Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo

Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 19 de julho, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo

Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo
Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo

No artigo de hoje vamos conversar sobre o registro de marcas. Se você tem a sua marca própria ou em breve pretende ter e quer saber como que você pode cadastrar ou registrar na Shopee? Então, fique comigo até o final deste conteúdo, porque nele você vai aprender o passo a passo para registrar a sua marca.

Na segunda-feira, eu estive na Shopee e passei a tarde toda com a equipe, gravei muito conteúdo de lá e no próximo vídeo do meu canal eu irei fazer meio que um blog mostrando todos os bastidores que envolvem a Shopee.

Então, já deixe registrado e marcado, às 19:00 da quarta-feira você vai ver os bastidores da Shopee. Agora, vamos lá. O registro de marca que estou me referindo ao artigo, não é o fato de você patentear uma foto, você gravou um vídeo, gravou uma foto e deseja patentear, não é o intuito deste artigo.

O intuito desse artigo é você tem a sua própria marca, você tem alguns produtos que envolvem a logotipo da sua marca, o nome da sua marca, você tem um registro dessa marca. Se você já fez todo esse processo, se você já tem uma coleção que envolve a sua marca, você pode registrá-la dentro da Shopee e se tornar uma marca oficial dentro da plataforma.

É basicamente como se fosse um vendedor oficial, você acaba tendo alguns benefícios ao registrar, ao reconhecer junto a Shopee a sua marca oficial.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal para as pessoas que preferem absorver o seu conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como registrar a sua marca dentro da Shopee:

O que é o portal de propriedade intelectual da marca Shopee?

Primeiro ponto, a gente precisa entender como funciona esse processo dentro da Shopee. E eu estou em um artigo da plataforma que explica tudo que envolve e ela começa com o seguinte: o que é o portal de propriedade intelectual da marca Shopee? É uma plataforma completa que visa proteger os interesses dos vendedores/proprietários de propriedade intelectual e manter a Shopee como mercado seguro e confiável para todos os usuários.

Esse portal está disponível apenas para vendedores selecionados no momento, onde os vencedores serão notificados se tiverem acesso. O portal de propriedade intelectual de marca permite registrar e enviar documentos de PI da marca para validar os direitos de propriedade da sua marca com a Shopee.

Enviar casos de violações de propriedade intelectual para investigação da Shopee. E por último, acompanhar e gerenciar todos os casos em andamento e passados.

Na verdade, ela já tem esse portal de propriedade intelectual, sendo o PI, ele é como se fosse o PPI do Mercado Livre na questão geral, como as questões de patente de marca, registro de foto e vídeo. Porém, ficam todos englobados dentro desse portal.

Se você tem a sua marca ou algum dia pretende ter, você precisa se registrar na Shopee, ou seja, você tem que dizer para a plataforma que é uma marca e gostaria de ser oficial dentro da plataforma.

Benefícios das marcas oficiais na Shopee

Quando se torna uma marca oficial dentro da Shopee, como eu já disse, você acaba tendo alguns benefícios que o vendedor oficial tem, basicamente os mesmos benefícios do vendedor oficial, as marcas oficiais também vão ter.

Um exemplo, os oficiais não têm taxa de antecipação, não é cobrado essa taxa, por exemplo. O vendedor oficial tem a transmissão por chat sem critério algum, se ele tem 1% de taxa de resposta de atendimento ou 100%, ele tem a transmissão por chat.

Então, sim, existem alguns benefícios e não somente esses. Mas, você tem acesso ao portal intelectual, você também tem acesso ao portal do PI da Shopee, onde você consegue fiscalizar outros vendedores que acabam utilizando seu produto.

Ou seja, eles copiam a sua marca, eles copiam a sua foto ou seu vídeo. Isso é muito importante se você tem a sua marca, se você quer ser oficial e se destacar na Shopee, você precisa não ser somente uma marca, mas uma marca oficial.

Como cadastrar a sua marca na Shopee?

Para registrar a sua marca na Shopee, você deve acessar o formulário de registro de marca. Ao lado direito, quando você acessar a DashBoard do vendedor, você vai encontrar as configurações do produto, clicando nela, você vai achar o formulário de registro de marca.

Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo
Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo

E aqui você irá preencher as informações que envolvem a sua marca, como o nome da marca, a categoria principal dela. Ah, Cauê, eu tenho uma marca mais eu trabalho em nichos diferentes, eu tenho o nicho de moda masculina, feminina e roupa infantil.

Não tem problema, porque você vai continuar vendendo nesses nichos, mas aqui precisamos colocar uma categoria. O que eu recomendo? Que você coloque a categoria que você tenha mais produtos.

Após definir o nome da marca e a categoria dela, você irá mandar exemplos de imagem do produto. Então, você tem até 10 imagens para colocar, você irá tirar foto do seu produto que mostre ele e a marca daquele produto, por exemplo, você vende carteira? Tira uma foto da carteira com o logotipo da sua marca estampado, você vende camiseta e nela tem o logotipo da sua marca? Você precisa mandar até 10 fotos comprovando que você tem produtos que envolvem a sua marca.

E abaixo, você irá colocar o logotipo da sua marca, depois o site da sua marca, você precisa de um e irá especificar o site da sua marca. Se em último caso, você não tiver site, você precisa colocar o Instagram oficial da sua marca, pode ser o site ou Instagram.

Informações adicionais do registro da sua marca na Shopee

Por fim, informações adicionais, fornecem qualquer outra informação sobre a sua marca que possa ser útil para a sua referência. Se você tem um registro da marca, você irá colocar todas as informações aqui.

De fato, sendo bem sincero, eu não tenho a certeza se você se torna um oficial na questão de marca na Shopee sem o registro. Todos os casos que vi, a pessoa tinha um registro da marca regulamentado e nesse espaço colocava todas as informações.

Mas, se você tem a sua marca e os produtos, e ainda não tem o registro, eu também acho que não custa nada você estar. Pode ser que a Shopee autorize e pode ser que não.

Uma vez que você preencheu todas as informações, você vai marcar a última opção, e ao marcar essa caixa, reconheço que a minha marca registrada está sujeita a aprovação da Shopee e será automaticamente revisada para sem marca nenhuma, caso não for capaz de atender aos padrões da plataforma.

Então, fazendo todos esses processos você vai conseguir registrar a sua marca dentro da plataforma. Uma vez que ela é registrada e a Shopee aceita isso, você meio que vira uma marca oficial dentro da plataforma.

Observando marcas oficiais na Shopee

E agora, eu irei mostrar alguns casos de marcas oficiais. Eu irei acessar o site da Shopee e logo abaixo na imagem você pode observar algumas marcas oficiais.

Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo
Como Registrar a sua Marca na Shopee Passo a Passo

Temos a Lovito, é uma marca oficial. Assim como a Cacau Show é uma marca oficial. Então, vamos pegar como referência a Lovito que é uma marca chinesa. Ela não é somente uma loja oficial, ela também é uma marca oficial dentro da plataforma, porque todos os produtos que ela vende vão com o logotipo dela.

O mesmo serve para a Cacau Show, todos os produtos que ela vende dentro da plataforma, envolve o nome Cacau Show. Então, temos que discernir essa diferença de loja oficial para marca oficial.

Leia também: Benefícios Importantes para Quem Está Começando na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e vou ficar por aqui, até a próxima.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!