O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre

O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 6 de setembro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre

O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre
O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre

Fala galera, tudo bem? Primeiramente um prazer, para quem ainda não me conhece meu nome é Cauê Oliveira e hoje vamos falar sobre um assunto muito interessante. Vamos falar sobre o modelo de negócio, o método.

Um método que inclusive eu utilizo para tudo, só avisando de antemão, é claro que cada um prefere seu método, você pode preferir trabalhar de um jeito e outra pessoa de outro. Mas aqui, seria o método que estudamos por anos, checamos a validar e estamos aqui hoje.

Operação consolidada no Mercado Livre

A gente preza muito por você ter uma operação consolidada. O que seria isso? Seria basicamente você ter uma operação que não depende dos outros. Então, sem você construir algo no terreno do vizinho.

É claro que do Mercado Livre sempre vamos estar dependentes, apesar de tudo estamos vendendo na plataforma dele. Mas, se você não trabalhar com outra pessoa e ela enviar para você, você não trabalha com estoque de fornecedor, você não depende de outras pessoas, etc.

Se depender de estoque de fornecedor, ter vários fornecedores para assim ter uma ruptura para ter de outra para comprar. Contudo, a operação solidária é isso, você não depender de terceiros, claro que do Mercado Livre você sempre vai depender, porque está vendendo na plataforma dele.

Previsibilidade de faturamento no Mercado Livre

E também, você tem uma previsibilidade de faturamento. Então, é claro que você não vai saber exatamente quanto vai faturar daqui a dois meses, não vai dar para saber. Porém, se você tem uma operação saudável, você tem uma operação com produtos de todos os níveis de escala, produto de ticket auto, ticket baixo, produto sazonal.

Assim você consegue até prever, dá para você ter uma média que sua operação não é frágil, não é uma operação que vai depender de um produto só, se aquele produto saturar no mercado você não vai ter mais faturamento.

Então, uma operação consolidada é isso, você não depender de terceiros e você conseguir prever o seu faturamento, você está tranquilo que daqui a dois meses você sabe que sua operação vai estar lucrando uma faixa de faturamento.

Principalmente, quando a gente fala de estoque próprio, não estamos falando de você ser o Jeff, não estamos falando de você ter um estoque gigante, funcionários, etc. Estamos falando de você ter um espaço só para guardar algumas caixas.

Se você tem o Full é melhor ainda, nossa operação mesmo, cerca de 90% ficou no Full. Então, chega você repõe, leva para o Full e produtos que não estão no Full, usamos na operação física, só que demanda um espaço muito pouco.

Então assim, muita pessoa tem a visão quando fala em ter um estoque próprio, de você ter um galpão gigante ou algo do tipo, não precisa disso. Se você tem uma sala, uma garagem de 5 por 5 que dê para guardar umas caixas já está ótimo.

Trabalhar com estoque próprio é complicado?

Então, não pense que trabalhar com estoque próprio é complicado ou que precisa de uma logística gigante, que não precisa disso. A gente já viu casos de pessoas que eram gold ou platinum e vendiam de casa. Como já falei, não é o mais ideal, mas funciona e é o que é importante.

O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre
O Segredo para Consolidar a sua Empresa no Mercado Livre

Qual método trabalhar no Mercado Livre?

Mas, vamos lá, qual é o método em si? Já sabemos a importância de ter uma empresa consolidada e trabalhar com seu estoque próprio. O que seria o método? E.L.E.

  • Enxuto;

  • Lucrativo;

  • Escalável.

Esse é o método que praticamos dentro do Mercado Livre para vender.

O que é enxuto no Mercado Livre?

Primeiramente, o que seria enxuto? Uma operação enxuta, é uma operação com poucos produtos, poucos SKUs, é claro que nem todos os nichos você consegue fazer isso. Se você pegar um nicho de supermercado e automóveis, é claro que não tem como ter uma operação enxuta.

Não existe um supermercado com 3 produtos, não existe uma mecânica ou loja de automóveis com produto para um carro só. Então, tem nicho que não tem como aplicar isso.

Agora, se você vai trabalhar com nicho, pense em trabalhar com poucos produtos. Até mesmo porque eu não sei de todo mundo sabe disso, o Mercado Livre te dá muito mais relevância se você tem 10 anúncios e 9 vendas todos os dias, do que ter 100 anúncios e 50 vender todo dia.

Por que trabalhar com poucos produtos no Mercado Livre?

E por que isso acontece? Porque o Mercado Livre pensa assim: o cara tem 100 anúncios, metade desses vende todos os dias, eu não vou dar visibilidade para ele, porque pode acontecer de eu colocar anúncios dele e não vender. Então, ele vai dar visibilidade à toa para esse produto, sendo que ele poderia estar dando para outro vendedor essa exposição.

Então, é de extrema importância todo anúncio que não serve mais, que esteja pausado, exclua ele. Ou seja, produtos que você sabe que não vai escalar, produtos que não vendem, exclua todos e pivota para outros.

É de extrema relevância que você tenha poucos anúncios e produtos para visibilidade na plataforma, às vezes aumenta o seu faturamento só para fazer isso.

Redução de custo fixo no Mercado Livre

Outra coisa que acaba gerando com você a ter poucos SKUs, seria o quê? A redução de custo fixo. Então você tendo poucos SKUs com uma produtividade muito alta, você não precisa ter um estoque enorme, vários funcionários e uma organização gigante.

Talvez você precise somente de integração em vários marketplaces. Então, assim, acaba que seu custo fixo reduz muito, acaba que você fica com ele menor e mais lucrativo. Mas, o enxuto séria basicamente isso, a gente trabalha com poucos produtos só que muito bem avaliado.

O segredo está na escolha do produto, por isso, ao invés de trabalhar com 100 SKUs diferente e um vender agora, outro amanhã, a gente trabalha com poucos produtos e vendem todos os dias, e são realmente consolidados.

O que é escalável no Mercado Livre?

Escalável é a gente trabalha com produto tem muita escalabilidade, com muita recorrência. Então, trabalhar com produtos com uma demanda muito alta. Mas, como sabemos disso? Tem um cálculo que é bem simples, você não precisa seguir esse cálculo.

Porém, é o seguinte, produto ticket baixo, obviamente vai ter uma recorrência maior, produtos de ticket alto vai ser menor. Quanto maior o ticket, menor vai ser a saída do produto.

O que é lucrativo no Mercado Livre?

Primeiramente qual a margem ideal para trabalhar no Mercado Livre, isso varia muito e nicho. Mas, normalmente, um produto multinível ou algo do tipo, cerca de 10% a 15% já está ótimo.

E qual a questão do lucrativo que entra aí? Além de você reduzir os custos fixos, você não vai precisar de milhões de funcionários, você não vai precisar de um galpão, pagar contas de luz, água, etc.

Claro que em algum momento você vai precisar ir para um galpão, só que não precisa de imediato, tem como fazer muita coisa com o que você tem aí em casa. Mas, entra lucrativo no seguinte fato, vamos supor que você está contando com um fornecedor, você compra 100 produtos diferentes com ele.

Você não vai conseguir desconto algum, porque você compra poucos de uma unidade só. Agora, se você tem poucos produtos, você chega para o fornecedor com uma demanda alta e fala que quer 10 caixas de um, 20 de um e 30 de outra, aí, sim, você vai ter bastante desconto.

Leia também: Como Ativar e Usar a Publicidade do Mercado Livre (Ads)

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!