O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?

O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 7 de maio, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?

O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?
O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?

Entenda tudo sobre SKU, o básico para não errar no controle do seu estoque. Então, no artigo de hoje eu vou explicar como funciona o SKU e como você pode criar um de maneira simples sem se quer bagunçar seu estoque.

Se você vai iniciar as suas vendas no Mercado Livre em 2023 ou na Shopee, já acompanha o artigo, que sempre traz dicas e tutoriais sobre o E-commerce.

Eu tenho certeza que este código passa despercebido por muitas pessoas quando vão criar o anúncio. E quando você vai preencher ele, fica perdido, sem saber o que significa.

O que é o SKU?     

O SKU em inglês significa Stock Keeping Unit, mas traduzido para o português significa Unidade de manutenção de estoque. Ele é um código que por meio de combinações, você consegue identificar cada produto da sua empresa.

Esse código é extremamente importante para fazer a organização da sua loja, principalmente quando a sua loja física online tem uma variedade de produtos de tamanhos, marcas, cores. Basicamente o CPF de cada produto.

Para que serve o SKU?

O SKU pode ser utilizado por pequenos, médios e grandes vendedores, assim como os donos de lojas físicas e donos de e-commerce. Ele também é utilizado por centros de distribuição para administrar os níveis do seu estoque e otimizar as suas operações logísticas.

Caso você tenha uma loja física, e esteja mudando o seu negócio para digital, você vai precisar identificar os seus produtos por SKU antes de colocar eles em um integrador de marketplace dentro da sua loja virtual.

Quais os benefícios do SKU?

E quais seriam os principais benefícios? A melhor organização de seu estoque, melhor controle de estoque, agilidade na identificação dos produtos e agilidade na localização dos produtos. Em nossa empresa, vendemos calça jogger masculina.

Então, vamos criar um SKU para essa calça que já existe em meu estoque. A calça jogger masculina preta M, você vai colocar esse código desse tamanho no SKU? Não, a gente vai dar uma encurtada nele.

Vamos utilizar as principais combinações para criar esse código SKU, por exemplo, calca. Mas, por que não tem assentos? Não utilizamos isso nos códigos SKU, no jogger, podemos pegar o jg, masculina não vamos pegar a palavras todas, vamos pegar somente o masc, preta M, iremos pegar a letra P e o T, e depois pode colocar um traço e a numeração.

Então, o SKU desse produto iria ficar da seguinte forma: calcajgmascpt-m. Eu já consigo identificar fácil esse código em minha empresa.

Mas, afinal, será que preciso de um SKU?

Se por algum acaso você é igual o William, sim!

Por exemplo, William tem um grande quiosque e vende diversas camisetas personalizadas em um shopping perto do interior de São Paulo. E para alcançar um público muito maior, ele está começando a vender na Shopee. William já possui a sua loja virtual com integração com a Shopee.

Porém, ele ainda não tem nenhum sistema de SKU, e várias vezes ele tem problemas com indisponibilidade do seu estoque.

Por isso, irei dar um exemplo de como William pode aplicar o SKU em seus produtos:

Willian vende camisetas de 3 tamanhos diferentes: P, M e GG. Além disso, ele oferece aos seus consumidores a opção de 10 cores diferentes. Como ele deseja alcançar um público muito maior, ele começa a oferecer dois modelos diferentes, a tradicional e as camisetas infantis.

Então, neste caso você tem SKU diferentes. Ou seja, William tem 100 produtos que se classificam entre si em: forma, tamanho e a sua cor.

Só para você ter uma noção, os mercados podem possuir mais de 60 mil SKU, porque qualquer diferença no produto, mesmo sendo da mesma marca, ele vai representar um código de SKU.

Como criar um SKU para o seu produto?

Agora, irei dar outro exemplo, mas o que irei mudar é somente a cor e o tamanho, por exemplo, calcajgmascmr-p, m, g, gg. O mr seria de marrom e por último o tamanho da sua peça.

Você vai mudar sempre só o tamanho e a cor. Mas, Cauê, e se a calça for feminina? Neste caso você pode colocar fem. E assim sucessivamente.

É muito simples criar o seu SKU, muitas vezes já vem até pronto do seu fornecedor. Porém, neste caso eu prefiro criar o meu próprio código, você pode usar ele nos seus produtos dentro dos marketplaces, como Shopee, Mercado Livre, Shein, etc.

E na hora de imprimir a etiqueta, o seu SKU já vai estar incluso na sua etiqueta do seu produto para você fazer a separação. Porque esse código que vai estar na etiqueta, precisa estar na prateleira na hora de fazer a separação, para que você separe muito mais rápido.

Qual a diferença do SKU para o produto?

E agora vem a pergunta, qual a diferença do SKU vs o item? Há, eu tenho dez itens no meu depósito, e o que é dez itens? Aí fica naquela dúvida, eu inclusive conversando quando estamos fazendo alguma entrevista para alguém que está buscando auditoria.

Nesse processo eu fico com dúvida, quantos SKU você tem na sua empresa? A pessoa me responde e eu fico na dúvida se ele está dizendo do item ou do SKU.

Por exemplo, eu tenho 3 camisetas de cores diferentes, a camiseta é exatamente a mesma. Porém, é uma azul, uma verde e uma vermelha, e ainda tenho o tamanho P, M e G. Quantos SKU tem aqui? 1? Não! O SKU é a sua unidade de armazenamento em estoque.

Então, é fundamental se você quiser fazer uma gestão de estoque de padrão, uma gestão de estoque profissional, você vai precisar ter 3 SKU por cor e tamanhos, por exemplo, SKU azul M, SKU azul P, SKU azul G.

Então, só da camiseta azul eu tenho 3, mais 6 são 9 SKU. Neste caso temos 9 SKU. Ah, mas eu vou precisar ter interesse, vou precisar ter locais diferentes para 9 itens? Sim.

O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?
O que é SKU e como Criar um Para seu Produto?

É por isso que a maioria dos armazéns, a complexionalidade e esses armazéns não estão lotando em quantidade, estão lotando em variedades, que é isso. A variedade que existe em virtude da complexabilidade dos negócios.

E obviamente, por exemplo, neste ano de 2023 estamos entrando com novas camisetas na loja, vai ter camisetas com outros desenhos, algumas lisas, e cada uma delas vai ser um SKU diferente. Ou seja, ele vai possuir uma nomenclatura diferenciada e a especificação do seu código para a gestão dos estoques.

Qual a diferença do SKU para o código de barras do produto?

Assim que você se depara com o conceito chamado SKU pela primeira vez na vida, é extremamente comum confundir ele com algum código de barras. Porém, é muito importante diferenciar essas duas opções de identificação de produto.

Os SKU são criados internamente por vendedores para que eles possam organizar e gerir todo o seu estoque da melhor maneira possível, eles são únicos para cada empresa e podem ser interpretados de uma maneira simples por qualquer pessoa.

Vale lembrar que aqui no meu site tenho um artigo que fala tudo sobre Como precificar o seu produto na Shopee. Então, caso você tenha o interesse de acompanhar esse conteúdo maravilhoso, irei disponibilizar o link para todos: Como Precificar o seu Produto na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido sobre esse novo conteúdo no site, e a partir de agora saibam tudo sobre o código SKU. Vou finalizar esse conteúdo de hoje por aqui, e claro, venho lembrar todos os empreendedores que me acompanham, que todos os dias tem artigo novo no site, então esqueçam de acompanhar e ficar por dentro de tudo.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!