Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee

Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 21 de fevereiro, 2023
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Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee

Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee
Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee

De maneira alguma, cometa os erros que eu vou passar no artigo de hoje, se você está no processo de escala na Shopee, é muito importante que você acompanhe esse artigo, até mesmo você que está começando a vender.

Afinal, muitos vendedores quebram na Shopee vendendo por não aplicar no dia a dia, o que vamos conversar neste artigo. Então, pegue seu papel e caneta e não perca nada.

Conheço muitos vendedores da Shopee que quebraram por venderem demais, sim, o fato de aumentar o número de vendas, fizeram com que eles quebrassem dentro da plataforma. E quando você conversa com essas pessoas, você acaba encontrando padrões de erros que ocasionou esse problema.

Existem alguns erros durante esse processo, pelo qual vamos conversar especificamente de cada um.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles empreendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link logo abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Não cometa esses erros no processo de escala das vendas na Shopee:

Vender na Shopee não é o mais difícil!

Pela primeira vez, trago esse conteúdo para o blog, porque vejo que muitos vendedores só sabem vender na Shopee, ela não se importa com outros aspectos. Uma coisa que gosto muito de falar, vender não é o mais difícil.

O mais difícil é quando você começa a ter um volume de vendas, definitivamente os seus problemas começam. Por mais que algumas pessoas tenham uma certa dificuldade de começar a vender, existem pessoas que não tem essa dificuldade.

Isso tem muito a ver com o produto que a pessoa está vendendo, como já cansei de falar, existem pessoas privilegiadas geograficamente, comparado a outras pessoas. Essas pessoas com favorecimento geográfico, elas tendem a crescer mais rápido do que as pessoas que não ou o processo fica um pouco mais fácil.

Mas, no final das contas, tanto um quanto o outro, vão conseguir. Porém, um vai chegar mais rápido e outro mais devagar.

E quando você começa a ter volume de vendas é onde você definitivamente os problemas começam a acontecer. E sinceramente, já ouvi muitos relatos de pessoas que, de fato, quebraram na Shopee ou tiveram que recomeçar porque só sabia vender.

Erros na organização da Shopee

Então, essas pessoas só se preocupam em vender e vender, elas esquecem do resto. Mas, que resto é esse? Ela esquece da organização financeira, organização de expedições, organização do estoque, organização de reembolso e devoluções e as organizações de envio.

Organização financeira na Shopee

Ela não possui o mínimo de conhecimento na organização financeira, por exemplo, eu faturei 150 mil, paguei todos os custos, todas as mercadorias, funcionários, aluguel, contas, enfim. Me sobrou 30 mil reais líquidos, ela acha que esse dinheiro é o seu pró-labore, mas ela não sabe nem o significa do pró-labore, que significa um salário para o sócio da empresa.

Então ela acha que aquele valor líquido é 100% dela, que ela precisa gastar para ela. Ela gera tão mal as finanças da empresa, que no primeiro problema que ela passar vai quebrar.

Um exemplo, ela começa a escalar, depois acontece de estourar as vendas, e nisso, ela não consegue absorver as vendas. O que vai acontecer? Pedidos cancelados, pontos de penalização, com isso, você vai regredir tudo.

Organização de expedição na Shopee

A organização de expedição também é muito importante, por exemplo, como é seu processo de expedição? Como você imprime as suas etiquetas, qual a velocidade que você demora para imprimir, você usar declaração de conteúdo ou nota fiscal, como você separa o pedido do cliente, como é o processo de embalar as mercadorias, será que esse processo é rápido ou lento?.

Porém, rápido ao ponto de ter falhas ou lento e não ter falhas, mas você acaba tendo uma demora muito grande, enfim. Como é seu processo de expedição?

Organização de estoque na Shopee

Como está o seu processo de estoque? Você consegue manter a mercadoria por quantos dias, você fabrica essas mercadorias ou compra de alguém, você faz Dropshipping? Se o seu fornecedor tiver furo de estoque, você consegue absorver as vendas? Isso é muito importante.

