Como Eu Sai do Zero Para Mais de 10 Milhões de Reais na Shopee

Do Zero Para Mais de 10 Milhões na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 21 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee

Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee
Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee

No artigo de hoje irei contar sobre a minha história dentro do marketplace. Sim, vou contar como tudo aconteceu, e espero que através desse artigo, ele possa te ajudar muito. Então acompanhe comigo esse artigo até o final.

Recebo muitas mensagens me pedindo para contar sobre a minha história, como que cheguei onde estou hoje. Então através disso, eu entendi que quando eu comecei eu tinha uma pessoa que me espelhava, eu quero chegar onde essa pessoa chegou.

E eu acredito que muitas pessoas que me acompanham, me veem da mesma maneira. Então eu espero que através da minha história, ela possa ser uma inspiração pra você.    

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um maravilhoso conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como sair do zero para mais de 10 milhões de reais na Shopee:

Onde tudo começou 

Antes de virar empreendedor, eu era CLT, trabalhava como operador de telemarketing especificamente para o produto da globo.com, lá eu trabalhei como saque, na área de cobrança, retenção.

Retenção é quando algum cliente cancelar, então possui uma equipe para tentar reter essa pessoa. Eu trabalhei em vários setores dentro da globo.com. Em seguida, eu fui trabalhar no produto da Vivo, e fiquei lá por muitos anos.   

Tudo começou em fevereiro de 2012, eu não lembro o dia especificamente. Mas quando eu comecei a criar minha conta e criar anúncio no Mercado Livre, porque de fato naquela época só existia esse marketplace.

Eu comecei junto com minha esposa porque já vendemos produtos sexy shop, e o que a gente fazia? Convidava amigas e elas convidaram outras amigas para um encontro, lá tinha bebidas e comidas, dentro desse encontro a minha esposa comercializa este produto.

Porém, não era uma coisa muito rentável, por conta da falta de experiência minha e da minha esposa. Mas, naquela época não entendíamos que aquilo era uma falha nossa do que as poucas vendas.

Como era as coisas na época que comecei

Vale ressaltar que naquela época não era como hoje, o YouTube não tinha muito conteúdo. Inclusive nesta época não existia nem Whatsapp, o Facebook estava começando, o forte era o Orkut. Então o que você tinha de conteúdo e informação de Mercado Livre, na época eram as comunidades do Orkut, normalmente quem sabia vender, não ensinava para ninguém.

Dificuldades gigantescas que precisei enfrentar

De 2021 até 2014, praticamente foram dificuldades gigantescas, porque definitivamente não sabíamos vender, eu não entendia como funcionava e nem sabia que existia métodos, para  mim era só comprar produto, cadastrar minha conta e começar a vender, da noite pro dia eu estarei rico. 

Então eu fui estudando e tentando, como ninguém ensinava e por muitas vezes eu pensei em desistir porque não conseguia ter consistência de vendas, e foram por muitos meses assim.

E muito provavelmente muitas pessoas que estão acompanhando esse artigo com o mesmo sentimento. Então não desista de maneira alguma, você não sabe onde está a curva, o que isso significa? A partir dessa curva as coisas passam a funcionar.

E às vezes você está bem próximo dessa curva e nem sabe, muitos desistem muito próximo. Então de maneira alguma faça isso, eu fiquei 2 anos ralando para aprender, e diferença para você que eu ensino para você, naquela época não tinha ninguém para me ajudar.

Então foram muitos anos testando coisas, até que um dia começou a acontecer, as minhas vendas começaram a ter consistência. Porém, eu perdi essa conta por falta de produto.

Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee
Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee

Como aprendi a vender online 

Então pensei em começar uma nova conta. Mas veio um medo muito grande, porque é a primeira vez foi quase dois anos para conseguir ter consistência de vendas, para conseguir crescer dentro do mercado livre.

Será que vai ser dois anos para ter consistência de novo? Ou quando eu conseguir de fato a consistência de vendas e escalar elas, foi sorte? Não sei, eu não sabia disso, porque era novo, subir uma nova conta era novidade para mim.

Mas, em questão de alguns dias eu já estava vendendo novamente, não da mesma proporção, mas estava fazendo vendas todos os dias. Então, definitivamente eu entendi como se vender online.

A partir do momento que as vendas começaram a acontecer, comecei a ter consistência e escalar as vendas, veio a preocupação de quebrar novamente, por ter vendido mais do que deveria. Com isso, foram muitos testes e muitas tentativas.

Hoje em dia, é muito complicado você pausar um anúncio ou ativar o modo férias, naquela época era muito pior. Só para você ter uma noção, se você estivesse nas primeiras posições e pausar seu anúncio por 1 ou 2 dias, quando você voltava com ele, dificilmente você estaria na primeira página.

