Uncategorized

Falha na Entrega nova Ferramenta da Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 15 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Falha na Entrega nova Ferramenta da Shopee

Falha na Entrega nova Ferramenta da Shopee
Falha na Entrega nova Ferramenta da Shopee

No artigo de hoje vamos conversar sobre uma implementação que a Shopee fez recentemente em seu site. Sim, vamos conversar sobre a nova aba de falha de pedidos ou falha na entrega. De fato você irá aprender o que essa ferramenta faz e o porque a Shopee implementou esta ferramenta.  

Uma das maiores reclamações dos vendedores que têm um certo volume de vendas dentro da plataforma, é não ter uma organização de fácil acesso dos pedidos que não foram entregues. 

E a partir do momento que o pedido é postado e a transportadora retira aquele produto, nós vendedores não temos um fácil acesso de como fazer todo o histórico, se o pedido foi entregue ou não. Normalmente temos a notificação pelo celular ou até mesmo pela plataforma.

Porém quando o pedido não foi entregue ou os correios tentaram efetuar a entrega e não conseguiu, enfim, qualquer tipo de problema que ocorrer a gente não tinha nenhuma área específica para fazer esta análise e era um trabalho muito complexo. Que você tinha que baixar o relatório da Shopee, trazer para o Excel e fazer toda uma filtragem para identificar e hoje a Shopee implementou esta ferramenta que irá facilitar muito nossa vida.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A nova ferramenta da Shopee – Falha na entrega

Como acessar essa nova ferramenta

Para que você encontre essa nova aba da falha de entrega, dentro da “Dashboard do vendedor” e “Meus pedidos”. Uma vez que você entrar nos “Meus pedidos” você será direcionado para uma página dos seus produtos e logo acima você pode observar que tem algumas abas: 

  • Todos, são todos os pedidos;
  • Não pago, são os produtos que o cliente gerou o boleto ou pix e ainda não pagou;
  • A enviar, são os pedidos que você precisa enviar para o seu cliente ou que você já imprimiu as etiquetas mas ainda nao posto;
  • Enviado, são os pedidos enviados no momento;
  • Concordo, que são os pedidos que foram entregues e confirmados;
  • Cancelados, são os pedidos que foram cancelados por você ou pelo cliente;
  • Devolução e reembolso, são os pedidos que o cliente abriram reclamações solicitando reembolso;
  • E por fim a falha na entrega.

Nova ferramenta Falha na Entrega

Ao acessar a ferramenta, você pode observar que já irá aparecer a quantidade de pedidos com falha na entrega. Seguindo o manual da Shopee, a área meus pedidos, na central do vendedor, conta com uma nova aba chamada “Falha na entrega”. Nela, você pode conferir e acompanhar os pedidos que não puderam ser entregues pelos parceiros logísticos. 

A constatação de falha na entrega pode acontecer por diversos motivos, confira alguns:

  • Responsabilidade do vendedor: por fixar as etiquetas ou embalar o pedido incorretamente, por exemplo;
  • Responsabilidade do comprador: duas chances de entrega mal-sucedidas, por exemplo;
  • Responsabilidade da transportadora: por erros no manuseio dos pacotes ou por perda dos pacotes, por exemplo.

Então aqui a Shopee fala que terá um botão de “Saiba mais”, para sabermos o motivo. Muito provavelmente esse botão ainda não aparece para você, porque a Shopee ainda está fazendo alguns testes dentro do ambiente e quando chega a parte do usuário ter acesso, pode ocasionar erros e isso é normal.

O que acontece com os pedidos em caso de Falha na Entrega constatada?

O pedido aparecerá na aba “Falha na entrega” e você poderá acompanhar o status do retorno do pedido, que será devolvido a você, no endereço cadastrado.

Problemas nas entregas do pedidos na Shopee

Então por algum motivo ocasionou algum erro e esse botão de saiba mais não aparece, porém entretanto conseguimos visualizar as informações que o saiba mais deveria nos informar. 