Organização de reembolso e devolução na Shopee

É muito importante a organização de reembolso e devolução. Muitas pessoas têm perdas financeiras aqui, por não ter uma organização, por exemplo, o cliente fala que o produto não está no tamanho adequado, mas você enviou o produto do tamanho certo e não serviu.

Ou seja, o cliente abriu uma reclamação no tópico errado, e isso, faz com que você pague pelo frete de devolução. Se você tiver uma organização de reembolso e devolução, você consegue interagir com a Shopee dizendo que a reclamação é indevida para que você não pague por isso.

Normalmente essa falha de organização, acarreta duas coisas, no prejuízo ou na falência da sua empresa na totalidade.

Organização de envio na Shopee

E por último, a organização de envio, você organiza os envios? Se o cliente não recebeu o pedido ainda, porque isso aconteceu, você sabe informar? Você consegue ter uma organização e puxar os pedidos que foram postados nos últimos 30 dias, quais ainda não chegaram e por qual motivo? Tudo isso é uma organização que você precisa fazer.

Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee
Erros no Processo de Escala de Vendas na Shopee

Não entre na zona de conforto na Shopee

A pessoa começa a vender na Shopee, com isso, por exemplo, ela acha um produto bom, no preço bom, que não tem muitas concorrência e no curto espaço de tempo começou a vender, isso acontece? Sim, com a maioria não.

A maioria das pessoas não segue esse mesmo processo, ela segue fazendo as vendas esporádicas, com isso, vai passando os dias e ela vai tendo consistência de vendas, ou seja, vendas daquele produto todos os dias.

E por fim, ela começa a escalar, para esse público é muito mais fácil você manter uma organização, porque é gradativo.

Porém, muitos acabam se acomodando, entrando na zona de conforto. O que seria isso? Isso é extremamente perigoso! Coisas que fazem sentido hoje já não fazem mais sentido.

Por exemplo, ser prestativo no chat, responder ele o mais rápido possível, são coisas que normalmente você faz, porém, ao passar o tempo você para de fazer ou você não tem a mesma energia para fazer.

Isso é normal, o problema é quando você deixa de fazer e não coloca alguém para fazer aquilo, aí, sim, você começa a ter problemas.

Outra coisa que acontece bastante, ela para de procurar e validar novos produtos. Ela não se preocupa com isso, em crescer mais a empresa, ela entra na zona de conforto e com isso, pode acontecer diversos aspectos.

Por exemplo, alguém passe ela no posicionamento orgânico, alguém chega vendendo mais barato que ela, o produto perde o interesse, e as vendas começam a diminuir. Porém, quando ela percebe que o cálculo não está mais batendo, ela entra em desespero e vai procurar soluções e melhorar.

Existem problemas na Shopee?

Vamos falar um pouco agora sobre os problemas que existem na Shopee, por mais que você possa manter uma boa organização geral, por mais que você não entre na zona de conforto, algum problema ocorre devido a Shopee.

Por exemplo, as transportadoras têm uma certa dificuldade de entregar os pedidos para os clientes, o suporte da Shopee demora um pouco para solucionar ou resolver um problema. Por mais que isso exista, e por mais que a Shopee esteja procurando soluções, no dia que estive na plataforma, eu conversei com eles sobre esses problemas que vem acontecendo.

Esses problemas, eles têm a ciência que existem, a Shopee vem melhorando. Mas, eu quero que você entenda que ela cresceu muito rápido, e isso tem efeitos colaterais que ela vem corrigindo.

Leia também: 5 Erros que Impedem de Vender na Shopee

Por hoje é isso, empreendedor(a). Espero que você tenha entendido esse novo assunto, e a partir de agora não cometa esses erros. Encerro por aqui, e claro, vou esperar você no artigo de amanhã.

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