Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee

Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 25 de abril, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee

No feriado de sexta-feira, dia 21 de abril, infelizmente o sistema da Shopee não interpretou como um feriado. Ou seja, os pedidos que venceram na sexta-feira que não foram postados, eles tiveram o seu cancelamento automático.

Mas, Cauê, neste caso a culpa é da Shopee ou a culpa é dos vendedores? Fique comigo até o final deste artigo, porque você vai entender tudo que aconteceu e como resolver esse problema.

Como eu disse, infelizmente nesta última sexta-feira que foi feriado, dia 21 de abril, o sistema da Shopee não interpretou como feriado. Esse foi um problema pontual que aconteceu, normalmente isso não acontece.

De fato, não me lembro qual foi a última vez que tivemos um feriado e a Shopee não contabilizou como um. E a consequência disso é que tiveram vários pedidos cancelados automaticamente pela falta do envio.

Cauê, se foi feriado na sexta, os correios não abriram e nem as transportadoras foram retirar, o problema não é nosso, de fato, você está correto. Porém, o sistema da Shopee não interpretou desta maneira. Então, quem foi prejudicado tem solução, por isso, fique tranquilo.

Ah, Cauê, a minha taxa de comprimento ultrapassou os 8%, eu vou receber uma pontuação amanhã, o que fazer? Tem solução, pode ficar tranquilo. Afinal, esse erro é pontual que eu nunca tinha visto antes, isso não é culpa nossa, vendedor, foi um erro do sistema que precisamos notificar a Shopee com os pedidos que foram afetados, para que ela possa resolver os problemas.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Os pedidos cancelados automaticamente na Shopee no feriado do dia 21 de abril, como resolver:

O que é pontos de penalidade na Shopee?

O sistema de pontos de penalidade do vender na Shopee foi desenvolvido para ajudar você a alcançar máxima qualidade em diversos aspectos das vendas online, também conhecida como excelência operacional. Seu objetivo é garantir que a plataforma esteja com altos padrões de serviço.

Com ele é possível acompanhar o desempenho da sua conta e destacar quais áreas precisam de sua atenção, o que dá a você a oportunidade de corrigir essas falhas e manter sua loja em destaque.

Você começa a sua trajetória sem nenhum ponto de penalidade e só recebe caso haja alguma falha no ciclo de vendas. Ou seja, se você cumprir todos os prazos e metas, você vai continuar aproveitando todas as vantagens de vendedor que a Shopee oferece.

Para que você possa acompanhar todos os seus pontos de penalidade e o seu desempenho da conta, você deve acessar a opção “Desempenho da Conta” dentro da “Central do Vendedor”.

Como funcionam os pontos de penalidade na Shopee?

Todos os pontos de penalidade são contabilizados ao longo dos trimestres do ano, por exemplo, janeiro a março, abril a junho, julho a setembro e outubro a dezembro. E conforme sua loja recebe pontos de penalidade, você pode perder alguns benefícios oferecidos pela plataforma.

Penalidades indevidas na Shopee

Infelizmente, eu já adianto que não iremos conseguir recuperar esses pedidos. Ou seja, a Shopee mudou o status dele para que a gente possa enviar, uma vez que o canelado não tem mais como voltar.

Então, infelizmente, nisso não vamos conseguir resolver. Mas, de uma forma ou outra, você foi prejudicado por isso, tem solução.

Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee
Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee

Como você pode observar, hoje domingo, a minha taxa de não comprimento foi para 5.33%, não chegou a bater os 8%. Mas, tenho a convicção que muitos de vocês bateram mais do que isso e vai entrar uma pontuação.

Para quem já tem mais de 2, vai entrar uma penalização que quer queira ou não foi indevida. E por conta disso, precisamos sinalizar a Shopee através do ticket.

Eu não recomendo o chat, recomendo que você vá direto no ticket para que a Shopee possa corrigir isso. Se você não passou dos 8%, você vai fazer uma determinada ação, se você passou dos 8%, uma outra ação que você vai tomar.

O que fazer se sua taxa de não cumprimento não passar do recomendado na Shopee?

Então, no meu caso, eu não passei de 8%, o que eu irei fazer? Vou abrir um ticket diretamente ao Atendimento ao Consumidor Shopee. Você vai selecionar se você é um comprador ou um vendedor, eu sou um vendedor.

Qual o principal assunto da sua solicitação? Frete e entrega. Você vai colocar o nome do usuário e o e-mail, você vai selecionar um pedido que foi afetado e abaixo os demais. Então, se você teve um pedido afetado, você vai selecionar, se você tiver mais de um, selecione um pedido e em baixo você vai colocar pedido 2, pedido 3, pedido 4, e assim sucessivamente.

Na descrição, você vai descrever o que aconteceu, por exemplo, olá Shopee, sexta-feira, dia 21 de abril, foi feriado, por conta disso, os pedidos que vencerá, dia 21 deveriam ser estendidos e por algum motivo não foram. E os pedidos que eu informei aqui, foram cancelados automaticamente por falta de envio indevidamente, peço por gentileza que remova do meu histórico esses pedidos cancelados.

Infelizmente não tem como a Shopee mudar o status para que você conseguia postar, cancelou, infelizmente já era, não tem o que ser feito. Mas, o que podemos fazer é remover do nosso histórico esses pedidos que foram cancelados indevidamente.

Caso você precise carregar alguma imagem, algum arquivo, você pode clicar em “Fazer Upload” e enviar. A Shopee vai te responder, pode ficar tranquilo.

Recebi pontuações na Shopee com o ocorrido, o que fazer?

Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee
Como Resolver os Pedidos Cancelados na Shopee

Agora, se no seu caso ficou mais ou menos assim e você recebeu um ponto ou virou uma penalização, não iremos responder o chamado, não vamos abrir um chamado pela forma que ensinei.

Vamos clicar em “Por favor, verifique”. Em resumo dos pontos de penalidades, temos a opção de entrar com um recurso. Então, vamos entrar com um recurso, por que fazer aqui ao invés de fazê la? Por aqui a Shopee responde mais rápido e ela dá mais atenção do que o ticket.

Então, no seu caso é um pouco mais grave. Por isso, já vamos aqui e entrar com recurso, basicamente vai ser a mesma coisa do que a outra, você vai colocar todos os pedidos que foram cancelados e descrever as razões.

Como entrar em contato com a Shopee?

Por exemplo, olá Shopee, tudo bem!? Os pedidos que informei foram os pedidos cancelados devido ao feriado do dia 21 de abril, onde não deveriam ser computados como dia útil. E por consequência disso, alguns pedidos foram cancelados e afetaram a minha conta.

A Shopee vai analisar isso e na página que você abriu o recurso, você pode observar que tem recurso rejeitado, porque não foi devido a isso, mas caso dê tudo certo vai aparecer recurso aceito.

Sendo assim, a Shopee vai remover os pontos e tudo que impactaram devido a esse problema. Desta maneira, você vai conseguir resolver esse problema.

Vale lembrar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Problema ao finalizar a compra na Shopee. Caso você tenha o interesse e queira acompanhar após o término deste artigo, irei disponibilizar o link para você ficar por dentro de tudo: Shopee: Problema ao Finalizar a Compra

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido sobre esse conteúdo no site. Vou ficar por aqui, mas claro, quero lembrar todos que amanhã tem conteúdo novo no site, então não deixem de acompanhar e ficar por dentro de todo conteúdo.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!