a declaração de conteúdo ou nota fiscal, vale o teste.

Como colar a declaração de conteúdo na Shopee?

Mas, Cauê, por que você não cola a declaração de conteúdo no pacote? Na verdade, eu coloco no pacote a declaração de conteúdo, porém, ela fica atrás da etiqueta. Isso facilita o meu processo e como também, economizo com insumos, já que eu utilizo o meu software que unifica na mesma folha a etiqueta e declaração de conteúdo.

Caso você tenha interesse, irei disponibilizar o link desta ferramenta para você: Link do Software Clique Etiqueta Fácil. Lembrando que ela é uma ferramenta paga, mas possui a versão gratuita também, você pode utilizar e vem se faz sentido.

Se caso fizer sentido para você, você pode estar adquirindo a versão paga da ferramenta.

Confira abaixo um passo a passo rápido e simples para enviar encomendas com a declaração de conteúdo:

  • Com a embalagem pronta para o envio, dobre a declaração de conteúdo e a coloque dentro de algum saquinho.

  • É muito importante dobrar a declaração de conteúdo de forma que possa deixar as informações principais, como o nome, endereço, CPF/CNPJ do remetente e do destinatário visíveis.

  • Cole o saquinho com uma fita adesiva na parte de fora da embalagem.

Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee
Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee

Como adicionar a etiqueta e a declaração nos seus pedidos da Shopee

Agora, iremos conversar sobre a declaração de conteúdo, através dela você consegue separar o pedido do seu cliente, e assim, você não vai ficar perdendo tempo indo em pedido por pedido, ver o que o cliente comprou e separar a mercadoria.

Com a declaração aberta na Shopee, em identificação dos bens, você consegue ver o que o cliente comprou e as variações do produto, por exemplo, é um produto de cor vermelha que ele escolheu entre outras cores, e também o tamanho, olha que interessante.

Para completar, ainda mostra a quantidade que ele comprou, no meu caso o cliente comprou 1 unidade do vestido canelado da cor vermelha e tamanho único. Então, eu não preciso ir na Shopee, entrar no pedido do cliente para verificar o que ele comprou, e aqui já fazemos a separação.

Problemas na declaração de conteúdo na Shopee

Porém, pode acontecer um tipo de problema, por exemplo, o cliente comprou uma camiseta longa na cor preta e tamanho G, só que, na verdade, ele comprou 2 unidades. Quando esse tipo de problema acontece, quando ele compra 2 unidades do mesmo produto, do mesmo tamanho e da mesma cor, entramos no pedido dele e verifica se no chat ele pediu substituição.

Por exemplo, eu quero uma preto G e uma cinza G, aí, sim, acrescentamos na declaração e enviamos o pedido correto. Caso contrário, iremos enviar exatamente como o consumidor pediu, sem tirar ou colocar.

Outra coisa que pode ocasionar, é o cliente comprar várias peças, diversas variações e quantidades diferentes, neste caso, eu não irei entrar em contato, porque ele fez o pedido muito bem específico.

Vale ressaltar, que mesmo eu estando nas transportadoras, eu envio a declaração de conteúdo normalmente, faço todo o processo de separar, embalar, colocar a etiqueta com a declaração por baixo, e aí, segue para o cliente.

Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee
Como Funciona Declaração de Conteúdo na Shopee

Microempreendedor Individual pode enviar produtos sem nota fiscal na Shopee?

E a resposta é sim. O Microempreendedor Individual ou MEI, não precisa fazer a emissão de nota fiscal quando o consumidor é uma pessoa física ou um vendedor CPF. Então, isso significa que o MEI pode despachar todas as suas encomendas usando apenas o formulário da declaração de conteúdo.

Ou seja, é possível começar a vender na Shopee usando somente o cadastro como Microempreendedor Individual.

Porém, é importante que o Microempreendedor emita notas fiscais por conta de dois motivos:

  • A emissão da nota fiscal faz parte de uma boa relação entre as empresas e os consumidores, pois isso traz segurança para as transações de compra e venda das mercadorias.

  • Algumas transportadoras privadas não aceitam os envios somente com a declaração de conteúdo. Ou seja, exigem que você emita a nota fiscal também. Se o Microempreendedor quiser usar alguma empresa além dos correios, a chance de precisar fazer a emissão de nota fiscal é muito grande.

A declaração pode ser feita a mão?

É possível fazer a declaração à mão, desde que você siga todo o modelo de declaração que o correio exige. Porém, recomendo que você faça isso somente em caso de emergência e somente para envios não comerciais.

Leia também: Shopee: Como Emitir Nota Fiscal Sendo MEI

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse artigo no blog, e a partir de agora você entenda tudo sobre as declarações e notas fiscais na Shopee. Fico por aqui, e claro, vou estar esperando você no artigo de amanhã.

 

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!