Nova Taxa de Devolução e Reembolso da Shopee

Nova Taxa de Devolução e Reembolso Entrou em Vigor na Shopee

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 30 de junho, 2023
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Nova Taxa de Devolução e Reembolso Entrou em Vigor na Shopee

Nova Taxa de Devolução e Reembolso Entrou em Vigor na Shopee
Nova Taxa de Devolução e Reembolso Entrou em Vigor na Shopee

No artigo de hoje vamos conversar sobre a Nova Taxa de Devolução e Reembolso entrou em vigor na Shopee. Neste artigo, vou explicar quais são as mudanças e quais são os impactos que vão ocorrer em nós vendedores. Então, te convido a ficar comigo até o final deste artigo, porque hoje você vai saber toda a verdade sobre esse assunto.

Antes de mais nada, gostaria de deixar um informativo muito importante nesse início. Na última sexta-feira eu recebi uma ação extrajudicial em relação ao nome do meu treinamento, para quem já conhece, eu tenho um treinamento e o nome dele é Do Zero a Escala na Shopee.

E infelizmente, esse nome está sobre registro de uma outra pessoa, ou seja, alguém registrou Do Zero a Escala. Contudo, ninguém pode utilizar qualquer tipo de variação desse nome.

Eu tive 24 horas para começar a fazer todo o processo de mudança. Por isso, o novo nome do treinamento é Destrave e Escale na Shopee. Então, se você entrar no treinamento ou for adquirir ele e ver esse nome, é o meu treinamento. A partir da última segunda-feira houve essa alteração. Agora que já passei esse informativo muito importante, vamos ao artigo.

A Shopee autorizou a taxa de devolução e reembolso, que era de R$25 e mudou para R$10. Para nós vendedores, isso é excelente, é um custo que, de fato, vamos diminuir. Mas Cauê, por quê? Porque toda empresa tem a sua perda, toda e qualquer empresa tem as suas perdas e a nossa perda a partir de hoje mudou de R$25 para R$10.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A Nova taxa de reembolso e devoluções da Shopee:

Como vai funcionar o novo processo de devolução e reembolso na Shopee?

No artigo que a Shopee explica como funciona o processo de devolução diz no primeiro parágrafo como vai funcionar a nova atualização na questão do valor cobrado. Ou seja, a partir do dia 12 de julho de 2023, a taxa de devolução para devoluções por motivos de itens errados, faltantes ou com algum tipo de defeito de funcionamento será ajustada de R$25 para R$10.

Grupos de devolução na Shopee

Então, resumindo isso, existem dois grupos de devolução. O primeiro grupo é onde nós vendedores se responsabilizamos pelo custo da devolução. E o segundo grupo, é onde a Shopee é responsável pelo custo desta devolução.

Grupo que os vendedores se responsabiliza pelo custo da devolução na Shopee

Por exemplo, o cliente comprou 3 unidades e você enviou 2, ou seja, 1 item faltante. Ou o cliente comprou um celular e recebeu um caderno, itens errados. O cliente comprou um produto e está com defeito, é um item com defeito.

E para você que trabalha com o nicho de modas, tem mais um que a Shopee não especifica, quando o cliente compra um tamanho e recebe outro, por exemplo, ele comprou uma calça legging P e recebeu uma calça M. Neste caso, quando o cliente abre uma reclamação, nós pagamos por esse frete.

Grupo que a Shopee se responsabiliza pelo custo da devolução

O outro grupo, e quando a Shopee se responsabiliza por esse flerte, normalmente é quando o cliente fez alguma coisa errada. Então, alguns exemplos: o cliente comprou uma camiseta no tamanho G, recebeu ela no tamanho certo e não serviu no corpo dele, ele não se atentou às medidas do tamanho que escolheu.

Neste caso, quem paga é a Shopee. Agora, o cliente se arrependeu da compra, quem paga é a Shopee. Então, como eu disse, existem esses dois grupos. E o que acontece? Agora mudou de R$25 para R$10 a devolução.

Então, quando a gente errar e o cliente quiser devolver, ao invés de pagar R$25, vamos pagar apenas R$10. E isso é muito bom, mais um ponto positivo que a plataforma fez, vocês não têm noção das perdas que existem por conta de produto que chega com algum tipo de problema para o cliente e é erro do vendedor.

Muitos pedidos são devolvidos por erro do vendedor e agora você vai ter um custo menor. Então, como eu disse no começo do artigo, todo negócio tem a sua perda, toda empresa tem a sua perda e ela precisa ser colocada na precificação.

Nova Taxa de Devolução e Reembolso Entrou em Vigor na Shopee
Nova Taxa de Devolução e Reembolso Entrou em Vigor na Shopee

Alguns exemplos de precificação da perda na Shopee

Por exemplo, você em algum produto tem um lucro de R$5, para cada devolução que o cliente faz e você vai arcar pelo frete, no antigo valor você teria que fazer 5 vendas. Agora, você precisa fazer apenas 2 vendas para pagar aquele custo que você vai ter com o frete.

Você viu a diferença que vai ficar? Se antes para cada devolução que você pagava pelo frete, você precisaria fazer 5 vendas, se o seu lucro for de 5 reais, isso é um exemplo. Mas agora, você precisa fazer apenas duas vendas.

Então, coloque isso na ponta do lápis e veja o impacto positivo que isso vai gerar no seu negócio, a perda vai diminuir drasticamente. E isso é muito bom.

Sistema automático da Shopee

Vale ressaltar que com o novo sistema que a Shopee desenvolveu para as reclamações e reembolsos que ficara muito otimizado, muito mesmo. Na minha conta já entrou o sistema automático e isso é uma mão na roda.

Além de fazer com que eu não perca o tempo que eu perdia, com essa nova atualização o meu custo em perdas vai diminuir muito. Em questão que envolve todo o processo de devolução e reembolso, a Shopee ela vem melhorando muito nos dias de hoje.

Eu não vejo outro marketplace desta maneira, que aplica o que a Shopee está aplicando, tanto na otimização e no custo por devolução. Nunca na minha vida eu vi algum marketplace que fizesse esses dois pontos ficarem conectados de maneira extremamente bem.

Então, às vezes a gente pode reclamar de algumas situações, mas quando é algo bom, a gente precisa parabenizar.

Alguns critérios para devolução ou reembolso na Shopee

Após receber a sua mercadoria em sue endereço, é extremamente importante que você cheque se ela chegou em um bom estado e com todos os itens que selecionou na compra, antes mesmo de clicar na opção Pedido Recebido. Então, se você clicar nessa opção, não será possível devolver a sua mercadoria por itens faltantes, arrependimento ou pedido que não foi entregue. Agora, confira abaixo alguns critérios para devolver o seu produto:

  • O pedido não foi entregue para o cliente;

  • O pedido está incompleto, número errado de peças ou falta de algum acessório;

  • O produto está com algum dano físico, como arranhões e alguma parte quebrada;

  • O produto chegou com características erradas, como a cor ou o tamanho da peça;

  • O item está com defeito ou mau funcionamento;

  • O produto está com problemas de funcionamento depois de 30 dias do recebimento.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre Nova forma de vendas na Shopee: Oferta Relâmpago Premium. Caso você tenha interesse em acompanhar, acessem o link que irei disponibilizar aqui a seguir: Nova Forma de Vender na Shopee: Oferta Relâmpago Premium!

Então, por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre essa nova atualização na plataforma. Vou encerrar por aqui e te espero no artigo novo de amanhã.

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