Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?

Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 7 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?

Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?
Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?

Bem vindos a mais um conteúdo e hoje quero falar com você que está tentando mais por algum motivo não consegue vender no Mercado Livre. O que será que está acontecendo? Trouxe aqui alguns problemas para explorarmos e te ajudar a encontrar uma solução para isso.

Então, se o assunto te interessa, fica comigo, eu sou Cauê Oliveira e meu objetivo é te entregar conteúdo para te ajudar a evoluir o seu negócio, ganhar mais dinheiro e faturar muito mais.

Primeiramente, falando de Mercado Livre, se você está começando agora nesse canal, eu tenho diversos conteúdos aqui no meu blog sobre o Mercado Livre, que certamente vão te ajudar e muito. Se você já passou dessa fase e de repente já está vendendo, mas não consegue escalar suas vendas de jeito nenhum, esse conteúdo é para você.

Construa uma boa oferta no Mercado Livre

Primeiramente, você precisa de boas ofertas. Você não vai conseguir vender no Mercado Livre se não tiver uma boa oferta. Sim, uma boa oferta é algo que une o que você está entregando, que é o produto com boas condições comerciais, que inclui um bom preço e uma boa tangibilidade da sua oferta.

Ou seja, boas imagens, uma descrição que mostra realmente o produto, um título ótimo, de fato, tangibilizar o seu produto em fotos, vídeos e descrições, aquilo que está vendendo.

E assim, o produto precisa ter um bom preço, lembra que o Mercado Livre não é um lugar onde o cliente decide comprar um copo, ele olha para a prateleira e só está o seu copo. Não, vai ter milhões de copos, alguns idênticos ao seu. Se você decide vender o mesmo copo que todo mundo e mais caro, você não tem uma boa oferta.

Ah, Cauê, as pessoas vendem no Mercado Livre pelo preço mais barato que pago no fornecedor. Sim, existe essa realidade em alguns mercados, talvez você não tenha condição de atuar nesse mercado que escolheu.

Por isso, esse é o primeiro ponto que falei para vocês, isso é meio que uma peneira. Se você não passar dela e construir uma boa oferta, talvez o melhor caminho seja dar um passo atrás, pensar em outro tipo de produto ou nicho e começar de novo. Algo que você tenha aptidão e viabilidade para poder ofertar dentro do Mercado Livre.

Pega sempre esse exemplo que falei para você, imagina uma super loja, como a Americanas, você entrou na loja e existe uma parede gigantesca só de copo, e você decidiu vender como também, não vai ter só o seu la. Terão diversos concorrentes vendendo o mesmo copo, e o preço vai importar muito.

Ganhe visibilidade no Marketplace

Passamos da peneira, Cauê, tenho uma boa oferta, meu preço é um dos melhores, minha descrição e meu título tá bom, mas mesmo assim não consigo vender. Isso é fato, o primeiro problema você precisa superar quem está começando é o problema da visibilidade.

São milhões de anúncios praticamente qualquer tipo de produto. Então assim, dificilmente você vai ser um vendedor inovador dentro do Mercado Livre, cem mil pessoas já tiveram a ideia de vender o mesmo produto que você.

Isso não significa que é impossível e sim que existe uma barreira de entrada, por quê? O Mercado Livre não é uma loja de categorias onde as pessoas navegam pelas categorias. O Mercado Livre é um mecanismo de busca, por exemplo, eu quero comprar um copo, eu não vou navegar em casa e decoração.

Eu irei na busca digitar copo de vidro para água, é isso que irei digitar. Então, isso é um mecanismo de busca. E quando fazemos uma busca, aparecem resultados, qual é o cliente que navegaria por 50 páginas ou 100 páginas até encontrar o produto que ele quer? Nenhum.

Então, é muito comum você que está começando, pesquisar pelos seus próprios produtos do Mercado Livre e não encontrar, porque ele vai colocar 50 páginas como limite. Mas, existem muito mais produtos para preencher outras 50 mil páginas para essa busca. Por isso, no início você não vai ter visibilidade.

Mantenha a reputação boa no Mercado Livre

Então, separei aqui 5 pontos, o primeiro irei considerar um filtro também, você precisa ter uma conta com um nível de qualidade que seja verde-escuro, isso é importantíssimo.

Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?
Não Consigo Vender no Mercado Livre: O que fazer?

Escolha produtos menos concorridos no Mercado Livre

Outra coisa que anotei aqui, é escolher produtos menos concorridos. Não adianta você procurar por nichos extremamente concorridos, por exemplo, vou começar vendendo iPhone, isso é muito mais difícil, você vai precisar verificar as categorias, pesquisar os produtos que não tenha tanta competição.

Em um estudo feito há um tempo, eu percebi que se você vender produtos da categoria de tênis, você vai ter os produtos mais vendidos, mas terá muito mais concorrência.

Mas, eu estudei outro produto que era um overgrip que tinha 10 vezes menor concorrência que a raquete de tênis. Então, talvez esse seja o caminho, você encontrar um produto que tenha potencial e não tenha tanta competição. Com isso, você vai ter um caminho mais específico para caminhar e não ter tanta concorrência nele.

Imagens chamativas no Mercado Livre

Outra coisa que anotei aqui, apostar em imagens mais chamativas, o que as pessoas mais fazem no marketplace é colocar as mesmas fotos que todo mundo. Porém, se você não está no topo de visibilidade, como vai chamar a atenção? Difícil né.

Alguém tentar produzir a sua própria imagem e bolar uma imagem que seja mais chamativa. Lembrando que existem algumas limitações para a imagem principal do produto, ela precisa ter fundo branco sem marca d’água.

Então, você não pode variar muito, mas tenta destoar um pouco do padrão para você se destacar no anúncio e favorecer o cliente a cliente no seu anúncio. Lembra que não adianta somente aparecer na primeira página, você precisa ser clicado.

Melhorar os títulos dos anúncios do Mercado Livre

Esse é um ponto muito importante, talvez o título não esteja despertando desejo, necessidade, diferenciação, tente elaborar um título um pouco mais convidativo que incentive o seu cliente a clicar.

Lembrando que não pode ter clickbait no seu título, não pode oferta imperdível, melhor anúncio de copo, não pode isso. Ele precisa representar mesmo o seu produto e ser um pouco mais criativo na hora de escolher o título para vender seu produto.

Publicidade do Mercado Livre (Mercado Ads)

E o último ponto aqui, que eu considero o mais importante para quem está nessa fase, é utilizar a publicidade do Mercado Livre. Pouca gente sabe, mas você pode fazer anúncios no Mercado Livre.

Ah, Cauê, mas eu já fiz anúncios do meu produto. Pois é, isso é muito confuso. Mas, quando você está navegando na busca do marketplace, às vezes você vai ver um produto que ali tem uma tag de patrocinado, significa que um vendedor fez um anúncio deste anúncio.

Lembrando que aqui no meu blog tenho um conteúdo que fala tudo sobre Como criar um anúncio do zero no Mercado Livre. Caso você deseja iniciar no marketplace e ainda não sabe criar o seu anúncio, irei deixar o link para acesso aqui: Como Criar um Anúncio do Zero no Mercado Livre

Então, por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje e tenha entendido tudo que expliquei para vocês. E que a partir de hoje, você possa vender muito no Mercado Livre.

5/5 - (1 vote)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!