Como Saber se fui Taxado no AliExpress?

Como Saber se fui Taxado no AliExpress?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 20 de abril, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Saber se fui Taxado no AliExpress?

Como Saber se fui Taxado no AliExpress?
Como Saber se fui Taxado no AliExpress?

No artigo de hoje vou ensinar uma maneira para você descobrir se foi taxado ou não no AliExpress. Caso você tenha feito uma compra e está com dúvidas ou até mesmo medo de ser taxado, hoje eu vou ensinar como você descobre isso.

Além disso, vou ensinar você que comprou um produto já passou um tempo e não consegue encontrar ele pelo aplicativo, onde ele está localizado. Iremos conversar sobre isso e muito mais, não perca nada então.

Lembrando que é muito normal que os pedidos internacionais demorem mais do que o previsto para chegar ao Brasil. Além de mostrar como anda a sua encomenda, o rastreio é muito importante para você saber se foi taxado ou não na Receita Federal.

Como rastrear pedidos do AliExpress

A plataforma do AliExpress até disponibiliza o status da encomenda, porém, eles não dão nenhum detalhe depois que ela é entregue para o Brasil. Infelizmente o rastreio não irá informar em quais cidades brasileiras o seu pedido já passou, por exemplo.

Para que você possa rastrear, é preciso observar isso em outro site ou aplicativo, confira abaixo o passo a passo.

  • Primeiro, entre na sua conta do AliExpress;

  • Depois você vai procurar por “Minha Conta”, no menu superior ao lado direito clique em “Meus Pedidos”;

  • Em seguida, vamos clicar em “Rastrear Pedido”, isso ao lado do produto em questão;

  • Você vai poder observar todos os detalhes do rastreamento no outro país. Mas, quando o seu pedido chegar no Brasil, é preciso que você faça o rastreamento pelo código de rastreio interno. Para isso, basta você copiar esse código, ele fica disponível ao lado direito da página.

Como Saber se fui Taxado no AliExpress?
Como Saber se fui Taxado no AliExpress?

Após ter copiado esse código de rastreio, está na hora de fazer a pesquisa em algum site ou até mesmo aplicativo próprio para o rastreamento das encomendas. E agora, eu irei citar alguns que você pode usar:

  • Os Correios, que estão disponíveis no próprio navegador.

  • O aplicativo Muambator, ele também é um navegador, assim como aplicativo para IOS e Android.

  • O Rastreio Fácil, aplicativo para IOS e Android.

  • E por último, o Melhor Rastreio, que é um navegador.

Após acessar qualquer site ou aplicativo que citei acima, basta colar o código de rastreio no campo de busca e confirmar. O site ou aplicativo irá mostrar todas as informações, seja onde o pedido está e por onde ele já passou.

Minhas importações no Correios

Eu recomendo que ao observar o seu pedido do AliExpress esteja no nosso território nacional, primeiro você consulte o rastreio no site dos Correios. Após inserir o código de rastreamento no site dos Correios pela barra de pesquisa, você pode cadastrar o seu produto na página “Minhas Importações”, isso faz parte da estatal, e atrelar a encomenda ao seu CPF.

Esse cadastro é extremamente importante, porque pela página das Importações, você pode observar se a sua encomenda foi taxada ou não. Caso aconteça o pior de tudo e você seja taxado na Receita Federal, seu pedido só será liberado após pagar o valor necessário. Nesse site você consegue observar também se o produto comprado teve ou não a taxa do despacho postal, que é de R$15.

Como acompanhar o número de rastreamento de várias encomendas do AliExpress

Outros aplicativos como o Muambator e o Rastreio Fácil podem ser muito interessantes após a mercadoria já ter passado pelo trâmite de possível taxação ou não.

Afinal, o grande diferencial deles é a possibilidade de cadastrar diversas encomendas e nomear todas elas, para que não tenha nenhuma confusão ou problema. Caso você esteja logado na sua conta, o código de rastreio vai ficar atrelado a sua conta e pode ser acessado com muita facilidade. Então, você não precisa voltar na plataforma da AliExpress para copiar o número toda vez que desejar observar o status do pedido.

Essa dica é muito útil principalmente para você, que costuma comprar muitas mercadorias ao mesmo tempo. Ela também vale para todas as compras dentro do Brasil.

Outros aplicativos para acompanhar seu pedido na AliExpress

Existe um outro aplicativo, inclusive brasileiro, que você consegue acompanhar seu pedido, desde a saída do vendedor até a sua casa. Eu irei disponibilizar o link aqui para você poderem acompanhar todas as informações do pedido: Site para Rastrear os Pedidos

Para você acessar é um site que rastreia os pedidos internacionais, site brasileiro como eu disse. Então você vai colar o código de rastreio e ele já irá informar todas as informações do seu pedido, por onde ele passou e onde ele está.

Mas, como eu sei se fui taxado nesse aplicativo? Basta você ir em “Histórico Completo”, ele vai mostrar o passo, desde quando saiu da China até chegar no Brasil.

Por exemplo, o meu produto saiu da China dia 15/3 e no dia 30/3 já estava no Brasil. E no dia seguinte foi encaminhado para a fiscalização aduaneira. Quando isso aparecer para você, pode sentar e rezar, porque lá vem a bordoada.

Você foi taxado, e depois vem o aguardando pagamento, você pode pagar por cartão de crédito ou boleto. A última vez que eu paguei eu não tinha cartão, só tinha boleto. Então paguei o boleto, demorou dois dias e depois compensou.

Infelizmente eu não sei qual o prazo máximo, deve ser de 2 a 3 semanas que você pode pagar, depois já era, o pedido é cancelado e eles mandam de volta. Então, fique ligado a isso.

E no 9/4 eu recebi o produto, isso até que veio rápido depois que paguei a taxa. Então é por aqui que você consegue saber se foi taxado ou não.

Como eu pago a taxa de importação?

Mas, quando aparece a opção de aguardar o pagamento, como que faz para pagar essa taxa? Pelo site dos correios você consegue. Caso você entre no site e ainda não tenha uma conta, você vai clicar em “Cadastrar”, colocar seus dados e realizar seu cadastro.

Se você já possui uma conta nos Correios, você vai colocar seu usuário e senha e terá acesso à parte de pagamentos dessas taxas. Então, você vai ver que vai ter a opção de pagar, por lá você também pode abrir uma disputa.

Mas, não recomendo abrir disputa, normalmente eles taxam mais caro ainda. Eu recomendo que você já clique em pagar e final de assunto.

Como saber se não fui taxado?

Quando a sua encomenda não é taxada, indo no histórico completo, ele irá aparecer como Recebido pela empresa de entrega local. Então, é bem mais simples, você não precisa ir em lugar algum, eles mesmo liberam.

Espero que eu tenha ajudado você a acompanhar o seu pedido, e o passo a passo de como saber se você foi taxado ou não. Muito simples, você pega o código de rastreio, coloca no site e vai ver se foi taxado ou não.

Se você não foi taxado, ótimo. Mas se for taxado, basta seguir o procedimento bem simples e fácil que ensino logo acima, que você vai conseguir pagar e receber seu produto.

Vale ressaltar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Como funcionam as métricas do Shopee Ads. Após o término deste artigo maravilhoso, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar também: Como Funcionam as Métricas do Shopee Ads

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado desse novo conteúdo e aprendido um pouco mais sobre o assunto de taxação no AliExpress. Vou ficar por aqui, mas claro, não se esqueçam que todos os dias tem artigo novo no site, então não deixem de acompanhar todos e ficar por dentro de tudo.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!