Como vender muito no orgânico da Shopee

Como vender muito no orgânico da Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 17 de novembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Como vender muito no orgânico da Shopee

Como vender muito no orgânico da Shopee
Como vender muito no orgânico da Shopee

E no artigo de hoje vamos conversar se É possível crescer e escalar as suas vendas somente através do orgânico da Shopee? Essa e muitas outras dúvidas iremos conversar hoje.

Um afiliado orgânico é aquele que quer trabalhar com a internet dentro de casa e não possui valor inicial para impulsionar sua página, blog, site ou até mesmo mídia social. Afinal, ele precisará conseguir audiência orgânica, uma estratégia que não precisa de nenhum investimento direto em dinheiro.

A partir do momento que você cresce no orgânico da Shopee, você não precisa mais investir para que os seus anúncios sejam postados para outras pessoas. Então quando você posiciona o seu anúncio na primeira página, isso te trará muitas vendas sem custo algum.

Porém para a grande maioria não é algo que irá acontecer da noite pro dia. Em alguns casos até pode acontecer. Isso e muito você irá acompanhar hoje, então fique comigo até o final deste artigo. 

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso, vale ressaltar que tenho um vídeo no meu canal, então para aqueles que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o vídeo abaixo com tudo sobre Como vender no orgânico:

Como posicionar anuncio na primeira página da Shopee

Quando a gente fala em posicionar o nosso anúncio, precisamos lembrar que um dos principais objetivos de quem vende na Shopee, é posicionar o anúncio de forma orgânica nas primeiras páginas. 

Digamos que o cliente procure por “Blusa Suede”, você pode observar que terá anúncios pagos e anúncios gratuitos, então nosso objetivo é estar bem posicionado de forma orgânica. 

A Shopee não tem uma receita e não passa ela, mas existem duas maneiras de você se posicionar, uma delas é aleatoriamente e a segunda é a conquista. O que seria aleatoriamente, ele vem diminuindo cada vez mais, por exemplo, estamos no mês de novembro de 2022, em 2020 e 2021 era muito forte a rotatividade de anúncio que a Shopee fazia, e isso vem diminuindo cada vez mais.

Hoje ficam mais anúncios por conquista do que por aleatoriedade, era muito normal posicionar muito o seu anúncio e começa a vender bastante da noite pro dia e da mesma forma você perdia este ranqueamento. Se você entrar na página da Shopee e pesquisar por algum produto, irá perceber que existem anúncios novos com 19 vendas, 35 vendas ao lado de anúncios com 12 mil vendas, 28 mil, enfim. Isso ainda acontece.

Só que da mesma forma que ele se posiciona, ele também perde isso. Por isso nosso foco tem que ser na conquista, uma vez que você posicioná-lo de forma orgânica fixa, você não participa dessa rotatividade, os seus anúncios sempre irão se manter.

Posicionamento por conquista na Shopee

O que seria conquista na Shopee? Basicamente é você ser vendedor indicado, fica dentro das métricas da Shopee, por exemplo, não ultrapassar os 8% de cancelamento e o não cumprimento.

E por fim, os dois principais, que é o aumento das vendas e a manutenção da taxa de conversão. Ser um vendedor indicado e ficar dentro das regras da Shopee ajuda? Sim, óbvio que isso irá facilitar muito. Mas os dois mais importantes é você aumentar suas vendas e conforme isso você vai se posicionando,é muito importante manter a sua taxa de conversão, pois faz com que você não perca o posicionamento.

Manutenção da taxa de conversão na Shopee 

Para identificar a sua manutenção da taxa de conversão, você pode ir na sua Shopee, e podem observar qualquer mês. Por exemplo, em maio eu vendi 696 Jaquetas e obtive uma taxa de conversão onde 1.05%, quando cheguei em junho minha taxa foi diminuindo, tanto que ela fecho 0.51%. Então por isso eu fui perdendo o meu posicionamento. Ou seja, por conta da falta de manutenção da minha taxa de conversão, a Shopee ela tirou o meu posicionamento, pois ela entregou mais visitantes e menos pessoas que compraram.

