Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre

Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 7 de maio, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre

Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre
Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre

Algumas dicas infalíveis para você posicionar melhor seus anúncios na primeira página do Mercado Livre. E no artigo de hoje, você vai aprender algumas estratégias para que você possa melhorar o posicionamento dos seus anúncios dentro da plataforma.

Mas, posicionar os meus anúncios na primeira página realmente vale a pena? Como se posicionar? Precisa queimar produtos? O que o Mercado Livre leva em consideração para o seu anúncio aparecer em primeiro e segundo lugar.

Não é segredo para ninguém que o Mercado Livre recebe milhões de acessos e não é segredo para ninguém também, que os anúncios que estão bem posicionados. Ou seja, na primeira página do Mercado Livre vendem muito bem.

Eles nasceram em 1999, no país da Argentina, e atualmente estão operando em 18 países. A plataforma do Mercado Livre é uma das maiores da América Latina, possuindo milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automotivos e serviços em tempo real.

Título e descrição dos anúncios no Mercado Livre

E a primeira dica é, dedique tempo de qualidade para montar o seu título e sua descrição do seu anúncio, porque através dela que o seu cliente vai conseguir encontrar seu produto. Então, o título você pode se basear nos anúncios que já estão na primeira página.

E também a descrição, você pode criar usando o chat GPT, você vai conseguir criar sua descrição com as palavras-chave necessárias para o consumidor conseguir encontrar o seu produto.

Categoria correta no Mercado Livre

A segunda dica é, categoria correta, ao contrário disso, se você colocar a categoria do seu produto incorreto, vai ser difícil do comprador encontrar o seu produto. E isso gera uma experiência negativa para o seu cliente.

E no Mercado Livre, é importante que você fique de olho nisso. Então, por tanto, coloque a categoria do seu produto corretamente para melhorar a visibilidade do seu anúncio e converter em vendas.

Isso gera uma experiência melhor para o seu cliente e o Mercado Livre posiciona seu anúncio melhor ainda.

Boas fotos nos anúncios do Mercado Livre

A terceira dica é você ter boas fotos em seus anúncios, boas fotos é fundamental para quem quer vender no Mercado Livre, é o primeiro contato visual que o cliente terá com o seu produto. Então, tem cliente que compra só de ver, por isso, o algoritmo da plataforma leva muito em consideração a qualidade das fotos, como a resolução, iluminação, o foco, o fundo e outros aspectos que podem determinar o posicionamento do seu anúncio no resultado de pesquisas. E principalmente, na página de categoria.

Preço competitivo no Mercado Livre

Quarta dica é o preço competitivo. O preço competitivo dentro do Mercado Livre melhora muito a visibilidade do seu produto e também ganha preferência dos compradores e aumentando as duas vendas.

No entanto, é importante equilibrar o preço competitivo com a margem de lucro desejado, para que não prejudique os resultados financeiros da sua empresa.

Bom histórico no Mercado Livre 

E a quinta dica é um bom histórico, e o que isso quer dizer? Se você é um vendedor que envia seus produtos no prazo, não tem reclamações, têm qualificações positivas e também, se você tem um bom atendimento.

Afinal, o algoritmo do Mercado Livre leva muito isso em consideração. E posiciona o seu anúncio, sim, porque ele vai entender com essas métricas, que esse comprador é confiante, que ele vai conseguir recomendar esse comprador confiante para os seus vendedores e os clientes.

Com isso, eles podem ter uma ótima experiência dentro do Mercado Livre. Ao contrário disso, se você não faz nada direito, envio com atraso, produtos com má qualidade e de péssima qualificação, ele não vai mesmo posicionar este anúncio.

Porque ele não vai pegar um vendedor ruim e vai se posicionar junto com um bom vendedor porque ele quer. Ele vai seguir essa qualificação para melhorar a experiência do seu cliente dentro do Mercado Livre.

Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre
Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre

Campanhas de anúncios no Mercado Livre 

A sexta dica são as campanhas de anúncios, utilize campanhas de anúncios pagos para destacar seus anúncios nos resultados de pesquisas. Os anúncios pagos podem ser utilizados como parte de uma estratégia de marketing mais ampla.

Incluindo otimização de palavras-chave, apresentação de produtos atraentes, preço competitivo e atendimento ao cliente de alta qualidade. Quando utilizamos isso tudo em conjunto, pode-se aumentar a exposição do seu anúncio no Mercado Livre.

Você consegue levar o seu anúncio para o topo e consequentemente vender muito mais dentro da plataforma.

Bom atendimento aos clientes do Mercado Livre 

Sétima e última dica é um bom atendimento aos clientes, mas como assim, Cauê? Porque assim, o algoritmo do Mercado Livre leva muito em consideração o atendimento que você dá para o seu cliente.

Por exemplo, o tempo que você demora para responder o chat, o tempo que leva para resolver um problema quando tem uma reclamação, uma mediação. Porque assim, o cliente antes de comprar com você, ele vai até o final da página e tem várias perguntas que os consumidores fazem no anúncio.

Perguntando qual o tamanho da peça, se o envio é imediato, ele analisa o jeito que você conversa com os seus clientes. Assim como o algoritmo da plataforma, ele analisa do jeito que você responde o seu cliente.

Por isso, leve muito em consideração isso, para que você possa posicionar o seu anúncio. Igual eu falei na dica anterior, o Mercado Livre vai posicionar o melhor vendedor, o que tem a melhor foto, o melhor atendimento.

Então, é muito importante tudo que falei no artigo para que você possa posicionar o seu anúncio na melhor página possível. Por isso, basta você seguir todas essas dicas que passei aqui hoje, porque é super importante.

Como funciona o algoritmo do Mercado Livre?  

Um detalhe muito importante, é que o algoritmo do Mercado Livre para identificar as primeiras posições e mostrar para você, ele muda constantemente. Inclusive no ano de 2023 eu senti uma pequena mudança dele adicionar alguns produtos que não estão vendendo bem ou que foram criados recentemente.

Ou seja, ele está dando uma chance para novos vendedores ou novos anúncios para se posicionarem entre os primeiros. Mas, geralmente, os primeiros são os mais vendidos ou com o melhor fator de conversão.

E como todos sabem, se você está com o seu anúncio na primeira página, você vai passar a vender muito, coisa de 300 a 400 unidades vendidas por dia. E lembrando que tudo é baseado no algoritmo.

O algoritmo principal do Mercado Livre ninguém sabe, ninguém entende, ninguém tem certeza, é o segredo comercial do Mercado Livre como ele está posicionado. Mas baseado em estudos, tudo está ligado a qualidade do anúncio, fator de conversão e o tempo.

Então, o algoritmo para posicionar é igual à qualidade do anúncio + fator de conversão + tempo. Ou seja, todas as dicas que eu citei acima entram nesse algoritmo, se você aplicar elas todas certinhas, você vai vender muito no topo de pesquisa.

Vale lembrar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Shein ou Shopee? Qual a melhor plataforma para comprar e vender. Caso você tenha o interesse de ler e acompanhar, irei disponibilizar o link para que você possa ficar por dentro de tudo: Shein ou Shopee? Qual a Melhor para Comprar?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido sobre o conteúdo no site. Vou encerrar por aqui e claro, irei esperar todos vocês no artigo de amanhã, e quero convidar você para acompanhar todos os dias meus conteúdos.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre”

5 Dicas para Vender Muito no Mercado Livre

[…] Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que ensinou tudo sobre Como posicionar seus anúncios no topo do Mercado Livre. Caso você tenha interesse em ranquear suas vendas ainda mais, peço que você acompanhe esse outro artigo que irei disponibilizar aqui: Como Posicionar seus Anúncios no Topo do Mercado Livre […]

error: Content is protected !!