Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?

Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 21 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?

Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?
Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?

Com a nova implementação da Shopee, será que o Dropshipping está com os seus dias contados na plataforma? Acompanha comigo esse artigo até o final, porque você vai entender se de fato tem solução para quem utiliza Drop.

Algumas semanas atrás a Shopee solicitou a alteração do endereço de envio para alguns vendedores da plataforma. Esses vendedores são em sua grande maioria sendo Dropshipping, todos sabem que fazer isso dentro dos principais marketplace é proibido.

Eles não permitem esse tipo de comercialização, porém, o Dropshipping Nacional sempre ficou muito difícil de combater, inclusive o Mercado Livre. Com isso, a Shopee fez uma sacada que, de fato, não vou dizer que vai retirar toda modalidade Dropshipping de dentro da sua plataforma.

Mas, no mínimo, dificultou o uso do Dropshipping, principalmente para quem está no CNPJ. Para quem está na pessoa física, ainda não mudou nada, mas para quem é pessoa jurídica é preciso agora mudar algumas coisas para que você consiga utilizar o Dropshipping.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo com um maravilhoso conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Se o Dropshipping estão com seus dias contados na Shopee:

Dropshipping é proibido na Shopee? 

Essa mudança que a Shopee implementou está dentro dos “Meus endereços”, porque foi nesta página que ela achou a sacada. Como eu disse, o Dropshipping é proibido, na verdade, proibido é muito pesado, é uma modalidade que não está em conformidade com as regras da plataforma.

E isso não está somente na conformidade da Shopee, ressalto também o Mercado Livre e outros Marketplaces. A essência do marketplace, é que você tenha o seu estoque físico, que você tenha os seus produtos e que eles partam para ocliente da onde você está localizado.

Essa é a essência do Dropshipping, e ele meio que quebra isso, lembrando que a intenção deste artigo não era para dizer se funciona, se é bom ou não, quem me acompanha sabe a minha opinião do Dropshipping específico voltado para o Marketplace.

Problemas para as pessoas jurídicas no Drop da Shopee

Basicamente o que acontece? O Dropshipping Internacional eu consigo tirar, porque eu vou obrigar que o endereço de partida seja do Brasil, então se vem de fora já não vão conseguir utilizar isso.

Mas, o Dropshipping Internacional é permitido. Ah, Cauê, mas eles podem IPS diferente, que um está em um estado e a mercadoria saindo de outro, isso pode se caracterizar, sim, mas também não, porque você pode ter um sócio em um estado e outro em outro estado.

Então, ao mesmo tempo que não caracteriza, se caracteriza. Com isso, a Shopee encontrou uma forma principal para quem está no CNPJ. Agora, quem está no CPF, não vai ter nenhum tipo de problema por enquanto.

Pode passar por algum problema se a Shopee implementar isso que vou explicar ou se o seu volume de vendas aumentar, você terá a obrigação de ir para o CNPJ caso ao contrário sua conta seja congelada.

Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?
Dropshipping na Shopee Estão com Seus Dias Contados?

Quais mudanças a Shopee realizou no Dropshipping?

E o que a Shopee fez? Aqui eu possuo meu endereço de coleta, é o endereço da aonde parte os meus produtos, o que ela tá exigindo para o CNPJ? Quando você abrir o seu CNPJ, você vai colocar o endereço da sua empresa.

Caso você fizer isso, a Shopee está juntando os dois nós, ela quer que o mesmo estado cadastrado no CNPJ, seja o mesmo da coleta, foi isso que ela fez. Então isso prejudicou muito o Dropshipping.

Mas, como assim, Cauê? Por exemplo, digamos que eu seja MEI ou EM, limitado, enfim, não importa o tipo de empresa, desde que seja uma. Então o meu endereço de cadastro está no estado de São Paulo, com isso, eu encontro um Dropshipping de Minas Gerais, ou seja, eu vou precisar utilizar o endereço dele de envio.

Ou seja, o meu CNPJ é um estado e o meu endereço de coleta é outro estado. E aí o que acontece? A Shopee vai cruzar as informações e subir um alerta dizendo para que você precisa alterar, e quais são elas? Você pode mudar o endereço para o seu estado na Shopee ou você precisa levar a sua empresa para Minas Gerais.

Ah, Cauê, então é só por estados? Por enquanto, sim, se for dentro do mesmo estado não tem problema. Por exemplo, eu estou no interior de São Paulo e tenho um Drop na capital, posso fazer isso? Neste caso, sim, porque está dentro do mesmo estado, o problema é fora do estado.

Soluções para quem faz Drop fora do estado na Shopee 

Então qual é a solução para isso? O que eu acabei de dizer, você pode procurar um Drop dentro do seu estado ou você vai precisa conversar com o seu Drop, explicar a sua situação e alterar o seu endereço para o estado dele.

Agora se você for MEI, é muito simples, pelo próprio site do gov.br e procure “Alterar dados” e nesta página você vai saber como alterar os dados da sua empresa.

Se você tem algum outro enquadramento, ME, EPP, limitado, o seu contador vai ter que fazer essa alteração para você, porque é uma burocracia um pouco maior.

Se você é vendedor CPF e faz Dropshipping em um estado diferente do seu, já deixe tudo preparado aí, explicando para ele, que quando você migrar para pessoa jurídica você utilize o endereço dele de cadastro.

Isso é muito importante, para que você não venha a ter problemas de congelamento, porque de fato a Shopee está congelando contas que estão atuando em um estado e o seu CNPJ é em outro estado, ela está congelando as contas de quem não faz essa alteração, correções.

Então é muito importante que você faça essa correção. Mas, Cauê, e agora? Não tem o que fazer, você procura um Drop no mesmo estado ou muda o endereço pro estado do seu Drop.

Agora, se você for CPF, já deixe tudo preparado para que você não passe por esse problema, porque, sim, a Shopee está bloqueando contas por não atualizarem essas informações que ela passou a exigir.

Isso é uma exigência da Shopee para coibir e para não facilitar a modalidade do Drop na plataforma.

Custo para utilizar o Drop na Shopee

Basicamente, o custo do Dropshipping é um pouco maior do que os fabricantes ou fornecedores. Afinal, você tem o benefício de facilitar muito a sua vida. Ou seja, você não terá dores de cabeça com a expedição de separar a mercadoria, conferir ela, embalar e postar o produto.

Porém, alguém precisa fazer isso, e quem realiza tudo isso para você é o Dropshipping. Mas é claro que isso tudo não seria de graça, ele possui um preço. Esse preço fica no valor que irá pagar pela mercadoria.

Então você paga e deixa de fazer, para que alguém realize esse trabalho para você, assim, facilitando muito a sua vida.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Fature muito por dia com o Dropshipping na Shopee. Após acompanhar esse artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo para que você possa acompanhar e ficar por dentro também: Fature Muito Por Dia Com Dropshipping na Shopee

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que eu tenha te ajudado com esse novo assunto sobre o Dropshipping aqui no meu blog. Vou encerrar por aqui e não esqueçam em, amanhã tem artigo novo aqui.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!