Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee

Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 6 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee

Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee
Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee

Recentemente a Shopee fez uma mudança nos vendedores indicando que ela acabou não divulgando. Essa mudança é específica para quem já é vendedor indicado, ou seja, ela implementou uma nova métrica para você se manter no vendedor indicado. E isso pode fazer a diferença a partir de hoje.

Se você ainda não é vendedor indicado, essa nova métrica não é o critério para que você seja um. Mas a partir do momento que você se torna um vendedor indicado, essa métrica pode manter você e como pode te tirar.

E a métrica da qual estou falando é a Taxa de Cancelamento. Sim, essa taxa de cancelamento pode tirar você do vendedor indicado. Por padrão você não pode passar dos 8% dessas taxas, caso passe será penalizado. 

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre As mudanças para se manter como um vendedor indicado dentro da Shopee:

  

Como funciona o vendedor indicado?

Para sinalizar que você é um vendedor indicado da Shopee, os seus produtos serão marcados com um selo exclusivo, garantindo a qualidade de seus produtos e serviços. O próprio nome selo já diz tudo. Ele trata-se de uma indicação direta da plataforma para a sua loja, dando mais confiabilidade para a sua loja.

O selo é a prova de que você conseguiu um excelente desempenho na plataforma, o que te garante posicionamentos muito melhores nos seus anúncios.

Nova regra de taxa de cancelamento na Shopee

Agora para você se manter como vendedor indicado, você precisa ter uma taxa de cancelamento menor do que 2%. Ou seja, se você se manter abaixo de 2%, você continua sendo vendedor indicado e você não recebe nenhuma penalização.

Você ultrapassou os 2%, por exemplo, você bateu 4% de taxa de cancelamento nesta semana, você perde o selo de vendedor indicado e todos os benefícios, mas você não é pontuado, porque não ultrapassa os 8%. E isso tem um lado muito positivo, como também tem um lado muito negativo.

Então você vai entender quais são os pontos positivos e quais são os pontos negativos. Principalmente para quem é novo na Shopee e quer ganhar o seu mercado, tenha a certeza que com essa nova regra vai ter muito vendedor top perdendo o selo de vendedor indicado. Se eu bater 2% ou mais eu já perco o vendedor indicado.

No caso eu preciso estar no máximo a 1.99%, porque aqui não é igual ou menor igual a 2, é menor do que 2. Então na semana passada eu mesmo perdi o meu selo de vendedor indicado, porque eu bati 3.87% e só aqui eu descobri que a Shopee tinha acrescentado isso. 

Nova métrica para se manter no vendedor indicado da Shopee

Se você não é um vendedor indicado, nunca foi, para você conseguir ser indicado, você não precisa dessa taxa de não comprimento. Agora, uma vez que você seja indicado, para se manter acrescenta a taxa de não comprimento.

Então eu passei em todas as métricas, exceto na de não comprimento. Basicamente essa é a mudança. 

Agora, queria conversar com vocês que a partir de agora terão muitas oportunidades, porque para você vender em alta escala e não ter uma taxa de não comprimento abaixo de 2%, é muito difícil. A sua operação precisa estar impecável, você não pode ter um furo de estoque, você não pode ter a falha de esquecer uma leva, enfim, precisa ser impecável.

Impactos da nova métrica na Shopee

E quanto mais você cresce, mais difícil é tornar uma operação impecável. Então para os vendedores bons se manterem no vendedor indicado de 2 ou 1, ou eles vão precisar deixar a operação impecável ao ponto de praticamente não ter erros, ou irão precisar diminuir a sua quantidade de vendas para não ultrapassar os 2% de atraso.

E para diminuir a sua quantidade de vendas, ele vai precisar aumentar o seu valor. Principalmente quando falamos de uma Spike Day, imagina você vender 10 mil pedidos e ter uma taxa de não comprimento abaixo de 2%. Isso é muito difícil mesmo, tanto é que é uma parte que me preocupou muito e a partir de agora eu estou alinhando algumas coisas dentro da empresa.

