Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023

Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 11 de maio, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023

Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023
Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023

Só existem quatro leis e somente quatro coisas que funcionam nesse país. A primeira é a lei da proteção ao consumidor, a segunda é a lei maria da penha, terceiro a lei da pensão alimentícia e a quarta, a fiscalização da receita federal.

Como eu sei que esse artigo faz sentido para você, estou aqui disposto a explicar coisas básicas, introdutórias à contabilidade digital. Mas especificamente para Dropshipping. Então, se você tem dúvidas de quanto pode faturar com CPF, se você pode ou deve abrir MEI inicialmente, como é a nota fiscal e a declaração de impostos de renda.

Contabilidade digital vale a pena começar com CPF?

Essa é a disparada, acho que no top 5 das perguntas mais frequentes, a galera pergunta diariamente no direct do Instagram, por exemplo, quanto que é para abrir um MEI e se vale a pena de início, iniciar com o CPF. Afinal, a abertura de empresa seja MEI ou ME, existem custos de investimentos para abertura dessa empresa e para manter ela também.

E para responder essa pergunta, se vale a pena começar com o CPF ou não, você precisa assumir os riscos. Se você quiser iniciar suas primeiras vendas com o CPF, tudo bem, não tem nenhum problema.

Porém, o risco que você assume rodando inclusive sua operação e faturamento muito ou pouco, no CPF é muito alto, porque prejudica inclusive no seu imposto de renda. E você pode, sim, ser penalizado através de multa, correspondente ao quanto montante você faturou com o CPF.

Então, não vale a pena iniciar com o CPF, porque você tem a possibilidade de abrir uma empresa no MEI. Afinal, evita o risco, inclusive de você começar essa operação com o CPF diminuir muito o índice de recursos no gasto de pagamento e o risco operacional do seu negócio.

Como criar uma MEI?

Caso você tenha interesse de criar um MEI (Microempreendedor Individual), eu irei disponibilizar o link para você ter acesso direto na página: Abra seu MEI clicando aqui

Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023
Guia Completo de Contabilidade para Dropshipping 2023

Primeiro, você pode observar na imagem acima os números do lado do MEI e depois a promoção de vendas, isso seria o CNAE. Mas, o que é isso? O CNAE é tipo as atividades que você vai exercer com a abertura desse e-mail.

Infelizmente no nosso negócio de Dropshipping não existe nenhum tipo de CNAE para o mercado digital, com isso, tudo vira interpretação na parte contábil. E como é interpretação, a contabilidade indica você a abrir MEI e processar seus pagamentos através do CNAE específico de promoção de vendas.

E volto a dizer, isso não é correto, porque não existe um CNAE específico. Mas, é o menos errado de acordo com a interpretação da atividade que nós exercemos.

Como funciona o MEI?

Então como na imagem acima, até 81 mil anos, que inclusive se eu não me engano foi estendido esse faturamento para 126 mil. Como eu não entendo muito de contabilidade, mas tenho uma noção básica, eu peço que você inclusive pesquise um pouco mais, se já foi aprovado isso, se já está em exercício ou não.

Eu não encontrei nada tão específico em relação a isso, inclusive peguei essa matéria super atualizada em janeiro, informando esse processamento de 81 mil por não.

E se você fizer a divisão de 81 mil anos por 12 meses, vai dar praticamente 6.700 mil, que é quase nada. Exatamente, isso não é quase nada se tratando do potencial do mercado do Dropshipping.

Então, se você divide 81 por 12 e dá 6 mil, seria o limite que você pode processar mensalmente. E eu conheço o potencial do mercado, às vezes esse teto bate no primeiro ou no segundo mês, dependendo se você acertar na veia e ter resultados.

Com isso, visto que você pode ter esse limite de processamento de até 81 mil e divisão de 6 mil, vale a pena, sim, você iniciar no Dropshipping com o MEI, tem um custo mensal da abertura e manter essa empresa ativa de mais ou menos 60 reais, do que iniciar com o CPF.

Por que o CPF é muito alto?

Afinal, com o CPF você corre um risco, porque ele é muito alto. E tem na imagem que disponibilizei acima, mesmo não tendo obrigatoriedade de emissão de nota fiscal, perfeito. Então, se eu não pago imposto sobre isso, é praticamente eu ter esse limite de 81 mil e não preciso pagar imposto sobre isso.

Agora, se eu faço o processamento dessa venda, recebo esse dinheiro com o CPF, eu tenho por obrigatoriedade pagar 27% de impostos. Então, faça os cálculos, o MEI não tem obrigatoriedade de emissão de nota fiscal, processou o pagamento com o CPF a receita vai dizer: dá onde é esse dinheiro? Você está vendendo o quê? E sim, tem uma certa obrigação de nota.

Sendo assim, se você vende um produto de 100 reais, 27% é a receita federal que pega para ela. E claro, isso vai acumulando, assim você vai ser obrigado a apresentar esse tipo de cálculo na declaração da sua receita anual.

Essa receita começou no dia 15 de março, o início da declaração de imposto de renda. Eu tenho certeza se você está processando seus pagamentos com o CPF, ou já processo muito grana com o CPF, você deve estar com muito medo se acompanhou até agora.

Como é a emissão de nota fiscal?

O processo de emissão de nota fiscal precisa ser automático, o mais automático possível. E hoje tem soluções e ferramentas que fazem esse processo para você, você pode fazer isso de forma manual para vender um produto.

Você vai ao site da prefeitura da sua cidade, gera a nota fiscal, etc. Mas, temos ferramentas que automatizam esse processo, que claro, se você inclusive contratar uma contabilidade digital, ela já vai fazer esse processamento de emissão de nota fiscal automática.

E duas ferramentas que inclusive a minha contabilidade, ou caso você queira fazer isso por conta própria, eu não indico isso, existem coisas mais importantes para entender.

A primeira forma de fazer isso de forma integrada e automática é a Enotas, ela gera toda essa questão da receita de solução de pagamento e íntegra com as ferramentas que você utiliza.

E a segunda opção é a Notazz, que tem outras soluções dela, que inclusive a maneira logística do negócio. Então, já anota essas duas ferramentas que fazem a geração da nota fiscal automática.

Comparação dos tributos entre CNPJ e CPF  

No CNPJ, o nosso CNAE de intermediação de negócios, ele varia de emissão, muito de contador para contador, entre 8% e 13,5% do faturamento. Então, se você vende um produto de 100 reais, você pode pagar entre 8 e 13,5%, no CNPJ é a maneira mais estruturada possível.

Agora, com o CPF, você pode pagar até 27,5%, exatamente. Então, se você vende um produto de 100 reais, você vai pagar 27,5%. Isso é quase o valor de uma pizza, você assume o risco de pagar esse imposto e ser multado.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Como minerar produtos para Dropshipping em 2023. Caso você tenha interesse de ler após o encerrar esse artigo, irei disponibilizar o link para você acompanhar e ficar por dentro de tudo: Como Minerar Produtos para Dropshipping em 2023

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido sobre esse novo assunto do site. E a partir de agora, você saiba tudo sobre a contabilidade de Dropshipping. Vou encerrar hoje por aqui, mas claro, todos os dias tem artigo novo, então não esqueçam de acompanhar.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!