Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee

Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 24 de abril, 2023
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Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee

Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee
Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee

No artigo de hoje você vai aprender a otimizar os seus anúncios de busca da loja no Shopee Ads. Esse artigo é extremamente importante para você que quer ser lucrativo através dos anúncios de loja.

Lembrando que esse artigo faz parte da nossa sequência de artigos, onde você definitivamente vai aprender a utilizar o Ads e se tornar mais lucrativo com essa ferramenta da plataforma.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Otimizando os anúncios de busca de produto no Shopee Ads:

Por que a otimização é importante na Shopee?

Por que a otimização é tão importante? A otimização é utilizada para você aprimorar os seus anúncios e melhorar o seu desempenho nas vendas da sua loja. Por exemplo, alguns benefícios ao otimizar o seu anúncio:

  • Maximizar os seus retornos para cada real investido nos anúncios.

  • Gerenciais o ROAS, Retornos sobre o investimento em Ads para um nível desejado.

  • Aumentar a exposição da sua loja.

  • Impulsionar suas vendas.

  • Garantir que os anúncios estejam otimizados para um melhor desempenho ou um desempenho desejado.

Resumindo, quando você otimiza o seu anúncio, você aumenta a exposição, você aumenta suas vendas e você aumenta sua lucratividade.

Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee
Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee

Guia para otimizar os anúncios de busca da loja na Shopee

Agora que você entendeu a importância, vamos ao nosso guia do que fazer para otimizar os anúncios de busca para a loja. Para isso, vamos ao Shopee, uma vez que você clicar no botão do Ads, você é direcionado para a página das métricas.

Vale ressaltar que a gente tem basicamente dois níveis, conseguimos ver o nível geral. A primeira parte, onde aparecem todas as campanhas.

Logo abaixo, vamos ter elas individualmente, e você consegue ver as informações. Também podemos navegar para a direita e para a esquerda na barra do rodapé. E também conseguimos ver ao nível do anúncio individualmente.

Então, como a gente vai falar sobre o anúncio de busca para a loja, vamos clicar no nosso anúncio. Após clicar, vamos ser direcionado para a página exclusiva da nossa campanha, e nela também traz basicamente as mesmas informações.

Se na página anterior a gente vê de modo geral todas as campanhas, nesta página conseguimos ver individualmente esta campanha, tanto como ao nível geral e como também dentro das palavras-chave.

E mais uma vez, pode ir para a direita e esquerda, por exemplo, eu quero ver a taxa de conversão, basta levá-la para a direita e visualizar. Ah, mas quero ver minhas impressões, basta levar para a esquerda e visualizar elas.

Exportação dos dados do anúncio no Shopee Ads

O primeiro passo que você deve realizar, é exportar os dados do anúncio e a gente pode filtrar por período, por exemplo, hoje, ontem, nos últimos 2 ou 3 meses, etc. Vale ressaltar que quanto maior for o período, melhor vai ser.

Ou seja, mais dados vamos ter para analisar. Então, irei selecionar o último e clicar exportar o dados, e irá abrir no nosso Excel. Ao abrir os dados, você vai visualizar que está um pouco bagunçado, mas calma que iremos arrumar.

Primeiro ponto, vamos remover alguns dados desnecessários. Você observou que tem uma linha totalmente em branco, no meu caso é a linha 7. Eu irei pegar da linha 7 até a 2 linha e vou excluir.

Feito isso, vamos clicar na coluna A e irá selecionar todas as linhas da coluna A, vou em dados, texto para colunas, vou selecionar a opção delimitado e avançar, depois vou deixar selecionado guia e vírgula e avançar, vamos deixar geral e concluir.

Após feito isso e organizado as informações, vamos clicar em qualquer célula da linha 1, vamos em página inicial, depois vamos classificar e filtrar, e vamos criar um filtro. Agora, vamos procurar a coluna tipo de combinação, no meu caso é a coluna C.

Vamos clicar no quadrado com uma seta e vai deixar apenas selecionado a correspondência ampla. Se aparecer no sua correspondência ampla e exata, você vai deixar selecionado apenas a correspondência ampla. Assim irá aparecer somente as palavras-chave na correspondência ampla.

O que é a consulta de pesquisa nos dados da Shopee?

Feito isso, vamos procurar pela coluna que está na consulta de pesquisa, no meu caso é a coluna D. A consulta de pesquisa é um diferencial da Shopee, porque você consegue saber qual foi o termo que o cliente utilizou para encontrar o seu produto.

Então, a gente tem na coluna B a palavra-chave que a gente adicionou no nosso anúncio, a consulta de pesquisa é o que o cliente digitou e através da sua palavra-chave, o seu anúncio aparece para ele.

Na consulta de pesquisa conseguimos encontrar novos termos ou termos que a gente não imaginava que o consumidor pesquisar para encontrar o seu produto. Então, irei começar pela rentabilidade.

Temos o ROAS ou o ACOS, eu irei procurar pela coluna do ROAS primeiramente, achando a coluna eu vou filtrar do maior para o menor, já que o intuito do ROAS é quanto maior, melhor.

Uma vez que eu filtrei eu vou voltar dentro da consulta de pesquisa e irei adicionar essas palavras-chave que mais performaram com base no meu ROAS. Lembrando que não é interessante usarmos palavras muito compridas, porque quanto mais comprida ela for, menor o termo de pesquisa dela.

Mas, Cauê, qual seria o recomendado então? O termo de pesquisa deve conter no máximo 4 palavras. Assim, fazemos pelo ROAS, se você quiser fazer pelo ACOS, basta você filtrar do maior para o menor, já que quanto menor for o número dele, melhor vai ser.

Então, qual é meu primeiro foco? Sempre foque nas rentabilidades, veja o ROAS e o ACOS. Você preencheu de 3 a 5 palavras? Beleza, agora se você não conseguiu, você vai ter visibilidade para completar essas 3 ou essas 5 palavras.

Remoção de palavras-chave no Shopee Ads

Após isso, vamos começar a remover as palavras-chave, e como faremos isso? Vamos observar o nosso ROAS, se ele estiver abaixo de 2, vamos remover. Mas, eu não tenho nenhuma palavra abaixo de 2, significa que estou sendo altamente lucrativo.

Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee
Como Otimizar Anúncios de loja no Shopee

Nisso que está a lógica, você começou a remover palavras e inserir novas palavras. Depois de 3 a 4 ciclos, o seu Ads vai estar muito bem otimizado, porque eu comecei a remover palavras que não performaram e manter as que têm desempenho, assim, eu inseri novas.

Dessas novas, eu removi o que não funcionou e mantive o que funcionou, e assim sucessivamente. Depois de quatro ciclos, você vai possuir um leque de palavras-chave que estão tendo um desempenho bom.

Ou seja, você vai ter um custo menor e mais vendas, mais visibilidade. Esse é o objetivo do Ads, o objetivo da otimização.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre como fazer anúncios de busca na Shopee. Então, após terminar a leitura deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo, para que você possa acompanhar também: Como Fazer Anúncios de Busca na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido a otimizar seus anúncios de busca da loja na Shopee. Vou ficar por aqui, mas, quero lembrar que todos os dias tem conteúdo novo aqui no site, então não esqueçam de acompanhar e ficar por dentro de tudo.

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