Fornecedor ou Dropshipping na Shopee?

Fornecedor ou Dropshipping na Shopee?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 5 de fevereiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Fornecedor ou Dropshipping na Shopee?

Fornecedor ou Dropshipping na Shopee - Qual Usar
Fornecedor ou Dropshipping na Shopee – Qual Usar

No artigo de hoje, vamos conversar tudo em relação a isso, se eu, Cauê, tivesse que começar hoje, qual caminho eu trilhei. Vou explicar passo a passo, tudo que eu faria.

Será que iria atrás de um Dropshipping, de um fornecedor ou fabricante? Não sei, daqui a pouco você vai descobrir. Além disso, você vai aprender o momento que deve utilizar o Dropshipping, momento que você deve utilizar um fornecedor, distribuidor ou mesmo um fabricante. Uma vez que você entende isso, fica tudo mais fácil esse processo.

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre qual usar? Fornecedor ou Dropshipping na Shopee:

Qual caminho seguir começando na Shopee?

Precisamos falar qual o melhor caminho a percorrer, ah eu devo iniciar no Drop? Eu devo iniciar com produtos físicos? Eu não possuo muito investimento para começar ou qual devo fazer primeiro? Enfim, primeiro vamos abordar esse assunto, porque ele é muito importante.

Afinal, eu vejo muitas pessoas que não conseguem compreender o fator Dropshipping quando falamos de vendas pelo Marketplace. E também, os conceitos de níveis em relação a fornecedores ou fabricantes, o que quero dizer a respeito de níveis? Normalmente a pessoa quer dificultar esse processo de ter um fornecedor para receber essa mercadoria, e às vezes simplificar nos torna competitivos.

Assim, trazendo um grande diferencial para que conseguimos desempenho na plataforma da Shopee. Partimos do princípio, que existem pessoas muito bem localizadas geograficamente e pessoas que não são bem localizadas geograficamente.

Quando falo bem localizado, é na questão de fornecedores, fabricantes e distribuidores, estou me referindo a esse aspecto. Por exemplo, é óbvio que uma pessoa que está dependendo do interior de São Paulo que esteja, ela vai possuir uma localização geográfica desfavorável comparado a alguém que está em São Paulo capital.  

Então, não estou falando nada de qualidade de vida, nada desse aspecto, estou me referindo especificamente no favorecimento geográfico de fornecedores, distribuidores e fabricantes.

O que eu faria se estivesse começando agora na Shopee

Então se eu tivesse que começar agora na Shopee ou se estivesse começando e ainda não engrenei, o que eu faria? Iria encontrar fabricantes ou fornecedores dentro da minha cidade.

E como eu disse, existem pessoas que geograficamente vão ter uma maior facilidade de encontrar muito mais fabricantes, e pessoas que não. Mas, essa seria a minha primeira consulta.  

Tenho a convicção que em quase todas as cidades existem uma fábrica pelo menos, pode ser que não exista um fornecedor, mas, quase toda cidade tem uma fábrica. Então você pode muito bem tentar fazer uma parceria comercial com essas fábricas.

Pesquise essas fábricas da sua cidade, veja o nome delas, o que elas fabricam, verifiquem as mercadorias que elas fabricam, tem procura da Shopee, uma vez que sim, faça o contato com ela, procure uma parceria comercial, caso eles aceitar vá mais a fundo, e procure fazer esse tipo de contato.  

O que fazer se não possuir um fornecedor na sua cidade na Shopee?

Caso sua cidade não possui nenhuma fábrica ou fornecedor, o que eu faria? Iria procurar fabricantes ou fornecedores nas cidades vizinhas. Se por algum motivo, eu não conseguisse em cidades vizinhas, eu procuraria fabricantes ou fornecedores dentro do meu estado.

Caso eu não encontre, eu procuraria por fabricantes ou fornecedores fora do meu estado. Então, eu faria nesta ordem o processo, se você percebeu, essa ordem vai muito no quesito de facilitar a minha vida.

