Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee

Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 15 de fevereiro, 2023
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Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee

Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee
Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee

Cauê, de maneira algum meu produto vende na Shopee. No artigo de hoje, vamos abordar tudo que se refere a este problema. Então acompanhe até o final e não perca nada.

É muito comum um produto não se vender na Shopee. Mas, existem algumas maneiras de prever isso antes que aconteça, e também, existem algumas maneiras para corrigir isso.

O que eu quero dizer? Que antes mesmo de você ter esse produto em mãos ou investir nessa mercadoria, você consegue ter uma noção se aquele produto vai ser vendido com você.

Não é porque existe um vendedor X que venda muito aquele produto, e você vai vender muito aquele produto. Afinal, existem alguns aspectos que precisam ser considerados, por exemplo, você consegue ser competitivo na questão de preço? Você precisa ter essa ciência, antes mesmo de você investir na compra daquele produto.

Se você investe ou compra um produto de um determinado valor que você não vai ser competitivo na questão de preço, a probabilidade de você perder dinheiro com aquilo é muito grande. Então, existem técnicas e métodos que você aplica, estuda, analisa o mercado antes mesmo de investir naquele produto.

E a partir do momento que você investe naquele produto, você já tem algumas noções, volume de pesquisa e preço competitivo, basicamente são esses dois, aí você vai e investe.

Mas antes deste artigo excelente começar. Quero disponibilizar um excelente vídeo para aquelas pessoas que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O seu anúncio ou produto não vende na Shopee? Como resolver!:

Como identificar o erro que impede você de vender na Shopee

Cauê, meu anúncio ou produto não vende na Shopee, como resolver? Precisamos primeiro observar dois aspectos distintos que fazem toda a diferença.

O primeiro aspecto que vamos olhar é o pré-cadastro daquele produto, depois vamos observar como o seu anúncio está se comportando após cadastrar. E você vai entender, porque faz todo sentido.

Quando você anunciou na Shopee e passou-se um tempo. Ah eu cadastrei o produto a duas semanas e as vendas ainda não aconteceram, isso é normal? Sim, isso é normal, existem pessoas que conseguem começar a vender antes, mas, é normal.

É normal que nas primeiras semanas, principalmente, a forma que você gera exposição para os seus produtos seja mais a longo prazo. Então, primeiro ponto é ter essa noção, ter essa percepção que de fato, dependendo da forma que você gere exposição, as coisas vão demorar para acontecer.

Observe o Pré-cadastro na Shopee

Então o primeiro aspecto que precisamos observar é o pré-cadastro. Você precisa observar tudo que precisa ser feito antes de cadastrar um produto, como se fosse uma lista de check-in, e você possui essa lista e precisa dar certo conforme for fazendo a lista.

Validação do produto na Shopee  

Então o primeiro aspecto que fazemos é a validação do produto. Cansei de falar aqui no blog, continuo falando isso porque isso é extremamente importante.

Você precisa saber o quanto seu produto é procurado e o quanto você é competitivo na questão de preço. Validou o produto? Você vai marcar como realizado.

Cadastrar e otimizar o seu anúncio na Shopee

Qual a segunda parte? Cadastrar e otimizar o seu anúncio. Você precisa cadastrar o seu anúncio e não é somente fazer isso de qualquer jeito, precisa aplicar as técnicas que otimizam o seu anúncio.

Por exemplo, boas imagens, bom título, bom vídeo, boa descrição, precisa agregar valor a essa oferta, utilizar as ferramentas da central de marketing. Uma coisa que é muito importante é a avaliação, ter um produto com uma boa avaliação é extremamente importante.

E aqui, você já vai encontrar alguns erros no pré-cadastro. Caso você ainda não esteja vendendo na Shopee, pode ter certeza que na validação do produto você vai encontrar erros, seja no quanto ele é procura e o quanto você é competitivo, se estiver tudo certo.

Pode ser que o erro esteja em cadastrar e otimizar seu anúncio, aqui entra a parte de avaliação também dos seus produtos.

Pós-cadastro na Shopee

Se mesmo assim, está tudo certo, partimos para o pós-cadastro, ou seja, depois que você cadastrou seu produto, passou algumas semanas, você já consegue identificar onde está o seu possível erro.

