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Como Validar Produtos na Shopee: Meu Método

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 13 de dezembro, 2022
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Como Validar Produtos na Shopee

Como Validar Produtos na Shopee: 
Como Validar Produtos na Shopee:

No artigo de hoje irei ensinar o Meu método de validação de produto e além disso irei compartilhar a minha planilha que uso no meu dia a dia que uso para fazer as validações.

O que seria a validação do produto? Trata-se de um processo pelo qual é avaliado o potencial de aprovação de uma ideia no mercado, antes mesmo do seu desenvolvimento. O propósito por trás desse teste é muito simples: identificar todas as necessidades e os desejos dos consumidores com os produtos que você pretende lançar e oferecer dentro do seu e-commerce.

Mas antes de você acompanhar este artigo maravilhoso, irei disponibilizar um vídeo que tenho no meu canal para aquelas pessoas que preferem absorver um conhecimento melhor de uma forma diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre O meu método de validação de produto:

O que seria a validação do produto?

A única forma eficaz de validação é observar o seu cliente interagir com o seu produto ou até mesmo o seu serviço. Entender isso é muito importante, então irei explicar melhor para você.

Observar a interação é um estudo antropológico. Requer a habilidade de analisar e registar todos os dados sobre o que aconteceu nos relatórios específicos. Pode acontecer de você estar no mesmo cômodo que a pessoa observada, e talvez você consiga observar a pessoa enquanto ela caminha dentro da loja física, mas pode ser que você apenas esteja analisando os dados sobre cliques feitos dentro do seu produto. Vale lembrar que não importa a fonte dos dados, desde que você observe o real comportamento. Não a intenção e nem a opinião da pessoa, apenas o seu comportamento frente a uma situação que envolva o seu produto.

Obviamente, você só terá lucros se estiver observando comportamentos de pessoas que fazem parte do seu público-alvo ou que já são seus clientes. Se você está fazendo um produto para moda feminina, a validação não faz sentido se você observar o comportamento de alguém que só vende sapatos masculinos.

Cuidado com os B2B

Da mesma forma para negócios B2B. Se você faz algum produto para o departamento de RH com uma quantia de 50 pessoas, o fato de uma única pessoa do RH de uma empresa muito menor usar o seu produto com sucesso não irá contar para a sua análise. Isso é muito difícil, eu sei. Já presenciei pessoas que cometeram o erro de validar hipóteses equivocadas baseado em feedback de clientes que não eram o público-alvo ou persona.

E por último, o elemento chave para fechar esse conceito da validação de produto, você precisa entender que para validar uma hipótese, a interação precisa ser de uma pessoa com o seu produto ou serviço. Você precisará ter um produto ou um serviço mínimo pronto para mostrar, mesmo que seja um MVP. Se você não colocar algo na frente de uma pessoa para que ela possa interagir, basicamente é impossível que você observe qualquer comportamento agregador para validar ou invalidar a sua hipótese. 

Como Validar Produtos na Shopee
Como Validar Produtos na Shopee

E lembrando que há sempre uma nuance no produto, no contexto ou na pessoa, que pode ser deixado passar, a não ser que haja alguma interação genuína, nas grande e pequenas coisas.

Para fechar isso tudo e facilitar um pouco mais a vida de vocês, irei deixar uma lista rápida do que não pode ser considerado validação do produto:

Lista do que não é considerado validação de produto:

  • Conversar com um amigo ou amiga sobre as visões dele a respeito de seu produto ou serviço; 
  • Perguntar para alguém de outro mercado o que funcionou no negócio dele ou que não deu certo;
  • Conversar com um cliente sobre o que ele pensou do seu produto ou seu serviço;
  • Formulários de pesquisas;
  • Eventualmente fazer alguma venda (provavelmente polêmico);
  • Seu chefe dizer que é uma boa ideia aquilo;
  • Grupos focais;
  • Seus colegas ou amigos dizerem que é uma boa ideia;
  • E por último entrevista com clientes.

