Devo Focar em Poucos ou Vários Produtos para Vender Muito

Devo Focar em Poucos ou Vários Produtos para Vender Muito

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 31 de julho, 2023
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Devo Focar em Poucos ou Vários Produtos para Vender Muito

Devo Focar em Poucos ou Vários Produtos para Vender Muito
Devo Focar em Poucos ou Vários Produtos para Vender Muito

Será que devo investir em quantidade ou variedade de produtos para vender no comércio eletrônico? Acredite, essa pergunta é mais recorrente do que você imagina, pois eu trouxe ela aqui no blog e vou responder para você.

Antes de falar de quantidade ou variedade, vou pedir para você seguir o blog e comentar algo interessante aqui. E sem mais delongas, vamos ao que interessa. Eu já posso te dizer que a resposta é muito simples e muito fácil, a resposta é depende.

Depende de uma série de coisas, porque quando empreendemos não existe uma ciência exata, tudo é teste, tudo depende da situação de cada vendedor. Então, o que vou te falar é um caminho sobre esse assunto, empreendedorismo não existe ciência exata, pois as coisas mudam o tempo todo.

Eu irei abordar cada um deles, pontos positivos e pontos negativos e tudo vai depender da sua situação, do capital que você tem para investir, do tipo de negócio, se já está validado ou ainda não está.

Se atente na hora de comprar muitas peças de um produto

Quando a gente fala de comprar em quantidade, temos que entender uma coisa, quantidade e profundidade de estoque, comprei mil peças de um produto para vender na internet. Algumas coisas que você precisa se atentar antes, esse produto tem demanda para você comprar mil peças.

Sim, Cauê, o produto tem demanda, já vendo 25, 30 peças todos os dias, se eu comprar mil peças de produto, eu vou ganhar um desconto do fornecedor. Não há o que se pensar, comprar profundidade, quantidade, porque hoje você já tem uma previsibilidade de venda, por exemplo, vou vender nos próximos 30 dias essa quantidade.

Neste caso não existe segredo. O problema é, encontrei um produto novo, parece muito promissor para investir nesse produto uma quantidade profunda ou irei comprar uma variedade de produto também.

O que avaliar antes de comprar diversas peças de um produto?

Sendo assim, você vai precisar avaliar algumas coisas. A primeira coisa, você não conhece o produto, esse produto tem demanda, se ele tem, o cara que estava vendendo na primeira página vende 2 mil peças por mês desse produto dentro do Mercado Livre.

Então, significa que vende muito, 3 a 4 pessoas vendem muito desse produto, ou seja, ele está vendendo, ele tem demanda nesse momento. Vale a pena investir em mil unidades? Vale a pena, sim, se tem demanda, é porque vale a pena.

Vai ter pessoas que vão te falar para ir com calma, mas eu compraria, só que eu já sei trabalhar com isso. Mas, como eu vejo se um produto tem demanda? Eu uso o Total Connect.

Eu vejo um produto novo, pego 5 a 6 anúncios dos concorrentes que estão na primeira página desse produto, copiar e colar dentro desse aplicativo e depois de uns 10 a 15 dias eu vejo em quantos dias venderam.

Ah, mas eu preciso validar para ver se vai vender. Se tem gente vendendo, você valida o produto e vende bem, o preço que você vai pagar vai sobrar lucro para você ainda? Show de bola, manda bala, ele já está validado, não precisa você testar ou tentar validar.

Tudo que você precisa é ser agressivo, começar com um preço muito agressivo, para que as 300 primeiras peças você ganhe pouco lucro mais que fique do lado dos grandes concorrentes. Neste caso é bom, porque você vai sentar o dedo primeiro para você ranquear e depois vai subindo os preços bem lentamente.

Produtos importados para vender nos marketplaces

Os produtos importados precisam ser comprados em grande quantidade, para que os chineses possam ter um bom preço para você. Por exemplo, eu só compro contêiner fechado de cadeira de escritório e elas vêm um contêiner fechadinho delas, com cerca de 800 a 1000 peças do mesmo modelo.

Ou seja, profundidade do mesmo modelo, já teve situações de dissolver um contêiner inteiro em um mês, a estratégia é ser agressivo, profundidade não precisa ter mil SKUs para vender 1 milhão, você pode ter 2 SKU, cada um deles vende bem e você também vende 1 milhão.

Não tem certo e errado, depende do seu negócio, de você e do que você quer para o seu negócio. Tem pessoas que vendem mil vendas por dia ganhando 3 reais, eu prefiro vender 30 ganhando 100 reais, dá o mesmo lucro.

Mais 30 reais eu posso trabalhar somente comigo, eu mesmo imprime etiqueta, respondeu 30 perguntas, uma pessoa só pode vender 30 produtos por dia com uma margem maior. Porém, para ganhar uma margem maior, você precisa ter um ticket médio maior, para ter uma melhor margem de lucro.

Sem isso não tem como, mil produtos baratinhos e você vai ganhar 3 reais por produto. Mas, no fundo, são os mesmos 3 mil reais de lucro, mas você vai precisar ter uma equipe e, no fundo, sua margem de lucro será menor. Então, tudo depende do seu negócio e o que você quer para ele.

O que é variedade e como funciona?

Já falamos de profundidade, agora, vamos falar de variedade. A variedade se enquadra naqueles produtos que as pessoas compram pelo gosto ou produtos complementares, por exemplo, eu trabalho com acessórios para bicicleta, você precisa ter tudo, capacete, buzina, pedal, tudo que se usa em uma bicicleta. Então, aí, sim, faz todo sentido você trabalhar com variedade e não profundidade.

Mas, aqueles produtos que se destacam e vendem muito bem, aí você trabalha com profundidade, por exemplo, cortinas, é legal você ter vários modelos de cortina, tapetes, camisetas, etc.

Porque se não, o que pode acontecer? Você tem dois modelos que eles vão se destacar, nesses 2 modelos você trabalha com profundidade e nós outros com variedade. Então, é um misto quando o produto é comprado pelo gosto.

Geralmente quando você compra de fábricas ou importadores nacionais, a variedade sempre é interessante, não sei se você compra em profundidade e te dá um bom desconto. Porque se você conseguir sempre repor o produto, é legal que você tenha um mix grande de produtos, ele vai fazer com que você venda mais.

Dica para trabalhar com importadores e fábricas

Mas, já fica uma dica aí com alguém que já trabalhou por muito tempo com importadores e fábricas. Você precisa entender como está o estoque deste importador e da fábrica, tem momentos que esse produto fica um ou dois meses sem ele.

Se neste momento você tiver uma previsibilidade de quanto você vai vender, baseado no que você está vendendo diariamente de alguns produtos, você pode pegar profundidade pensando que a concorrência vai ficar assim também e você vai poder até subir o preço porque ninguém terá no mercado.

Vale a pena lembrar que aqui no meu blog tenho um conteúdo que fala tudo sobre Cinco motivos que impedem você de vender no Mercado Livre. Caso esteja interessado nesse conteúdo, irei deixar o link para acesso aqui: Cinco Motivos que Impedem Você de Vender no Mercado Livre

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre esse assunto. E que a partir de hoje, você possa identificar o que é melhor para você, focar em poucos ou muitos produtos.

Vou encerrar esse artigo maravilhoso por aqui, mas antes de tudo, gostaria somente de lembrar todos vocês que vou postar um conteúdo novo amanhã no site. Por isso, não esqueçam de acompanhar para que possa ficar por dentro de tudo.

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