assistente de FAQ na Shopee?

Como funciona o assistente de FAQ na Shopee?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 27 de outubro, 2022
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Estratégia que otimiza e automatiza meu chat em 40% utilizando o sistema de FAQ

Afinal, como funciona o assistente de FAQ na Shopee? Aumente a sua taxa de resposta sem se dedicar muito ao atendimento do cliente. No artigo de hoje vamos conversar e também configurar o assistente de FAQ da shopee, ele irá facilitar muito a sua vida em relação ao cliente. Vale lembrar que hoje se caso você não responder o cliente dentro do prazo determinado, a solicitação do cliente será aprovada automaticamente e o reembolso será processado em conformidade.

E claro que isso venha acontecer você pode receber punições, e isso pode impactar muito nas suas vendas, o prazo pode ser de 4 semanas de redução de visibilidade, e sua loja terá que reduzir a taxa de não envio de produtos para no máximo 5%, então para que isso não venha acontecer pega seu papel e caneta e fica comigo até o final.  

Uma das maiores dificuldades de trabalhar na Shopee é manter a taxa de resposta em 80%, sim você pode ter algum trabalho para conseguir essa taxa, já que depende muito da sua resposta em relação ao atendimento.

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso,  irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre As minhas estratégias que otimiza e automatiza o chat:

como funciona o Assistente de FAQ na Shopee?

Antes de explicar e configurar o FAQ eu preciso ensiná-lo o sistema de resposta do shopee. Toda vez que um cliente enviar uma mensagem você terá um tempo de doze horas para responder, passando esse período caso você não responda a sua taxa de resposta diminui, você respondeu dentro desse período a sua taxa irá aumentar, então, por exemplo, você recebe uma mensagem às 20:00 um horário que você não está trabalhando, se caso você não responde no outro dia pela manhã você irá receber uma taxa negativa de resposta, e aí que entra o assistente de FAQ, porque ele já vai pré responder às principais dúvidas do cliente e se ali no FAQ já estiver essa resposta ele nao ira precisar entrar em contato com você, facilitando muito mais a sua vida, afinal você não terá o trabalho de ficar respondendo sempre o cliente e nao tera tanta preocupação em responder esse cliente. 

Por que devo utilizar o assistente de FAQ na Shopee?

Um outro problema que pode acontecer, é no momento da escala quando você está fazendo oito a cem pedidos por dia, você receberá muitas perguntas no chat e às vezes você precisará delegar essa função para alguém e delegar muitas vezes tem custos com assistente de FAQ, você configurando ele corretamente, você pode deixar de delegar essa função para alguém, e assim economizar ou investir em outro gasto.

Como funciona o assistente de FAQ na Shopee?

Para que você localize o assistente de FAQ da shopee, você irá navegar pelo menu à esquerda.

como funciona o assistente de FAQ na Shopee?
como funciona o assistente de FAQ na Shopee?

Basicamente o assistente de FAQ é perguntas e resposta automática, e normalmente a gente sempre vai inserir as principais dúvidas dos clientes, vale ressaltar que você pode configurar dentro de três níveis diferentes. 

O primeiro nível é um nível “Geral”, onde você vai fazer perguntas e respostas sobre as dúvidas que você recebe. 

Temos os “Produtos” também, você irá configurar perguntas e respostas específicas do produto, então, por exemplo, este produtos têm quais variações?, este produto tem essa características ou essa outra.

E por último a “Nível de pedido”, então aqui você vai criar perguntas e respostas específicas daquele produto. Ah eu fiz o pagamento, será que eu vou receber ou não? Você faz a nível de pedido.

Qual categoria de FAQ devo utilizar na Shopee?

Normalmente eu utilizo somente a “Nível Geral”, porque 80% das perguntas estão todas ali, 20% das perguntas elas são bem específicas e para você fazer isso requer muito tempo de chat para você identificar, por exemplo, eu tenho um produto que tenho muito cliente abrindo reclamação de reembolso dizendo que o produto não serviu, que o tamanho é menor do que de fato ele desejava, com base nisso, você pode fazer uma pergunta e resposta específica para este produto, caso ao contrario eu recomendo que você utilize somente a “Geral”, porque vai ser as principais dúvidas você vai conseguir responder.

Como utilizar o assistente de FAQ na Shopee  

Para começar a utilizar o assistente, basta clicar em “Criar perguntas frequentes gerais”, a primeira coisa que você irá fazer é o comprimento, as boas vindas para o cliente que entrou no chat. Após o comprimento, a gente vai configurar o FAQ, lembrando que a gente pode configurar por níveis, por exemplo, o primeiro pode ser sobre o “Prazo de envio”, e logo abaixo estão as perguntas e respostas. Por exemplo:

  1. Qual seria o prazo de envio?

R: Todos os pedidos confirmados até as 12:00 enviamos no mesmo dia útil, após esse horário, enviamos no próximo dia útil.

Caso você queira, também pode optar por deixar “Dúvidas relacionadas sobre o envio”. Você que trabalha com produto, por exemplo, copos, pratos, etc, pode configurar ele assim:

  1. Embalagem reforçada?

R: Todos os pedidos são muito bem embalados com plástico bolha..

Uma vez que você preencheu todas as perguntas e resposta você pode criar um segundo nível, então por exemplo, sobre “Pagamento”: 

  1. Paguei o boleto e ainda não confirmou!

R: O prazo para compensar pagamentos via boleto é de até 48 horas úteis, mas normalmente compensa em 24 horas úteis. 

  1. Posso parcelar em dois cartões?

Entre várias outras perguntas e respostas, você pode ir criando três níveis, com isso você pode configurar com as perguntas e respostas mais frequentes que você recebe no dia a dia dos clientes, uma vez que você preencheu e configurou tudo a nível geral basta você “Salvar” e ele já estará pronto para uso. Após finalizar esta parte você pode ir para os “Níveis de Produto” e os “Níveis do Pedido”. 

Como funciona o prazo de resposta no chat da Shopee

Vale ressaltar que o mais importante é você começar a identificar quais são as maiores dúvidas que você recebe e com isso você cria o assistente de FAQ, a partir do momento que você ativa o FAQ, e o cliente entra em contato com você ele irá receber o seu comprimento, ele vai receber o assistente de FAQ e a última opção é falar com o atendente, enquanto ele não desejar falar com você não será contabilizado às 12 horas. Irei dar um exemplo, o cliente está em dúvida em relação ao prazo de envio e te enviou uma mensagem, “Fiz o pagamento hoje vocês vão enviar em quantos dias?”, a primeira coisa que vai aparecer pra ele será as boas vindas, o menu do FAQ e o prazo de envio, se caso ele não interagir com você depois de receber a mensagem do FAQ às 12 horas não serão contabilizadas, só irá começar a contagem se ele clicar na ultima opção, que é falar com o atendente.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que explico Como enviar cupons pelo chat, caso venha a despertar seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Como Enviar Cupom Pelo Chat da Shopee – Passo a Passo.

E por hoje é isso empreendedor, espero que esse artigo maravilhoso tenha ajudado você a utilizar a ferramenta que é o FAQ e entendido melhor como ela funciona, te espero no artigo de amanhã.

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