Uma vez que você entende esse erro, você sabe solucionar, e essa é a maior dificuldade de quem começa vendendo na Shopee, possui um erro, mas não sabe como corrigir isso. A experiência vai te aperfeiçoando, conforme você vai ganhando experiência, você vai aprender a encontrar os erros, após isso, você sabe que precisa ser feito para corrigir.

Quando você não encontrar o erro, você acaba achando várias situações na sua cabeça que fala, pô, eu não estou vendendo por conta disso ou aquilo, isso são suposições que você acaba criando, que você acaba melhorando achando que o problema está naquilo e as vendas não acontecem.

Com isso, você vai desanimando, porque, de fato, você criou suposições e fez correções em cima disso. Se você soubesse analisar e identificar o erro, você iria trabalhar em cima desse erro.

O tempo que você perdeu solucionando problemas que não eram para ser solucionados, você passa a gastar tempo e energia resolvendo o que está impedindo você de vender.

Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee
Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee

O que precisa ter para acontecer a venda na Shopee?

Para uma venda acontecer, o que precisa acontecer antes? Você precisa ter um clique, a pessoa primeiro precisa clicar no meu anúncio e depois ela vai comprar ou não.

Para que esse clique aconteça, antes do clique precisa do quê? Exposição. Basicamente essa é a regra.

Então se você for parar para pensar, em modo geral, a nossa menor preocupação está nas vendas. Com isso, remetemos uma situação bem interessante, nós trabalhamos pela venda ou ela é uma consequência? Enquanto eu trabalhava pela venda, elas não aconteciam, a partir do momento que entendi que as vendas são uma consequência dela aconteceram.

Ou seja, as vendas são uma consequência do clique, e o clique é uma consequência da exposição. Então, no nosso ecossistema, qual a nossa prioridade? Gerar exposição.

Com a exposição, teremos os cliques, e com isso, passamos a ter as possíveis vendas. Então passaram-se algumas semanas, o que você precisa observar? A exposição dos seus anúncios.

Qual a taxa de conversão recomendada na Shopee? 

Existe um cálculo nas empresas consolidadas, empresas de renome, entenderam depois de muito estudo e pesquisa, que existe um cálculo mínimo. Se você estiver abaixo desse mínimo, você precisa fazer correções, se você estiver acima, não necessariamente o seu foco ou seu problema precisa estar ali.

Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee
Como Resolver o Problema de Não Vender na Shopee

Qual o padrão de taxa de cliques na Shopee?

O mercado diz que existe um número padrão, que ele fica em torno de 2%. Ou seja, se 3 mil pessoas visualizaram o meu anúncio e não clicaram, o mercado diz que 2% de quem visualiza precisa clicar.

Qualquer coisa acima disso, o problema não está ali, qualquer coisa abaixo disso, o problema está nisso. Então acho que já ficou muito bem claro para você, se você não tem vendas, qual a primeira coisa que vai observar? Se você tem cliques.

Ah, Cauê, eu tenho 30 cliques, se fizermos o cálculo, isso dá menos do que uma venda. Então o seu foco é gerar cliques, mas como eu gero cliques? Existem diversas maneiras para isso.

Como gerar cliques na Shopee 

Existem diversas maneiras para gerar cliques. Confira abaixo algumas maneiras:

  • Shopee Ads;

  • Facebook Ads;

  • Google Ads;

  • Ferramentas da Central de Marketing, ofertas oficiais, cupons oficiais, ferramentas de marketing.

Essas ferramentas são extremamente importantes para quem deseja ganhar relevância através do orgânico da Shopee.

Conforme você for melhorando a técnica de gerar exposição que você se propôs a aplicar, o que vai acontecer naturalmente? Você vai começar a ter cliques em busca, significa que quanto mais cliques você tiver, melhor está aquela exposição de anúncio que você propôs a fazer.

Mas, entende-se que isso requer tempo no orgânico, se você optou por qualquer ferramenta Ads, vai ter resultados em um curto espaço de tempo.

Lembrando que aqui no meu blog, tenho artigo que explico tudo sobre a Validação do produto na Shopee. Caso você tenha interesse, irei disponibilizar o link aqui abaixo para você acompanhar em seguida deste artigo: Como Validar Produtos na Shopee: Meu Método.

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado e agora consiga vender na plataforma. Encerro por aqui, e vou te esperar no assunto amanhã.

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