O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023

O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 30 de agosto, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023

O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023
O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023

Há alguns anos foi lançado dentro do Mercado Livre uma modalidade de envios dentro do Mercado Envios que, realmente, revolucionou a forma de vender no Mercado Livre. E isso não foi somente para vendedores, mas para compradores também.

É muito difícil hoje encontrar uma pessoa que não prefere comprar no Full no Mercado Livre, às vezes a pessoas até pesquisa e acaba filtrando para só encontrar produtos de dentro do Full. E isso traz vários benefícios para o consumidor e também para o vendedor.

Então, é exatamente isso que vamos falar hoje, porque hoje eu vou te explicar o que é o Mercado Envios Full, que muitas pessoas conhecem como Mercado Livre Full. Enfim, vou te dizer o que é e também, te trazer os benefícios e no final, como você faz para aderir ao Mercado Envios Full.

O que realmente seria o Mercado Envios Full?

Primeiramente, o que é o Mercado Envios Full? Quando você entra no Mercado Livre, logo de cara, você como comprador vê que alguns têm um selo do Full, alguns anúncios e com o tempo as pessoas foram se acostumando a comprarem só desses anúncios.

Eu, por exemplo, só compro do Full, porque sei que vai chegar em 1 ou 2 dias, é muito mais rápido o envio. Então, você na visão de comprador é isso que você verá, você vai ver o selo para selecionar e comprar através dessa forma de envio.

Agora, você que é um vendedor, o Full, na verdade, é o que chamamos de Fulfillment, é a terceirização da logística de envios e do estoque. O que acontece quando você utiliza um Fulfillment, toda parte de estoque e expedição, você terceiriza ela.

O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023
O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023

Grande vantagem do Fulfillment do Mercado Livre

Ao invés de você comprar o seu produto e trazer para o seu estoque, deixar ele no estoque, esse produto vai direto para o estoque do Mercado Livre e lá, eles vão cuidar desse estoque, vai armazenar ele.

E quando ele for vendido, eles mesmo vão embalar e enviar, olha que maravilha. Então, aqui a gente consegue identificar a primeira grande vantagem do modelo Fulfillment, você basicamente não vai ter um espaço de armazenagem, que é um custo para você.

Você não vai precisar ter esse espaço para armazenar produtos e nem mão de obra para enviar esses produtos, porque já vai estar no estoque do Mercado Livre e eles vão fazer essa expedição.

Mas, claro que isso vai ter um custo, porém, isso é muito vantajoso comparado ao custo de manter um estoque e ter pessoas para fazer a expedição, ter processos para isso. Porque lá você já tem pessoas treinadas, você já tem todo um processo certo e redondo, mais rápido para enviar a mercadoria, porque tem toda a questão logística do Mercado Livre.

Ponto importante do Fulfillment do Mercado Livre

E agora, um ponto muito importante para nos alinharmos, é a questão do Fulfillment não é exclusivo do Mercado Livre, a plataforma começou muito forte aqui no Brasil, realmente foi um marketplace que trouxe para o público e ficou conhecido.

Porém, diversos e outros marketplaces já tem o Fulfillment deles, a Amazon, por exemplo, Americanas, diversos outros têm esse sistema para você utilizar o Full. Além disso, você que vende os seus produtos na loja virtual, você também pode utilizar um Fulfillment.

Existem diversos Fulfillment que você consegue contratar um espaço no depósito deles e basicamente, você vai enviar os seus produtos para ela e quando foram vendidos, eles irão fazer toda a expedição.

Com isso, cabe a você ver se isso é vantajoso ou não. Geralmente os marketplaces são vantajosos, só que um Fulfillment terceirizado você vai precisar calcular certinho para ver se faz sentido ou não.

Na maioria das vezes vai fazer sentido, sim, porque você deixa de ter vários custos dentro da sua empresa, pessoas trabalhando que você vai ter que contratar só para a expedição, embalagem, armazenagem, muitas pessoas nos colocam na ponta do papel o custo de armazenagem.

Mas, o espaço que você está tirando da empresa, de certa forma é um custo que você tem, você paga por aquilo. Ah, mas as pessoas falam que trabalham da sua casa e está começando. Querendo ou não é um espaço que você está tirando da sua casa, é um custo também.

O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023
O que é o Full do Mercado Livre? Como Vender Muito em 2023

Vantagem do psicológico do cliente no Mercado Livre

Além dessa grande vantagem que trouxe de terceirizar todo esse processo de expedição, estoque, a gente entra na outra grande vantagem, sendo a parte psicológica com os clientes e também com o algoritmo do Mercado Livre.

E com isso, eu vou te perguntar uma coisa: você, que compra no Mercado Livre, já comprou com o Full? É muito mais rápido? Com certeza né. E agora, a pergunta final, sendo a mais importante: você ainda compra em outra modalidade dentro do Mercado Livre? Se você encontrar algum produto com o mesmo preço e oferta no Full, você prefere comprar no outro do que no Full? Qual você prefere? O Full ou normal.

Você vai reparar que a grande maioria das respostas vão ser realmente para o lado do Full, porque a entrega é muito mais rápida. Em São Paulo e Rio de Janeiro o produto chega no mesmo dia.

Então, isso realmente mexe com a cabeça dos clientes, muitos clientes já entram no Mercado Livre pesquisa lago e já filtram pelo Full. Você mesmo já deve ter feito isso ao realizar uma compra na plataforma.

Mas, essa é a primeira grande vantagem, porque você realmente trabalha a parte psicológica do tempo de entrega, as pessoas acabam escolhendo comprar no Full. Então, para você como vendedor, essa é outra grande vantagem, você vai ter destaque em relação a outros anúncios normais.

Vantagem no algoritmo do Mercado Livre

E a última grande vantagem, é que também você mexe com o algoritmo do Mercado Livre, eu já falei em vários artigos aqui sobre estratégias validadas sobre Mercado Livre, eu já falei que hoje, um dos indicadores mais importante para o algoritmo do marketplace é a conversão.

O que é a conversão? É uma proporção de pessoas que estão comprando em relação às que estão entrando. Basicamente você vai pegar o número de pessoas que compraram de vendas dividido pelo número de visitas.

Com isso, você vai ter a conversão do seu anúncio, de cada 100 pessoas que entram, eu sei que 3 vão comprar. Se 100 pessoas entraram e 3 pessoas compraram, tem uma conversão de 3%.

Então, esse número conta muito para os anúncios e também para a sua conta no geral. Quando o algoritmo olha uma conversão mais alta do que seus concorrentes, ele tende a mostrar primeiro os seus anúncios nas buscas.

E sabemos que precisamos posicionar esses anúncios quanto mais perto possível da primeira página, para que possamos vender muito no orgânico. Essa é a mágica do Mercado Livre.

Por isso, quando você utiliza o Full, se as pessoas tendem a comprar mais no Full, elas entram no seu anúncio e vão comprar mais. Isso faz com que a conversão do seu anúncio seja maior, e, além disso, a conversão da sua conta também aumente.

E com o tempo, o algoritmo vai mostrando você, mas para as pessoas. Incrível né? Essa é a mágica do Full.

Então, por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que você tenha entendido tudo sobre o Fulfillment do Mercado Livre. E que a partir de hoje, você possa vender muito com essa ferramenta maravilhosa.

Leia também: Mercado Livre VS Loja Virtual: Qual é Melhor para Vender?

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!