Uncategorized

Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 9 de dezembro, 2022
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee

Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee
Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee

No artigo de hoje, vamos conversar sobre Como enviar os pedidos vendidos na Shopee, e não somente isso, como verificar se tal pedido foi pago ou não. Muitos seguidores aqui tem essa dúvida, por isso trouxe este assunto hoje.

Para enviar algum produto na Shopee é muito fácil. Dentro da Central do Vendedor, você pode acessar a opção “Meus Envios” e a aba “Enviar” que irá verificar todos os seus pedidos que devem ser despachados. Selecione esses pedidos e basta clicar em “Enviar” para organizar todo o envio.

Para embalar os produtos, recomendo que você utilize uma caixa de papelão e enrole bem o produto com plástico-bolha, assim, ele ficará menos suscetível a danos. Se caso a embalagem original estiver com algum tipo de dano, você poderá utilizar alguma outra embalagem como um pacote de devolução. Para produtos frágeis, recomendo que utilize o uso de adesivos: “Este lado para cima”.

Mas antes de começar o artigo, para você que prefere absorver o conteúdo de uma forma diferente, irei disponibilizar um link do vídeo que falo tudo sobre Como enviar os produtos vendidos na Shopee, guia completo:

Como imprimir as etiquetas dos pedidos mais rápido

Para que você possa imprimir as suas etiquetas de maneira mais rápida, devemos utilizar o “Envio em Massa”. Vejo que muitos utilizam os “Meus Envios” e nele você acaba gerando pedidos manualmente.

Quando clicamos em “Envios em Massa”, somos direcionados para a página de enviar os pedidos. Caso você esteja nas transportadoras irá aparecer o filtro padrão, se estiver nos correios, enfim, irá aparecer tudo conforme a transportadora ou correio.

A maioria são padrão, exceto quando você é transportadora, porque a partir do momento que você vira para esse método de envio, será obrigado a emitir nota fiscal de todos os pedidos que você vendeu. Agora se você for correio, não terá a necessidade de emitir nota fiscal. 

Então por padrão irá ficar disponível para você imprimir os seus pedidos, e quando você é transportadoras irá ficar bloqueado, até que você emita nota fiscal daquele produto e envie para a plataforma. Após isso a Shopee irá liberar o acesso. 

Nunca poste o pedido por fora da Shopee

Muitas pessoas têm dúvidas em relação às etiquetas que estão prontas para envio, se realmente é seguro. E sim, é seguro, porém você nunca deve fazer uma postagem por fora da Shopee e olha que já vi pessoas fazendo isso. Você nunca deve fazer isso, porque esta é uma das maiores seguranças que você tem, que aquele produto foi pago e confirmado.

Somente os pedidos que de fato a Shopee liberou para você imprimir foram pagos, por exemplo, o cliente paga por este pedido, assim que o pedido é confirmado a Shopee já libera a etiqueta de impressão, somente esta etiqueta é liberada após a confirmação do pagamento.

Esta etiqueta só serve para que você possa fazer a postagem do produto sem ter custo nenhum, já que os custos de postagem ficam por conta da Shopee ou por conta do comprador. Então esta etiqueta após você embalar o produto, colar ela na embalagem e o envio irá ficar autorizado, assim ficando possível fazer a postagem do produto nos correios sem custo nenhum.

Envio e coleta em massa na Shopee

Todos os dias quando você for fazer os envios dos produtos, basta você ir em “Envios em Massa”, você será redirecionado para a página “Enviar Meus Pedidos” e você vai selecionar quais os pedidos que você vai postar. Então por exemplo, hoje estou sem o biquíni, irei buscar ele somente amanhã, fica opcional você imprimir agora então eu aconselho que você pule esta etapa.

Você também pode selecionar todos e automaticamente a Shopee irá selecionar todos que você já emitiu a nota fiscal, ela não irá selecionar os que você ainda não emitiu a nota fiscal. Mas para quem está nos correios isso não irá acontecer. 

