Dropshipping na Shopee- Vale a pena?

Dropshipping na Shopee: Vale a pena?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 10 de novembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Dropshipping na Shopee: Vale a pena?

Dropshipping na Shopee: Vale a pena?
Dropshipping na Shopee: Vale a pena?

No artigo de hoje iremos conversar sobre Dropshipping, será que vale a pena? Fica comigo até o final deste artigo que irei te falar se vale a pena ou não usar ele hoje em dia e muita mais informações sobre ele.

Sabendo que eu não sou muito fã do Dropshipping, sempre deixei muito claro que ele deve ser utilizado em último caso, em último recurso, porque você vai acabar tendo problemas, mas não é 100% que você terá algum tipo de problema.

O Dropshipping nada mais é que uma maneira de vender online sem se preocupar com absolutamente nada do estoque ou meios de pagamento. O fornecedor entrega os produtos diretamente para o compradores e assim o empreendedor não precisa lidar com a logística. Nesse caso, é preciso ter um site ou uma loja virtual. 

Mas antes de começar esse artigo maravilhoso, irei disponibilizar um vídeo para aquelas pessoas que preferem absorver um conhecimento melhor de uma forma diferente, segue o link do vídeo abaixo com tudo que você precisa saber sobre Dropshipping, se vale a pena usar ou não:

 

Vale a pena Dropshipping na Shopee?

Vale ressaltar que não sou um grande adepto do Drop, porque normalmente você acaba tendo alguns problemas, não digo todos, mas a grande maioria pode ter problemas, tanto no começo ou no meio da sua jornada. 

O Dropshipping vale a pena? Sim, porém só quando você não tem mais opção, ou seja, de último recurso, porém ele só vale a pena até a segunda página. Mas como assim Cauê? O primeiro ponto para você utilizar o Drop tem que ser de última opção é normalmente tem haver com a sua localização geográfica.

A influência da localização geográfica 

Se você está em uma grande metrópole, por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo Capital ou alguma cidade que tenha um polo ou próximo deles, eu não vejo nenhum sentido em usar dropshipping, porque você está perto da fonte ou está dentro da fonte. 

Então é muito mais vantajoso você fazer o seu estoque, mesmo que seja devagar, 1 peça por vezes, 2 peças, do que você ir pro Drop. Então se você está em uma localização que não irá te favorecer, basicamente você terá duas opções: trazer de uma cidade para a sua a mercadoria, como tem muitas pessoas que fazem isso ou você vai pro Drop, porém você deve ir somente até a 2 página, porque a partir da 2 pagina adiante pode te prejudicar.

Riscos de fazer Dropshipping na Shopee

Se você trabalha com Drop, significa que você e sua empresa dependem 100% de um terceiro, quando você depende disso 100% pode ocorrer riscos, por exemplo, aquele drop parou de fazer o drop, como você vai resolver isso? Ou aquele drop parou de fabricar aquele produto que você estava vendendo muito bem, como que você vai resolver isso? Então você entende que quando você depende 100% de um terceiro, isso a média e longo prazo pode te prejudicar e sim vai te prejudicar.  

Preço competitivo no Dropshipping na Shopee

Quando você faz Drop, por exemplo, temos um fabricante de Drop e ele começou a pouco, com isso vai entrar uma pessoa para fazer o Drop, essa pessoa irá colocar um preço com base na concorrência da Shopee, estamos falando especificamente da Shopee, não estou falando de loja virtual nem de Drop internacional, isso é uma outra história.

Então a pessoa vai entrar e vai dar o seu preço de venda com base no preço que está sendo comercializado dentro da Shopee, é aí que entra uma segunda pessoa, essa pessoa ela vai fazer o preço menor do que a primeira pessoa para ser mais competitivo possível e depois entra a terceira pessoa, ela vai ter que vender mais barato do que a primeira e a segunda para poder ranquear.

Vai chegar um momento que você terá duas concorrências de preço ou duas guerras de preço, uma dentro do Drop e outra dentro da Shopee. Então é muito normal quando você pega um Drop muito conhecido que as pessoas estão utilizando bastante, você normalmente não ter preço, porque existem duas guerras de preço, uma interna no Drop e outra externa na Shopee e com isso você terá somente frustrações.

Então o primeiro ponto para valer a pena é o Drop, ele não pode ser tão conhecido, aí sim irá fazer sentido, afinal terá poucas pessoas utilizando ele e você terá preço para crescer. Uma vez que você franqueou ai nao ira ser do seu interesse se tem 15 mil pessoas utilizando a mercadorias dele, porque os próximos que irão ter que abaixar o preço muito para chegar aonde você está e claro você não irá precisar se preocupar em abaixar o seu preço. Afinal, quanto mais você abaixa o preço para quem vai entrando depois, menor vai ser a sua margem de lucro, até chegar o momento que não tenha mais margem de lucro.

Furo de estoque no Dropshipping na Shopee

Dropshipping na Shopee: Vale a pena?
Dropshipping na Shopee: Vale a pena?

O segundo ponto que pode acabar prejudicando você é quando você começa a escalar, ou seja, você começa a fazer 20, 15, 30 vendas daquele produto, você irá começar a ter muitos problemas com furo de estoque. Para o Drop não importa pra ele se você vai postar ou não postar aquela mercadoria, na maioria dos Drop são assim. Então quantas e quantas pessoas que conheço que quando começou a escalar o produto dentro do Drop ele começou a dar muito prejuízo de furo de estoque, ele mandava 15 etiquetas o Drop mandava só 13 pedidos, no outro dia a pessoa mandava 20 etiquetas o Drop so postava 12 pedidos.

Então começou a ter muito furo de estoque e com isso foi acumulando os pedidos não cumpridos, os cancelamentos, começou a entrar pontos, penalizações e com isso a pessoa acabou perdendo a sua conta na Shopee. 

O que quero dizer para você, lembra que falei que você deve ir somente até a segunda página, então ela é o momento da escala, quando você começar a escalar você tem que se preocupar em ter sua própria estrutura, começar a ter o seu estoque, começar a crescer como independente dentro da plataforma, pois você pode ter esses furos de estoque.

Devo fazer Dropshipping na Shopee?

Então entende-se que o Dropshipping é um pouco complexo para você trabalhar, é um pouco difícil em algumas vezes e por isso sempre recomendei para usar ele em somente em último caso, para quem não tem uma localização geográfica que te favoreçam para ter a mercadoria e se mesmo assim for pro Drop somente até a segunda página. O importante é que se você for usar o Drop, use os que não tenham uma certa relevância de mercado, onde não tenham muitas pessoas utilizando, porque você vai ter preço, caso ao contrário não tem preço. 

Achou esse Drop que você vai ter preço, começou a vender, começou a escalar, já se prepara para ter estoque e fazer estrutura, para que o mais rápido possível você se desvincule desse Drop. Afinal, mais cedo ou mais tarde você terá furo de estoque, principalmente na grande maioria.

Mas mesmo assim faz sentido para você utilizar o Drop, aqui no meu blog tenho um artigo muito legal, que ensino para você Como você vende na Shopee com o Dropshipping, então caso venha a despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link aqui:

Como vender na Shopee usando o Dropshipping – Guia Completo Passo a Passo

E por hoje é isso empreendedor, espero que tenha te ajudado e você tenha aprendido um pouco mais sobre o Drop, fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!