Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads

Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 29 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads

Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads
Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads

Cauê, de fato, eu consigo escalar as minhas vendas sem utilizar o Shopee Ads? No artigo de hoje eu vou te explicar para você que sim, é possível você escalar suas vendas sem nenhum tipo de investimento.

Como também, vou explicar como isso funciona, como fazer isso, e principalmente que você entenda alguns conceitos importantes para você conseguir escalar as suas vendas na plataforma.

A maioria das pessoas acha que não conseguem escalar suas vendas sem utilizar o Ads, você consegue? Sim, é super possível. Mas, não é de qualquer maneira que você vai conseguir fazer isso e ter resultados.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo maravilhoso para aqueles que preferem absorver o conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como vender mais sem utilizar os anúncios pagos da Shopee:

Qual o intuito do Shopee Ads?

Antes de mais nada, será que consigo escalar as minhas vendas sem ter a necessidade de nenhum tipo de investimento por trás? Sim, você consegue. Porém, antes de entrarmos nesse assunto, eu preciso contextualizar uma coisa que acontece muito.

Existe um tabu, que as pessoas acreditam que o Ads é para você perder dinheiro e escalar as suas vendas, ou seja, você vai investindo no Ads, as vendas vão acontecendo, porém, as vendas não pagam o Ads, mas ao longo prazo essas vendas vão te posicionar.

A maioria das pessoas acredita que o Ads é isso, e, na verdade não é bem assim. O intuito do Ads é te tornar lucrativo desde o começo, não significa que seja do primeiro dia, depois que você passa a otimizar seu Ads, ele passa a ter retorno para você.

Então se você investe X valor e volta esse valor mais o lucro, você está tendo retorno. E muitas pessoas acham que o Ads é para perder dinheiro, que você investe e as vendas não tem que pagar.

Se o Ads está sendo assim para você, não utilize ele mais, para nesse momento. Afinal, você precisa aprender a otimizar ele para ser lucrativo para você.

Porque o Ads tem dois objetivos, ele te deixa lucrativo desde o começo e ele te posiciona no orgânico rapidamente, ou seja, mais rápido do que sem ele.

Validação do produto na Shopee

Primeiro ponto, aquilo que sempre falo aqui antes de fazer qualquer coisa, gastar tempo, energia, investir, você precisa fazer a validação do produto.

Você precisa saber o quanto ele é procurado, e principalmente o quanto você é competitivo na questão de preço. Porque, uma vez que esse produto for validado, tudo que você fizer depois, cedo ou tarde, você vai ter resultados.

Existem estratégias que vão te dar resultados mais rápidos, e existem outras que precisam de um certo tempo para começar a funcionar. Mas, sem a validação do produto, de nada vai adiantar.

Processo para começar a vender na Shopee

Vejo que muitas pessoas começam a escalar suas vendas de um determinado produto 100% orgânico, ou seja, sem utilizar investimento nenhum. Simplesmente eles cadastram o anúncio, fazem todo o processo básico para que aquele produto venda.

E com isso, encontrei algumas características bem semelhantes, teve produto que a pessoa cadastrou e em questão de 10 dias, ele já estava tendo vendas esporádicas, e o que seria isso? É você ter venda aqui e outras ali, esse é o processo de três a escala de uma venda.

Produtos com vendas esporádicas na Shopee

Os produtos que começaram a ter vendas esporádicas, foram aqueles que tinham uma média de pesquisa por mês entre 10 mil a 20 mil. Agora, os produtos que demoraram mais para ter vendas esporádicas, eles estavam acima de 50 mil pesquisas por mês.

Produtos com menor procura na Shopee

E olha que interessante, tinha um volume de pesquisa relativamente baixo e uma menor concorrência, ou seja, os produtos que não são de grande procura tendem a ter uma menor concorrência.

Por consequência disso, quando você trabalha com um preço muito competitivo, você acaba tendo maior visibilidade do que produtos com uma maior procura. Isso funciona ao contrário aqui.

Esse produto que está na faixa de 10 a 20 mil pesquisas, você tem uma maior facilidade para começar a vender, porém, a escala dele vai ter um limite, porque quanto menor for o volume de pesquisa daquele produto, menor é a escala.

Produtos com maior procura na Shopee

Os produtos com maior procura, já é ao contrário, a pessoa tem uma dificuldade maior para começar a vender, ela precisa de mais tempo para começar a trazer resultados, porém, a escala dela fica muito mais fácil.

Isso é simplesmente teste, vamos aprendendo e cada vez mais entendendo para encontrar maneiras mais rápido e fácil para crescer na plataforma.

Palavras-chave específicas na Shopee

Quando falamos de 10 a 20 mil pesquisas por mês, são palavras específicas, por exemplo, eu trabalho com blusa suede, se eu pesquisar somente por blusa, vai ter mais de um milhão de pesquisas.

Agora blusa suede não, então o volume não tem que ser com palavras amplas e sim o mais específico. Porque se você for ampla, vai aumentar significativamente.

Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads
Como Vender Mais Sem Usar o Shopee Ads

Como funciona o orgânico da Shopee

Agora que você entendeu esse conceito, quando falamos de vender no orgânico, simplesmente só nele, precisamos entender o sentido disso e entender que tudo é no longo prazo.

Você precisa ter o discernimento e entender que por mais que todos os dias dê o seu melhor para que aquilo aconteça, o resultado não é tão imediato assim. Com isso, as pessoas ficam com um sentimento de que está trabalhando todos os dias e não está tendo resultados.

Isso é uma consequência de muita coisa que você fez, às vezes o resultado está na sua frente, mas, ele não está visível para você. Você precisa se dedicar não tendo um resultado de imediato, o orgânico funciona assim.

Isso é importante para que você não se frustre, se você já sabe que vai trabalhar durante um período dando o seu melhor para colher no futuro, a chance de você desistir é muito menor do que a pessoa que não tem esse conhecimento.

Trabalhe com produtos de alta e baixa procura na Shopee

Eu recomendo que você procure trabalhar com produtos de alta e baixa procura, como eu já disse, os produtos com uma baixa procura, você consegue iniciar a fase das vendas esporádicas mais rápido do que o produto de alta procura.

Porém, quando os dois chegam na segunda etapa, sendo o processo de ter vendas todos os dias, de fato, produtos que têm mais procura, eles tendem a ter mais vendas do que aqueles que não.

Cadastre o produto e otimize seu anúncio na Shopee

Depois você precisa cadastrar o produto e otimizar o anúncio, você precisa aprender a fazer isso. Então aprender a fazer uma capa, como utilizar boas imagens, como fazer uma boa descrição, como gerar benefícios para os seus clientes, enfim. Você precisa saber isso.

Maneiras para gerar exposição na Shopee

Agora, precisamos gerar exposição para seus anúncios, existem algumas maneiras para fazer isso, é óbvio que você não vai conseguir atingir grandes volumes, porque é um trabalho que exige paciência e dedicação.

Uma dessas maneiras é impulsionar os seus produtos na página do catálogo dos seus produtos, e depois clicar em impulsionar agora, com isso, ele vai ficar 4 horas com uma visibilidade maior, isso não é muita coisa, mas isso ajuda.

Essa é a primeira ferramenta gratuita que você pode utilizar para gerar exposição de forma gratuita. A segunda maneira, é utilizar a recompensa de seguidor, ela serve basicamente para as pessoas seguirem a sua loja.

Leia também esse artigo: Aumente sua Exposição Usando o Shopee Ads

E por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que tenham gostado desse assunto. Encerro por aqui, e não se esqueça de acompanhar o artigo de amanhã.

 

 

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!