Uma vez que você selecionou todos pedidos, basta clicar em “Organizar Coleta em Massa” e automaticamente você será redirecionado para algumas informações, onde irá mostrar o endereço, a data que as transportadoras irá retirar as mercadorias e vale lembrar que se você estiver nos correios isso não irá aparecer para você.

Para a primeira vez eu recomendo que você confirme o endereço, para que as próximas você só precise clicar em “Confirmar”. Então agora a Shopee vai gerar as etiquetas e liberar os códigos de rastreio. 

Pode ocasionar uma lentidão nos códigos de rastreio, porque quem libera os códigos é os correios ou as transportadoras. Então se o sistema deles estiverem um pouco lento ou fora do ar, eles ficarão carregando infinitamente e não serão liberados com sucesso.

Como gerar declaração de conteúdo e etiqueta de envio na Shopee

Quando de fato todos os pedidos, ou seja, 20 de 20 forem liberados com sucesso, basta você clicar em “Gerar Documentos” e selecionar. 

Existem 2 opções para gerar esses documentos: PDF ( Etiqueta de envio) e a PDF: ( Etiqueta de envio + Declaração de conteúdo). Eu recomendo que você selecione a segunda opção.

Clicando na opção, automaticamente a Shopee irá liberar as etiquetas. Vale lembrar que as etiquetas são em cima e a declaração abaixo iguais tanto das transportadoras quanto dos correios. 

Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee
Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee

Como casar a etiqueta de envio com a declaração de conteúdo na Shopee

Existem duas opções, clicando em “Imprimir Documento” e depois você irá começar a casar a etiqueta com a declaração de conteúdo. Por exemplo, a etiqueta de um cliente com a declaração deste cliente e assim sucessivamente.

Para quem já tem um volume legal de pedidos por dia, isso acaba atrasando um pouco a sua vida, pois você precisará ficar casando as etiquetas com as declarações e além disso pode ocasionar em alguns erros, você pode acabar casando a etiqueta do cliente A com a declaração de conteúdo do cliente B.

Para evitar esses problemas, eu tenho um software que ele casa automaticamente as etiquetas com as declarações de conteúdo. Irei ensinar aqui para você o passo a passo de como eu caso elas.

Após você salvar elas, basta você entrar no site que irei deixar aqui: https://www.paineletiqueta.com.br/cadastrar/ . Caso você não tenha login, basta criar uma conta com as informações certinhas.

Após criar sua conta, você irá mesclar as etiquetas clicando em “Selecionar Arquivo em PDF”. Este é um processo muito rápido, irá ser concluído em menos de 5 minutos. Ele mostra a data da etiqueta e qual a transportadora que você está utilizando.

Você terminando o download irá perceber que as etiquetas estão casadas com as declarações de conteúdo. Então desta forma não terá nenhum tipo de erro e problemas.

Como identificar os itens comprados pelo cliente na Shopee

Uma vez que a impressão foi feita eu utilizo a declaração de conteúdo para ver o pedido do cliente. Ou seja, eu não preciso entrar no pedido do cliente para ver o que ele comprou, até porque na própria descrição do produto é informado o que ele está comprando. 

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como embalar, imprimir e enviar os produtos na Shopee passo a passo. Então se vier a despertar o seu interesse, irei disponibilizar o link aqui: Como Embalar, Imprimir e Enviar Pela Shopee Passo a Passo

E por hoje é isso empreendedor. Espero que eu tenha te ajudado e você consiga enviar os seus pedidos da forma certa e correta. Fico por aqui e te espero no artigo de amanhã.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Guia Completo: Como Enviar os Produtos Vendidos na Shopee”

Flávio

a shopee busca o produto na empresa?

Caue Oliveira

Opa Flávio, a Shopee utiliza o PegaKi como um intermediador entre o vendedor e processo de expedições e envios de pedidos.

error: Content is protected !!