A importância da validação de produtos na Shopee

Para alguns que me acompanham há um tempo, sabe que a validação do produto é 60% do seu sucesso, sem essa validação você não terá um norte, não saberá se aquele produto vai ser um campeão de vendas e somente com esta validação, você vai ter a total certeza. E no artigo de hoje irei ensinar o meu método de fazer essa validação, onde você irá validar sem precisar comprar este produto. 

Minha planilha de validação de produtos na Shopee

Irei compartilhar com vocês a minha planilha de validação de produto, na verdade ela é uma parte da validação de preço, o volume de pesquisa e ensino em um outro artigo. 

Irei disponibilizar o link de um artigo aqui no meu blog onde falo um pouco mais sobre O volume de pesquisas, após o término deste artigo, se despertar o seu interesse, o link estará aqui embaixo: Como Validar Produto Sem Estoque na Shopee – Guia Completo

Basicamente como eu já havia falado a validação do produto é 60% de todo o aspecto que vai transformar ele em muitas vendas, mas sem essa validação do produto você até pode conseguir, mas vai ser no escuro.

A validação basicamente irá te dar a garantia, então o quanto aquele produto é procurado e o quanto você é competitivo na questão de preço, sem isso a chance de você vender na Shopee pode diminuir bastante.

Vou deixar a minha planilha de validação de preços que eu uso diariamente aqui: Planilha Exclusiva Para Validação de Preço.

Usando esta planilha você terá o lucro 100% assertivo e atualizado, você poderá verificar o preço de compra e poderá validar o seu produto sem ter estoque.

Como utilizar minha planilha de validação de produtos na Shopee

Como Validar Produtos na Shopee
Como Validar Produtos na Shopee

Antes de qualquer coisa eu irei citar duas coisas importantes, que é a sua comissão da Shopee, se você paga 20% ou 14%, já a segunda é se você paga imposto, caso pague irá colocar a porcentagem mais ou menos deste valor. E se caso você não pague pode deixar o campo limpo.

Então digamos que eu esteja validando um biquíni, você irá colocar o total do volume de pesquisas.

Como calcular o preço médio de venda de produtos na Shopee 

Eu irei fazer uma pesquisa de mercado, acessando a Shopee e procurando por biquíni, irei ver o preço médio com base naquele meu produto. Se caso seja um biquíni asa delta eu irei me basear nele.

Mas como o meu biquini é um básico, o preço dele está entre R$14,99 e R$20,00. Automaticamente já ia me dar um preço médio de venda. Ou seja, ele iria somar o menor valor com o maior e dividir por dois, e ele deu uma média para vender por R$17,50.

Caso você queira vender por outro valor, seja maior ou menor, basta remover a fórmula e coloque o preço que você deseja. Ao lado você irá colocar o insumo, quanto você irá gastar, por exemplo, com fita, com folha, tinta, enfim. E a porcentagem de lucro desejada, se você quer ganhar 15%, 20%, etc.

Como calcular o preço médio de compra de produtos para venda na Shopee

Ao lado direito ele irá trazer mais ou menos as informações que eu preciso. Então vendendo a R$17,50.

Irei pagar R$0,70 centavos de imposto, R$3,50 da taxa da Shopee e irei lucrar R$2,62 com base no 15% de lucro que eu desejei. Para conseguir isso tudo eu preciso comprar este biquíni por até R$10,37, preciso encontrar até este valor. Agora, caso você encontre abaixo deste valor, a sua margem de lucro aumenta e seu lucro em real também aumenta.

Estratégia alternativa para produtos já validados na Shopee 

Como Validar Produtos na Shopee
Como Validar Produtos na Shopee

Uma outra estratégia é utilizar quando eu valido algum produto e quero começar a vender, basicamente eu diminuo a minha margem. Mas, por outro lado, você pode colocar um preço muito mais barato que todos e diminuir a sua margem de lucro. Então conforme as vendas começarem a aumentar, eu irei ver maneiras de diminuir o meu custo e aumentar o meu valor.

E por hoje é só isso empreendedor. Espero ter ajudado vocês com a minha planilha e espero que tenham gostado, fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.  

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