Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?

Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 1 de maio, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?

Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?
Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?

Já faz alguns dias que eu reativei a minha loja no Enjoei e eu esperei que ocorresse algumas vendas, que eu entendesse um pouco mais sobre o funcionamento do site antes de vir compartilhar com vocês tudo como eu sempre faço, sera que o Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?

Para mostrar para todo mundo se compensa ou não vender no Enjoei. A partir desse artigo, eu vou compartilhar o passo a passo de tudo que aprendi no Enjoei. Eu dei uma olhada no Facebook e notei que não existe nenhum grupo de vendedores do Enjoei, eu acho muito importante grupos no Facebook.

Afinal, é um lugar mais fácil de você compartilhar ideias, experiências e conseguir resolver alguns problemas mais rapidamente. Por isso, eu criei um grupo no Facebook chamado Enjoei Vendedores.

Então, aos vendedores que decidirem iniciar suas vendas no Enjoei, fica o convite para vocês entrarem no grupo para que possamos compartilhar conhecimento lá também. De cara, eu preciso deixar claro que o Enjoei tem uma particularidade negativa comparado aos demais marketplaces.

Particularidades negativas do Enjoei

As tarifas dele são muito altas, inclusive eu faço uma piada sobre ele com minha esposa falando que ela é minha sócia. E por essa razão, o Enjoei não tem a visibilidade dos demais marketplaces, muitas pessoas desanimam totalmente nele em razão disso, e é totalmente compreensível, porque são de fato, comissões muito altas.

É seguro comprar e vender no Enjoei?

Outra insegurança que existe entre vendedores e consumidores, é aquela velha pergunta se existe em todo marketplace, é seguro vender ou comprar no Enjoei? É confiável? Dentro do Enjoei tem o sistema de garantia da compra e da venda, exatamente como nos demais marketplaces.

Então, com relação à questão da segurança, sim, é seguro. Eu mesmo já fiz algumas vendas, fiz o envio, nenhum comprador quis dar golpe falando que não recebeu o produto e depois dos prazos determinados para liberação do dinheiro, os valores já estão disponíveis na minha conta para sacar.

Inclusive, eu irei mostrar todos os detalhes também de atraso, como realizar os saques, tudo explicado em detalhes como eu sempre faço. E quando eu digo que é seguro e confiável, eu não quero dizer que não vá acontecer alguma coisa de errado, porque isso é impossível, sempre vai acontecer algum problema ou outro, como em qualquer lugar.

Mas, o que importa é a frequência que essas coisas erradas acontecem, como eu exponho aqui no blog a respeito da Shopee, não é o caso do Enjoei, pelo caso que eu acompanho nunca vi várias reclamações sobre problemas nas negociações no site.

A única reclamação que é recorrente e se você olhar no YouTube vai ter vários vídeos a respeito, é reclamando a respeito da comissão e da taxa de tarifa que é cobrada pelo site.

Vale a pena vender no Enjoei?

Então, com relação à dúvida, vale a pena vender no Enjoei? É relativo, depende de cada pessoa. Se o vendedor, por exemplo, trabalha com margem mínima e ganha no giro, definitivamente o Enjoei não é um lugar para você.

São casos específicos de vendedores com produtos específicos que vão se encaixar e vai ser interessante vender aqui no Enjoei. E para que tenha dúvida a respeito do que pode ser vendido, você pode ver que no site logo acima, tem quatro categorias, moças, rapazes, kids, casa e tal.

Se passar o mouse acima, você vai ver que tem uma lista bem grande de produtos que você possa estar anunciando na plataforma. Confira alguns abaixo:

  • Moças: acessórios, roupas, beleza, calçados, bolsas, praia, lingerie, casamento, esportes, etc.;

  • Rapazes: acessórios, beleza, calçados, roupas, praia, esportes, etc.;

  • Kids: acessórios, roupas, pezinhos, brinquedos, berços, carrinho, etc.;

  • Casa e tal: móveis, computadores, telefonia, vídeo-game, televisão e displays, fotografia, tablets, música, cozinha, iluminação, eletrodomésticos, decoração, etc.

Então, analisando o quadro como um todo, para mim vale a pena vender no Enjoei até agora.

Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?
Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?

Como funciona o Enjoei

Mas, como as coisas funcionam para mim? Por exemplo, eu sempre vendi no Mercado Livre e na Shopee, chegou um determinado momento que não era mais viável vender produtos baratos no Mercado Livre em razão da taxa de R$5. Afinal, se você somar a taxa mais a comissão, em alguns casos a comissão chega a ser 40%.

Então, esses produtos baratinhos que eu vendia no Mercado Livre ficaram encostados, e o que aconteceu? Quando a Shopee veio eu consegui desovar a maioria desses produtos quando ela não cobrava frete, quando, de fato, era totalmente gratuito.

Afunilamento nas regras dos marketplaces

E agora, o que aconteceu? Cada vez mais os marketplaces estão afunilando as regras e inventando mais proibições. E isso não é culpa deles, eles estão seguindo ordens, regras, imposições. Com isso, o que está acontecendo no caso em relação a muitas marcas famosas impedirem os marketplaces de deixar que vendedores anunciem produtos dessas marcas sem autorização da marca.

Eu preciso abrir um parêntese sobre isso, porque eu acho isso um cúmulo do absurdo e do abuso, porque a partir do momento que você possui um produto, você comprou ou ganhou ele, é inconcebível você ter a autorização da marca para vender o produto.

Eu compreendo que se um vendedor vende um produto sem autorização, mas ele está oferecendo 100 unidades daquele produto, aí, sim, isso pode ser configurado como contrabando, descaminho, que eles estão fazendo algo ilegal.

Agora, quando o vendedor anuncia uma unidade de determinado produto e o marketplace retira o anúncio só porque a marca não permite, isso eu acho totalmente ilegal. Mas, infelizmente, é o que está acontecendo.

E foi esse problema que me trouxe até o Enjoei, eu tenho produtos de marca, uma unidade apenas desse produto, muito desse produto eu comprei quando estava nos Estados Unidos e não usei. Eu quero vender e não posso anunciar no Mercado Livre, não posso anunciar na Shopee. Afinal, agora está acontecendo a mesma coisa lá, tenho vários anúncios que foram suspensos, banidos, por essa questão de necessitar de autorização da marca.

Qual o intuito do Enjoei? 

E para escapar dessas situações, existe o Enjoei, porque ele não é igual ao Mercado Livre e a Shopee, ele é um site mais voltado a vendas de produtos usados, segunda mão de produtos de grife, para quem tem sonho de usar algo de marca e pagar mais barato.

E como o site já está taxado como um site de segunda mão, então não tem essa perseguição das marcas como tem nos demais marketplaces. Até porque, aqui, de fato, a maioria dos anúncios são de uma unidade só, são desapegos.

Então, eu achei como alternativa para poder vender esses produtos que eu não estou conseguindo vender em outros marketplaces, o Enjoei. Por essas razões, eu estou contornando essa problemática relativa ao preço, simplesmente com o intuito de vender esses produtos.

Eu não estou entregando eles a preço de custo, estou ganhando uma margem bem pequena e estou alcançando o meu objetivo de vender esses produtos, porque eu não poderei investir na compra deles em razão de toda essa limitação. Então, eu só quero me desfazer deles mesmo.

Quais produtos iniciar no Enjoei?

Se você tem o interesse de vender no Enjoei, qual o perfil de produto que é interessante para você iniciar? Produtos que você tem uma margem muito alta, para que você possa trabalhar com alguma margem que seja satisfatória ou produtos que você queira desfazer e não está conseguindo fazer isso no Mercado Livre ou na Shopee.

Vale lembrar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Se vale a pena vender na Shein. Então, caso você tenha interesse, irei disponibilizar o link para que você possa acompanhar: Vale a Pena Vender na Shein?

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado sobre o conteúdo novo no site.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender?”

Vale a Pena Vender na Amazon?

[…] Vale ressaltar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre se o Enjoei é seguro e confiável? Vale a pena vender nele. Então, caso você tenha interesse em ler e acompanhar esse outro artigo, irei disponibilizar o link a seguir para você ficar por dentro de tudo: Enjoei é Seguro e Confiável? Vale a Pena Vender? […]

error: Content is protected !!