Então a Shopee vê que tem pessoas com mais cliques e mais conversão, automaticamente ela substitui o seu anúncio por o desta pessoa. Por isso é muito importante ter os aumentos das vendas e sempre prestar atenção na manutenção da taxa de conversão, porque com isso você irá gerar muitas vendas e com isso seu posicionamento vai se manter.

Como ter resultado a curto, médio e longo prazo na Shopee

Mas Cauê, eu consigo 100% orgânico sem nada, ou eu preciso investir para lá na frente manter somente no orgânico. Mas antes disso precisamos lembrar que você pode chegar no seu objetivo de maneiras diferentes, porém cada maneira terá suas características.

Quando falamos de curto prazo, fica claro que precisaremos de um investimento, ou seja, você precisa utilizar o Ads, seja da Shopee ou de fora. Quando você utiliza essa ferramenta irá gerar exposição no curto prazo de tempo e gerando isso você vai vender, com vendas você vai conseguir fazer a sua manutenção da taxa de conversão e com isso você irá crescer muito mais rápido comparado ao longo prazo.

A médio prazo você pode participar das ofertas oficiais da Shopee, oferta relâmpago e de banner. Ou seja, você irá gerar exposição, porém você não vai solicitar participação e já irá entrar. Existe uma validação por parte da Shopee, um prazo para aquela campanha entrar no ar, e diferente do Ads que você clica e já começa a funcionar. Afinal, ele requer um investimento para em troca a Shopee gerar exposição e nas oficiais você irá dar alguns descontos para participar. Tanto um quanto o outro são investimentos que você precisa fazer.  

Agora no longo prazo, será somente você crescendo no orgânico, por exemplo, o produto X a curto prazo você irá demorar três meses para se posicionar na primeira página e já a longo pode ser a até oito meses.

Maneiras de posicionar somente no orgânico na Shopee

Como vender muito no orgânico da Shopee
Como vender muito no orgânico da Shopee

É possível focar 100% no orgânico? Sim, é possível. A primeira importância é utilizar todas as ferramentas da “Central de marketing”, isso é muito importante mesmo. O segundo ponto é ter preço e isso é fundamental, você precisa ser muito competitivo e quanto mais você ser, mais rápido você irá conseguir, isso é o básico. Quanto mais perto da primeira posição de preço, mais rápido você irá conseguir.

O orgânico nada mais é do que o cliente pesquisar e não precisa clicar em nada, ele é classificado por relevância, porém existe uma pequena porcentagem de clientes que pesquisam do menor para o maior, então ele não está muito preocupado com relevância e sim com o preço.

Então você tendo um dos menores preços da plataforma em um clique que o cliente der, você sai da trigésima página, para a primeira, mas lembre-se que ter preço é fundamental.

Impulsionar anúncios na Shopee

Como vender muito no orgânico da Shopee
Como vender muito no orgânico da Shopee

Um outro ponto que vai te ajudar a ter mais exposição dentro da Shopee é impulsionar o seus anúncios. Você indo nos seus produtos da Shopee, terá a opção de impulsionar.

Então durante quatro horas ela irá impulsionar ele, lembrando que você não consegue fazer isso em todos os anúncios.

Então é muito importante que você utilize de fato o botão impulsionar da Shopee.    

Transmissão por chat na Shopee

E por último precisamos utilizar o máximo de ferramentas que a plataforma disponibiliza para a gente. E uma delas é a “Transmissão por chat”, pois ela irá gerar mais vendas e mais visualizações, é converter um cliente que abandonou um carrinho e com isso pode dar um desconto para ele. Ou até mesmo as pessoas que clicaram no seu anuncio e fecharam.   

Lembrando que aqui no meu blog tenho um artigo que explico melhor Sobre como participar das campanhas especiais e vender muito mais. Caso você tenha interesse, irei disponibilizar o link aqui embaixo: Como Participar Das Campanhas Especiais da Shopee?

E por hoje é isso empreendedor. Espero que neste artigo eu tenha tirado a duvida de muito e ajudado um pouco mais nesse assunto. Fico por aqui e espero você no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!