Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express

Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 1 de maio, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express

Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express
Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express

Eu vi que tem muitos vendedores interessados em se tornar ponto de coleta da Shopee Xpress. Então, eu busquei essas informações para compartilhar aqui para você, para que você possa entender tudo.

Mas, primeiramente eu gostaria de disponibilizar o link para você acessar a página para cadastro do ponto de coleta: Link para Cadastro nos Pontos de Coleta da Shopee Xpress

E neste artigo, eu irei realizar o cadastro para ver até onde eu consigo ir, porque eu não sei se vou ter todas as informações que vão ser solicitadas na página. Mas eu já irei mostrar mais ou menos para todo mundo como funciona.

O seria um ponto de coleta da Shopee?

Antes de iniciarmos o artigo e ensinar para todos como ser um ponto de coleta, eu preciso explicar o que é um ponto de coleta. Podemos dizer que é qualquer tipo de estabelecimento comercial que possui um espaço disponível para receber as mercadorias, armazenar elas e realizar a entrega das mercadorias de lojas virtuais.

Além disso, eles se responsabilizam por receber eventuais produtos de devolução e reembolso das mercadorias para troca. Ou seja, é possível receber e devolver as mercadorias por esse modelo, do qual todos os tipos de estabelecimentos podem participar.

E lembrando que os produtos que você vai receber são todos protegidos por apólices de seguro. Com isso, se você for assaltado, não irá precisar se preocupar com absolutamente nada, já que todas as mercadorias vão estar cobertas.

Como funcionam os pontos de retirada da Shopee?

Realizar o cadastro na plataforma é extremamente fácil e rápido, basta acessar o aplicativo ou o site da plataforma e colocar o número de telefone válido, após isso você vai receber um código por SMS, insira o código no campo, crie um nome de usuário e sua senha e pronto, o seu cadastro está feito.

A plataforma da Shopee realiza suas entregas pelos Correios, esse é o seu principal método de entrega que pode ser o Sedex ou PAC. Além disso, ela também disponibiliza a possibilidade comprar fornecedores locais e receber suas mercadorias muito mais rápido diretamente do Brasil.

Pré-requisitos para se tornar um entregador na Shopee

Confira abaixo os pré-requisitos para se tornar um entregador:

  • Ser maior de idade.

  • Possuir uma moto, carro ou van.

  • E possuir carteira de motorista.

  • E por último, preencher uma ficha de inscrição no site.

Lembrando que antes de você começar a dirigir e entregar as mercadorias, você vai passar por alguns treinamentos.

Como se cadastrar para tornar um ponto de coleta da Shopee 

Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express
Como ser um Ponto de Coleta no Shopee Express

Então, você clica em torne-se um parceiro da Shopee, eu tentei usar o login da minha conta de vendedor e comprador na Shopee, mas deu erro. Então, eu não consegui usar esse login.

Ou seja, você vai precisar clicar em cadastrar, em seguida você vai colocar o seu e-mail e selecionar o campo que concorda com os termos de serviço e política de privacidade, depois vamos clicar em próximo.

Após clicar em próximo, vai pedir para você inserir um código do mesmo jeito que aparece na tela. E depois, vai ser outro código que foi enviado para você no seu e-mail, após pegar o código você insere ele e clica no próximo.

Agora, você vai precisar definir uma senha para a sua conta e clicar em cadastrar. Feito isso, você terá finalizado o cadastro da sua conta perfeitamente. Você será redirecionado para a página onde mostrar a sua conta, como seu perfil e suas contas bancárias.

E aparecerá uma mensagem dizendo para você se dedicar por alguns minutos para concluir a verificação antes de se tornar um parceiro da Shopee.

Formulário de informação para verificação na Shopee

Você clicando em Iniciar que aparece na mensagem que mencionei acima, você será direcionado para a página onde vai selecionar o seu tipo de usuário. Só irá aparecer uma opção, que é o ponto de serviço, e abaixo diz que é uma lista de documentos. Confira:

  • Documento, foto contendo o número do CPF.

  • Selfie sua segurando o seu RG ou CNH.

  • Foto da fachada do comércio.

  • Foto da rua em frente ao comércio.

  • Foto dentro do comércio.

  • E uma foto da área de armazenamento.

Clicando em próximo, vão pedir para que você adicione nome completo do dono, o seu CPF, número de telefone para contato, seu e-mail, e abaixo você vai adicionar o documento de identidade, frente e verso.

É importante saber que você só vai poder enviar nos formatos JPG, JPEG e PNG. E a imagem não pode ter mais de 20 MB.

Mas abaixo, você vai precisar inserir uma foto segurando a frente do seu documento e outra segurando o verso do documento.

Informações do ponto de serviço na Shopee

Agora, vamos para as informações do ponto de serviço, o nome legal do seu comércio, por exemplo, se você é MEI, qual seria o seu nome completo e ao lado o seu nome fantasia. Depois o seu CNPJ, inscrição estadual, municipal, CNAE, o número do provisório de nota fiscal eletrônico, série do provisório de nota fiscal eletrônico, lote do provisório de nota fiscal eletrônico, o seu estado/cidade/bairro e CEP.

Ao clicar para selecionar o seu bairro, etc. Você vai observar que irão aparecer as quatro opções para selecionar. Basta você selecionar uma e clicar ao lado para selecionar as outras.

Depois o nome da rua, número do local, complemento, número comercial, isso seria o tamanho disponível que você possui dentro do seu comércio para poder armazenar as coisas. Então, você precisa colocar quantos metros quadrados possuem disponível.

Em seguida, você vai colocar o tempo operacional, os dias e horários que sua loja ficará aberta. E mais abaixo, é onde você vai adicionar as fotos da loja, a foto da fachada do comércio, foto da rua em frente ao comércio, foto dentro do comércio, foto da área de armazenamento.

Informações adicionais necessárias na Shopee

Mais abaixo, temos as informações adicionais necessárias. O modelo de contribuição, está falando se você é um empreendedor individual, uma empresa ou um conglomerado de empresas. Já operou como PUDO em outra empresa, isso seria serviços de coleta, se você já trabalhou para o mercado envios, pegaki.

Depois, você tem acesso à internet, se você tem acesso a um computador/laptop ou celular, você está disposto a exibir itens promocionais em seu local, sua empresa é uma empresa cultural, sua empresa é optante do Simples Nacional.

Essas são as últimas informações que você precisa selecionar. Após terminar de preencher tudo certinho, você vai marcar a opção que leu e concorda com o Shopee do Ponto de Serviço em termos de uso e política operacional e clicar em enviar.

Eu não irei preencher, porque eu nao pretende ser um ponto. Mas, compartilhando essas informações, todos que estão interessados vão saber o que é solicitado para ver se você está apto a conseguir se tornar esse ponto de coleta na Shopee.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Como funcionam os pontos de coleta da pegaki na Shopee. Então, caso você tenha interesse em ler esse artigo, irei disponibilizar o link para que você possa acompanhar e ficar por dentro de tudo: Como Funcionam os Pontos de Coleta da Pegaki na Shopee?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que vocês tenham gostado e aprendido como se tornar um ponto de coleta da Shopee Xpress. Vou encerrar esse conteúdo hoje por aqui, e claro, quero lembrar você que todos os dias tem conteúdo novo no site, então não esqueçam de acompanhar e ficar por dentro de tudo.

2.2/5 - (126 votes)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!