E como você pode fazer isso? Clicando em “Ver detalhes” no anúncio, você irá visualizar que o pedido será devolvido, você vai expandir e irá mostrar todo o processo que aconteceu. Por exemplo:

  • O vendedor está preparando para enviar a sua mercadoria;
  • Pedido coletado;
  • Pedido chegou no centro logístico Santana de Parnaíba;
  • Pedido sair do centro logístico;
  • Pedido está no centro logístico de contagem em Minas Gerais;
  • Pedidos chegou ao último centro logístico de Fortaleza Ceará;
  • Pedido será devolvido.

Neste caso, alguma coisa ocasionou dentro da transportadora que esse pedido fosse devolvido, neste caso não foi pela falta de sucesso da entrega. Ou seja, a transportadora foi entregar e ninguém recebeu, não foi neste caso, houve algum erro dentro da transportadora que esse pedido vai ser devolvido.

A grande maioria dos pedidos, são os pedidos que sequer houve a tentativa de entrega para o cliente, dentro da própria transportadora aconteceu alguma coisa que este pedido está sendo devolvido.  

Falha na Entrega nova Ferramenta da Shopee
Falha na Entrega nova Ferramenta da Shopee

O que pode ter acontecido por pedido ser devolvido?

Pode ter duas situações, houve a tentativa de entrega e não houve a atualização na página por parte das transportadoras ou pela Shopee, porque a transportadora notifica a plataforma e por sua vez a Shopee te notifica, isso é tudo sistêmico, ninguém fica te notificando.

Ou de fato a transportadora nem sequer teve a tentativa de entrega. Então nesta ferramenta conseguimos visualizar os pedidos que estão retornando para gente ou deu algum problema.

E como eu disse no começo, anteriormente tinha muita dor de cabeça para fazer isso. E agora tem a listagem e para facilitar muito mais falta apenas a Shopee abrir o botão saiba mais.

Nova ferramenta facilitou muito para nós Sellers

Uma vez que você sabe os pedidos que houve falha na entrega fica muito mais fácil para você organizar, você pode agora acompanhar todo o processo de devolução. Então se caso o produto está demorando muito pra voltar, recomendo que você pegue o número do pedido e contate a Shopee.

Ah, Shopee, já tem 30 dias que esse pedido está parado na transportadoras e não retornou para mim ou mandei três peças, o pedido chegou no centro das transportadoras, voltou para mim, porém voltou somente duas peças.

Agora você consegue ter mais controle e com isso você vai ter muito menos perda. Porque quando você escala suas vendas, uma das maiores dores de cabeças são as perdas e é inevitável.

Porque a Shopee implementou esta ferramenta? 

A Shopee implementou esta ferramenta por dois motivo. O primeiro motivo, é porque houve muita reclamação dos vendedores, para facilitar o nosso acesso aos pedidos que não foram entregues e que estão voltando para a gente. 

E o segundo ponto é que cada vez mais a Shopee vem aperfeiçoando o seu processo de logística. Todos sabem que a plataforma tem dificuldades em questões de logística, assim como o Mercado Livre teve a cinco anos atrás e hoje ele é uma referência.

Porém precisamos ter o discernimento de entender que o Brasil é gigantesco, as pessoas que compram dentro da Shopee também é um volume muito grande, então existem processos que a plataforma consegue implementar em curto espaço de tempo e processo que precisam de longo prazo.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que falo sobre Como imprimir etiquetas de envios na Shopee. Então se você tiver interesse, irei disponibilizar o link aqui embaixo para você acompanhar este outro artigo maravilhoso: Como Imprimir Etiquetas de Envios na Shopee

E por hoje é isso empreendedores. Espero que com esta nova ferramenta você consiga acompanhar e administrar todos os pedidos que tiveram algum erro ou alguma falha na entrega e possa resolver isso. Vou ficar por aqui e te espero no artigo novo de amanhã.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!