Então para pausar o anúncio não existia essa possibilidade. E aí falei, como vou crescer de uma forma organizada sem ter vendas e pausar os anúncios? Com muitos ajustes, eu encontrei uma maneira de crescer bem organizado.   

Quando eu comecei a mudar de vida

Então basicamente só na linha do tempo, digamos que estamos no 3 ano da minha história, os 2 primeiros anos foram de muitas dificuldades, mas continuei persistindo e tentando fazer as coisas acontecer.  

Já no 3 ano, era uma dor de cabeça boa, porque ali eu precisava encontrar maneiras de absorver aquelas vendas.

E muitas pessoas que na época que a gente começou, criticou, falou que era loucura, como você vai sair do CLT para trabalhar por conta própria? Mas depois de 1 ano quando comecei a vender e ter consistência, essas pessoas viram a diferença de vida que eu tinha para a que eu tenho hoje.

E foi através do Mercado Livre que mudou minha vida, que eu conquistei a minha casa própria, meu carro, muitas viagens, foi o Mercado Livre que conquistou muitas coisas. 

Conta suspensa no Mercado Livre 

Porém, simplesmente da noite pro dia minha conta foi suspensa no Mercado Livre. Então entrei em contato e eles falaram que não iriam ativar a minha conta denovo e reservava o direito de não dizer os motivos.  

Abri uma reclamação no consumidor.gov, eles não responderam. Com isso eu entrei com o meu advogado e ele entrou com uma ação extrajudicial dizendo para que o Mercado Livre justifica-se os motivos pelo qual tinha suspendido a minha conta, e eles não responderam.

E aí entramos com uma ação judicial. O juiz mandou um ofício para o Mercado Livre, dizendo que eles tinham até sexta-feira para justificar ou desbloquear a minha conta. Então chegou esse dia, e eles não desbloquearam, isso já estava com quase 30 dias de bloqueio, eu já tinha estrutura, mais de 5 funcionários, eu tinha contas para pagar.

Somente na terça-feira o Mercado Livre desbloqueou a minha conta. Então eu tive que entrar com uma outra ação contra eles por danos morais, enfim, e depois de 2 anos eu acabei ganhando, mas não irei entrar nesse assunto.

Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee
Do Zero Para Mais 10 Milhões na Shopee

A maior preocupação de toda a minha história 

Então eu acabei passando por um outro problema, por muito tempo eu não conseguia dormir direito, porque eu ficava com medo de perder tudo que eu tinha e voltar a vida que eu tinha antes. Essa foi a minha maior preocupação durante toda a minha história.

Com isso, eu comecei a diversificar, eu subi uma nova conta com os mesmos produtos, enfim. Comecei a ter essas duas contas muito bem, porém, essa preocupação continuou, mas menor. 

A chegada da Shopee

Eu já passei por muitos marketplaces, quando eu consegui deixar as duas contas vendendo muito bem e tendo vendas de outros marketplaces, já fiquei tranquilo. Em seguida, veio a Shopee em 2020, com isso, minha esposa me chamou e eu nem quis perder tempo por conta que era um novo marketplace.

Minha esposa permaneceu durante 3 meses, eu fiz a minha primeira conta em junho e a Shopee chegou em fevereiro, ou seja, 3 meses depois. Quando começamos na Shopee, de fato eu vi coisas diferentes, por exemplo, ela tem um meio de comunicação do gerente de contas que fala diretamente com você.

Agora, o Mercado Livre nunca me deu um contato no qual eu podia conversar, eles nunca vieram na minha empresa, já a Shopee veio 3 vezes na minha empresa. Então comecei a sentir essa diferença e teve um crescimento de vendas absurdo dentro da Shopee.

Chegou um momento em que eu tive que pensar se mantenho a minha estrutura no Mercado Livre e outros marketplaces ou vou continuar com a Shopee e vou abrir mão de algumas contas em outros marketplaces.

Depois de muita conversa com minha esposa, continuamos com a Shopee e Mercado Livre, desistimos literalmente de qualquer outro marketplace. Então meu foco ficou somente nessas duas plataformas.

O segredo para alcançar o seu sucesso

Basicamente essa foi minha história dentro desses 10 anos que tenho de venda de produtos físicos online. Espero que através do meu vídeo, possa fazer a diferença pra você.

Se você se atentar no que eu vou dizer agora já valeu muito a pena, velocidade não transforma! Uns vão chegar mais rápido e outros mais lentos, o que transforma é persistência e conhecimento.

Leia também: Shopee: Do zero aos 100 pedidos por dia na Shopee

Por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado da minha trajetória de vida e que você possa se inspirar em mim também, assim como eu me inspirei em outras pessoas. Fico por aqui e espero você amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!