Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre

Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 11 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre

Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre
Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre

No artigo de hoje quero te mostrar tudo que precisa saber para não ter prejuízo nas devoluções do Mercado Livre. Existe uma série de regras e quero te ensinar tudo aqui, quando você paga pelo custo, quando o Mercado Livre fica com esse custo.

Então, quero te convidar a ficar comigo até o final deste artigo, porque hoje vou te ensinar tudo sobre isso. Se você está interessado em saber, não perca nada, é bora para o assunto do conteúdo.

Como as devoluções funcionam no Mercado Livre?

Então, hoje irei mostrar como funcionam as devoluções, já estou na página inicial do marketplace. E lembrando que isso tudo que estaria falando aqui e mostrando vou deixar o link a seguir: Devoluções do Mercado Livre

Se você quiser acessar e ler, e também acessar o link para você confirmar o que estou falando, basta clicar no link acima que você será direcionado. Então, vamos para o assunto e chega de enrolação.

Afinal, como funcionam as devoluções? Quando um comprador faz uma compra e se arrepende ou não recebe o que esperava, ela pode muito bem solicitar sem custo algum e obter o seu reembolso de todo seu dinheiro de volta, como parte do programa de Compra Garantida do Mercado Livre.

Então, esse programa compra garantida ele dá a garantia, a segurança para o cliente que está comprando, se ele não gostar ou receber algo que não está de acordo com anunciado, ele recebe sem ter nenhum custo. Isso é ótimo, porque faz com que os clientes comprem dentro da plataforma e ajuda a gente como vendedor a vender mais.

Onde observar se alguém deseja devolver o produto no Mercado Livre?

Quando o cliente solicitar qualquer tipo de devolução, você vai ser refletida na lista de vendas dentro do Mercado Livre. Nesta página você vai poder acompanhar todas as devoluções e os posição de todos os envios do seu produto.

O que acontece com o dinheiro de venda no Mercado Livre?

Todo dinheiro ficará retido dentro da sua conta no Mercado Pago e será descontado quando a devolução estiver a caminho da sua residência. Ou seja, o cliente postou, eles vão liberar o dinheiro para o cliente. Porém, em alguns casos, dependendo do comportamento do consumidor, todo dinheiro será descontado três dias após o recebimento da sua mercadoria de volta.

Então, eles já tem o histórico do comprador, se tiver qualquer problema com esse comprador eles vão reter esse dinheiro antes de devolver para o comprador um pouco mais. Por isso, isso é muito interessante para nós vendedores, para podermos ter um pouco mais de segurança.

Caso a sua conta do Mercado Pago não tenha nenhum saldo, uma dúvida será gerada e também será quitada logo após adicionar ou receber qualquer dinheiro na conta.

Então quer dizer, se você não tiver o saldo da conta para ficar retido, eles vão criar um saldo negativo e você vai ficar devendo para o Mercado Pago, que é esse valor que eles vão reter na hora da devolução.

Qual o tempo determinado para o comprador devolver o produto no Mercado Livre?

O período que o consumidor tem para solicitar qualquer tipo de devolução é a partir do recebimento da mercadoria, varia conforme cada produto e pedido. Existem alguns produtos que não vão poder ser devolvidos, a menos que o consumidor tenha algum tipo de problema com a mercadoria.

Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre
Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre

Nessas categorias acima são 7 dias para devolução, os demais produtos são 30 dias para devolução.

Produtos que não podem ser devolvidos no Mercado Livre

  • Alimentos para bebês;

  • Alimentos e bebidas;

  • Animais;

  • Artigos para adultos;

  • Brincos;

  • Saúde, banho e higiene do bebê;

  • Beleza e cuidado pessoal;

  • Imóveis;

  • Ingressos;

  • Moda íntima e lingerie;

  • Moda praia;

  • Plantas;

  • Saúde;

  • Serviços;

  • Suplementos alimentares;

  • E veículos.

Toda essa lista são produtos que se alguém comprar ela não vai poder pedir devolução.

Preciso pagar pelo envio da devolução no Mercado Livre?

Todas as devoluções são gratuitas para você, a menos se o consumidor pedir a devolução do produto porque o produto não estava em perfeitas condições ou o produto não estava conforme o combinado do anúncio.

Caso o envio for da sua responsabilidade, o Mercado Livre irá descontar o valor da sua conta no Mercado pago quando a devolução estiver a caminho da sua casa.

Essas devoluções vão afetar a sua reputação no Mercado livre?

As devoluções não iriam afetar a sua reputação no Mercado Livre, exceto se você enviar a mercadoria diferentes do que foi solicitado pelo seu cliente, se o produto não funcionar ou estiver incompleto, com defeito, etc. Nesses casos, será considerado como uma reclamação e você irá arcar com isso.

E para alcançar ou manter a sua cor verde de reputação, você precisa ter menos do que 3% de reclamações em todas as suas vendas.

A devolução do Mercado Livre não chegou em condições, o que acontece?

Neste caso o Mercado Livre pode te ajudar com o produto devolvido caso não chegue o esperado ou se você receber outro item no lugar. Então, em até três dias úteis após receber o produto errado, ao acessar sua venda da plataforma, você pode avisar que conferiu o produto e reportar esse problema para o Mercado Livre.

Eles pedem também que você conte o que acontecer e anexe todas as fotos do produto e principalmente da embalagem para que eles possam entender melhor esse problema para solucionar tudo da melhor forma.

O Mercado Livre pode me ajudar em quais casos?

Há alguns casos que, infelizmente, o Mercado Livre não pode oferecer algum tipo de ajuda. Neste caso, eles iriam prosseguir com a devolução do dinheiro para o consumidor.

Afinal, ele não pode te ajudar se caso iniciar uma reclamação porque o cliente não entrou em contato com você antes de devolver a mercadoria. Além disso, também não é possível oferecer nenhum tipo de cobertura se a sua reclamação for relacionada aos mesmos problemas ou produtos falta reportados pelo seu computador, ou celular, ou até porque algumas questões referentes à embalagem do pedido. Por exemplo:

  • O produto chegou com a caixa ou embalagem original aberta.

  • A embalagem do produto chegou avariada, mas o produto está em perfeita condição.

  • O produto chegou sem nenhuma embalagem original.

Caso você tenha uma loja dentro do Mercado Shops e uma pessoa comprar como um convidado, ou seja, sem ter nenhuma conta dentro do Mercado Livre, ela não terá direito nenhum a devolução agilizada.

Quando você e o Mercado Livre irão pagar pela devolução do produto?

Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre
Guia Completo de Devoluções no Mercado Livre

Eu fiz uma compra e estou simulando que vou devolver, podemos ver que o primeiro motivo é o que comprei, porém, não me serviu. Então, se o cliente seu acionar essa opção você não paga nada, o custo é do Mercado Livre.

A partir do segundo, o produto apresenta defeitos, o custo é seu. O pacote chegou incompleto, o custo é seu. É diferente do que comprei, o custo também é seu.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Ainda dá para ganhar dinheiro no Mercado Livre em 2023. Caso você queira saber se ainda dá para ganhar dinheiro na plataforma, irei deixar o link aqui para acesso: dá para Ganhar Dinheiro no Mercado Livre em 2023?

Então, por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco sobre as devoluções do Mercado Livre. E que a partir de hoje, você não tome nenhum prejuízo com devoluções e venda muito mais na plataforma.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!