Facilitar a sua vida na hora de encontrar um bom fabricantes ou fornecedores é fundamental para o seu crescimento. E quando falamos de facilitar a vida, são em alguns aspectos, por exemplo, a mercadoria acabou e você precisa dela urgente, se você tem dentro da sua cidade, você consegue ter ela muito mais rápido do que outro estado, e assim sucessivamente.

Isso facilita sua vida, então tudo que for para facilitar a sua vida, é importante que você coloque em prática no seu processo de crescimento da Shopee.  

Fornecedor ou Dropshipping na Shopee?
Fornecedor ou Dropshipping na Shopee?

Quando utilizar o Dropshipping na Shopee?

Ah, Cauê, o Dropshipping entra onde? Na minha opinião eles vão entrar somente na parte de procurar fabricantes ou fornecedores fora do seu estado. Ou seja, primeiro de tudo procure por fabricantes ou fornecedores na sua cidade, não achou? Procure nas cidades vizinhas ainda não achou? Pode ser que agora comece a fazer sentido utilizar o Drop.

Mas, para mim, você deveria encontrar um fabricante ou fornecedor no seu estado. E por último, você poderia escolher entre fornecedor ou fabricante fora do seu estado, ou fazer o Dropshipping. Isso, sim, faria sentido fazer Dropshipping. 

Mas, por quê? O Dropshipping é excelente, porém, na grande maioria dos marketplaces ele não é tão bom assim, a média e longo prazo ele acaba te prejudicando. Afinal, nos marketplaces você tem responsabilidades de envio e atraso, ou seja, se o pedido entra em atraso você pode receber penalizações, se o pedido é cancelado você pode receber penalizações.

Problemas com o Dropshipping na Shopee

E o Dropshipping em modo geral são muito desorganizados, ou seja, aquilo que ela passa para você que ele possui, na verdade, ele não possui tudo aquilo. Com isso, o que acontece? Você começa a vender, e chega uma horta que seus pedidos param de ser postados, por exemplo, na segunda-feira você mandou 50 etiquetas para o seu Dropshipping com o pix, na terça você visualiza que só foram postados 40, com isso, você liga para ele relatando isso.

Então ele relata que teve um furo de estoque, essa mercadoria acabou e só vai chegar semana que vem, e aí, como você vai resolver isso? Ainda mais agora, que você possui somente 2 dias úteis para postar este produto, você vai receber pontuações e penalizações. 

O que eu quero dizer, é que a maioria das pessoas que trabalham com Dropshipping teve problemas, já receberam pontuações e penalizações, fora que cada vez mais os marketplaces vêm restringindo isso, porque, de fato, é proibido o uso disso.

Porém, no país do Brasil eles não conseguem fiscalizar muito bem, só que a Shopee e o Mercado Livre vem encontrando maneiras de dificultar isso, as pessoas que são CNPJ e utilizam o Drop sabe do que estou falando.

Por isso que o Dropshipping deve ser a sua última carta na manga, e ele não pode ser uma escolha pelo simples fato de facilitar a sua vida de não trabalhar. Se você tem essa mentalidade, você não serve para empreender, porque isso é trabalhar, é suar, dar o seu melhor, dedicação total, colocar as mangas de fora e fazer as coisas acontecerem.

Quanto tempo ficar no Dropshipping na Shopee?

Uma vez que você foi para o Dropshipping, você precisa trabalhar para sair o mais rápido possível, ou seja, ele vai até a segunda página, quando você começar a crescer e escalar, procure maneiras para sair dele.

O Dropshipping é válido desde que as outras não sejam tão válidas assim, e uma vez que utilizar ele, que você não fique por muito tempo com ele, afinal, você terá dores de cabeça.

Leia também esse artigo: Como Achar os Melhores Fornecedores Nacionais Para Shopee

E aí, gostou? Espero que sim, e a partir de agora você entenda e pratique tudo isso que ensinei aqui nesse artigo. Por hoje, é só isso, empreendedor(a), vou encerrar por aqui e claro, não se esqueçam de acompanhar o artigo novo amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!