Shopee Está limitado às vendas por Dropshipping dentro da Plataforma

Dropshipping Limitado na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 28 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Dropshipping Limitado na Shopee

Dropshipping Limitado na Shopee
Dropshipping Limitado na Shopee

No artigo de hoje vamos conversar sobre um novo procedimento que a Shopee implementou. Sim, isso irá dificultar a venda do Dropshipping dentro da plataforma, mas existem soluções.  

Para quem não conhece o Dropshipping de acordo com a central do vendedor da Shopee, é um modelo em que o vendedor consegue vender sem estoque próprio. Nesse caso, ele atua como intermediário, repassando os pedidos ao fornecedor, que é responsável pelo envio do produto ao consumidor.

Desde já, não é permitido fazer Dropshipping na Shopee. Ou seja, o marketplace não é voltado para essa prática de Dropshipping sem ter um estoque próprio. Além disso, se algum lojista tentar efetuar o Drop pela plataforma pode acabar tendo a sua conta banida ou receber pontos de penalidade.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A Shopee estar limitando as vendas pelo Dropshipping dentro da plataforma:

Dropshipping Internacional é proibido na Shopee

O Dropshipping é proibido de vender na Shopee, acredito que a maioria já saiba disso e nos grandes marketplaces também, por exemplo, o Mercado Livre também não é permitido essa prática. Porém nunca tiveram um controle muito eficaz para inibir que você utilize ele, somente no internacional que é impossível, quando você vai cadastrar o endereço de envio, obrigatoriamente ele precisa ser de dentro do Brasil. Então você não consegue fazer Dropshipping Internacional. 

Dropshipping Nacional na Shopee

Porém o Nacional sempre foi livre para que você pudesse fazer. Ah, Cauê, eu estou em São Paulo e o meu Drop está em Minas Gerais, eles irão detectar que tem um ip logado em São Paulo e o envio é de Minas Gerais, não tem problema algum, isso nunca houve uma conta bloqueada por conta disso.

Cauê, a minha conta como comprador é de São Paulo, mas a minha de vendedor é do Rio de Janeiro. Também não existe nenhum problema, isso nunca impediu o fato de você fazer Drop. Na verdade você ainda consegue continuar fazendo o Drop, só que a partir de agora a Shopee dificultou um pouco isso e você vai entender agora.

Mudanças na Shopee em relação ao Dropshipping 

Digamos que eu faço Drop, estou dentro do estado de São Paulo e o meu Drop está dentro do estado de Minas Gerais. Então, necessariamente eu preciso utilizar o endereço dele como endereço de envio na minha conta, eu faço a venda daqui de SP, mandou a etiqueta para o meu Drop, ele vai fazer todo o meu processo e despachar aquela mercadoria de MG para o cliente ou comprador. Essa seria a logística do exemplo que eu estou dando.

Agora se você for pessoa física na Shopee fique tranquilo, que isso não irá gerar impactos para você, isso vai gerar impacto para quem é CNPJ. Olha o que a Shopee fez! 

Eu estou no estado de São Paulo, o meu CNPJ está cadastrado dentro do estado de São Paulo, porém o meu endereço de envio é Minas Gerais. A Shopee está levantando esta informação, a plataforma vê qual o endereço do meu CNPJ e compara com o endereço de envio.

Se caso for de estados diferentes ou de cidades muito longas, a Shopee vai notificar você e dizer que o endereço do seu CNPJ não condiz com o seu endereço de envio na Shopee, você precisa fazer essa alteração, caso contrário em alguns dias a sua conta será congelada. Então você irá precisar fazer essa correção.

Ainda consigo fazer Dropshipping na Shopee?

Mas Cauê, não dá mais para se fazer Dropshipping na Shopee? Sim, você ainda consegue fazer Dropshipping, desde que você faça as correções e que você esteja no CNPJ. Caso você esteja na pessoa física, isso não vai te prejudicar em nada, a plataforma ainda não tem um ponto de comparação entre o A e o B.

Porém agora no CNPJ ela tem esse ponto de comparação, ela consegue comprar o endereço cadastrado, cidade ou o estado no seu CNPJ e comparar com o de envio. Com isso irá vir divergência e você vai ter que corrigir isso. Mas ainda existem duas soluções para isso.

Dropshipping Limitado na Shopee
Dropshipping Limitado na Shopee

Soluções para que você não se prejudique dentro da plataforma

A primeira delas é utilizar Dropsshipping do mesmo estado que você. Sendo assim, você vai utilizar o endereço dele dentro do seu mesmo estado, que é o estado cadastrado na sua empresa. Essa é a primeira opção.

A segunda opção, ela que você vai ter um pouco mais de trabalho para fazer é mudar o endereço da sua empresa para o endereço do seu Dropshipping. Alguns seguidores que passaram por essa dificuldade e tiveram que fazer essa alteração, ligaram ou mandaram mensagem para o Dropshipping e perguntaram se podiam utilizar o endereço dele como referência para a empresa dele. E eles autorizaram, foi feita a alteração.

Se você for MEI é um pouco mais fácil de fazer essa alteração. Se você for qualquer outro enquadramento, por exemplo, ME, EPP, limitada, existe uma dificuldade. Você vai precisa do contador para fazer esse processo para você de alterar de uma cidade ou de um estado para o outro e também existe um prazo para que isso seja feito.

Pessoa Física na Shopee 

Então se você está no Dropshipping, é pessoa física e pretende ficar por muito tempo nessa modalidade, em algum momento você vai para o CNPJ. Então é muito importante que você já tenha ciência disso, para que quando chegue esse momento você já saiba o que fazer.

Por exemplo, eu vou mudar de Pessoa Física para Pessoa Jurídica, eu estou em Minas Gerais e o meu Dropshipping está no Rio de Janeiro, então você irá abrir uma empresa lá, porque o seu Dropshipping é daquele estado. Assim você não irá passar por esse tipo de dificuldade em algum momento e também não vai precisar cadastrar um cidade ou em um estado e depois alterar por uma outra cidade e um outro estado.

Fazendo desta maneira, tenha certeza que a princípio você vai conseguir resolver esse problema. Vale ressaltar que muito provavelmente a Shopee ela vem procurando soluções para inibir, para permitir menos a comercialização de Dropshipping na sua plataforma.

Custo de usar o Dropshipping

E por fim, normalmente o custo do Drop é maior do que o do fabricante ou distribuidor, pois você tem o benefício dele de facilitar a sua vida. Ou seja, você não terá dor de cabeça com expedição de separar mercadoria, conferir, embalar e postar os pedidos. Quem irá fazer tudo isso para você é o seu Dropshipping e ele tem um preço!

Esse preço fica embutido dentro do valor que você vai comprar na sua mercadoria. Então basicamente você paga e deixa de fazer aquilo, para pagar alguém para fazer por você. 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como vender na Shopee Dropshipping – Guia completo passo a passo. Então após o termino deste artigo maravilhoso, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você acompanhe ele e entenda um pouco mais sobre esse assunto: Como vender na Shopee Dropshipping – Guia Completo Passo a Passo

Bom, por hoje é isso meu empreendedor(a). Espero que você tenha gostado do assunto de hoje e que você tenha conseguido entender um pouco sobre essa nova mudança que a Shopee fez na plataforma. Fico por aqui e claro, irei te esperar no artigo de amanhã.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Dropshipping Limitado na Shopee”

Alcemar Martins

Olá eu gostaria de participar

error: Content is protected !!