Para quem está começando agora ou está fazendo as suas vendas por dia, isso vai beneficiar você demais, muito mesmo. Porque é aquilo que eu falei, nem todos os vendedores vão conseguir se manter dentro desses parâmetros e uma vez que não conseguem ela deixa de ganhar o vendedor indicado.

Ou seja, ela já vai perder o posicionamento da Shopee, os benefícios e um deles é a antecipação, e quando você vende muita escala, a antecipação é fundamental. Então pode juntar uma bola de neve para quem não se cuida.

Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee
Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee

Mudança para vendedores iniciantes e experientes na Shopee

Então você que está fazendo suas 50, 60 ou até 70 vendas, ou você mesmo que sabe agora a oportunidade para você crescer vai ficar muito melhor, se atente para que quando você chegar lá, você não passe por esse problemas.

É muito importante que, organização cada vez mais, agora mais do que nunca é fundamental usar o método PDCA, que é o método de desenvolvimento contínuo. Porque para manter abaixo de 2% em alta escala, até fazendo 200 pedidos por dia não é tão difícil.

Agora mais do que isso, já vai se tornando cada vez mais difícil você se manter dentro desse parâmetro e principalmente como eu disse em uma Spike Day, sinceramente é muito difícil você fazer 10 mil vendas e não ter uma taxa de não comprimento de 2%.

Então se você faz isso precisa se organizar, se você não faz isso você vai perder o vendedor indicado. E você que está começando ou o pequeno que começou a algum tempo, começou a crescer dentro da plataforma, isso irá te beneficiar muito.

O que preciso para tornar um vendedor indicado?   

A plataforma da Shopee usa como pré-requisitos o bom desempenho na plataforma. Isso garante a todos os vendedores a maior igualdade nessa grande disputa. Afinal, o foco desse selo está em vendedores que estejam em um estágio um pouco mais profissional de vendas.  

O desempenho dos vendedores é medido da maneira justa, correta e transparente. Sendo assim, é necessário o cumprimento dos seguintes critérios para se qualificar para o Programa de Vendedores Indicados: 

  • Ser um vendedor CNPJ;
  • Participar do programa de frete grátis extra da Shopee;
  • Possuir uma quantidade de vendas de 30 ou mais pedidos nos últimos 30 dias;
  • Possuir uma loja ativa a mais de 3 meses;
  • Possuir 10 ou mais clientes únicos nos últimos 30 dias;
  • Possuir 2 ou menos pontos de penalização;
  • Possuir uma taxa de responsabilidade maior ou igual a 60%;
  • Possui uma avaliação da loja maior ou igual a 4,5.

Como ver as suas estáticas e benefícios do vendedor indicado

Na sua Central do Vendedor da Shopee, você consegue chegar ao seu status de vendedor indicado e acompanhar as suas estáticas que darão esse selo e os benefícios. O algoritmo da plataforma posiciona e dá um grande destaque aos vendedores que cumprem os requisitos que eu citei acima. Ou seja, esse selo e o seu rendimento são consequências da grande gestão da Shopee.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como ser um vendedor indicado da Shopee passo a passo. Após o término deste artigo maravilhoso, irei disponibilizar o link deste outro artigo também: Como ser vendedor indicado da Shopee Passo a Passo

E por hoje é isso meu empreendedor(a). Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre essa nova atualização surpresa da Shopee e que você não tenha descoberto ela assim como eu descobri. Fico por aqui e não esqueçam de acompanhar o novo artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Como se Manter Como Vendedor Indicado na Shopee”

Carla Evanil

Ola! por favor me tire uma duvida. Caso eu perca o selo de vendedor indicado eu tenho como voltar a ser novamente ? O que eu preciso fazer e em quanto tempo eu volto a ser, caso isso seja possivel?

Caue Oliveira

Opa Carla! 🙂

Quando sua loja voltar a bater os parâmetros para ser indicado, automaticamente você volta para o programa.

Anteciosamente,
Caue Oliveira.

error: Content is protected !!