Shopee: Como Acelerei Processo de Expedição e Envio dos Pedidos

Processo de Expedição e Envio de Pedidos

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 4 de janeiro, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Processo de Expedição e Envio de Pedidos

Processo de Expedição e Envio de Pedidos
Processo de Expedição e Envio de Pedidos

No artigo de hoje, eu irei mostrar uma parte do meu processo de expedição que facilita muito o processo de envio dos meus pedidos. Sim, eu ganho horas ao fazer esse procedimento. 

Uma das funções mais essenciais dos vendedores é a expedição de produtos. O objetivo dessa função consiste em enviar aos clientes os produtos requisitados, os quais devem sair da loja para a entrega dentro do prazo e em ótimo estado.

Basicamente seria ordenar a lista de pedidos a preparar, atribuir os produtos às transportadoras ou correios e indicar as faixas e horários de coleta da mercadoria. Programar a ocupação das docas de carga e prever os espaços necessários dentro da area de armazenamento junto às expedições.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Irei disponibilizar um vídeo do meu canal do YouTube para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre Como eu acelerei meu processo de expedição e envio dos meus pedidos na Shopee:

Quais os processos de expedição

Por muito tempo eu perdia horas em meu processo de expedição. Ou seja, o processo que você imprime os pedidos, separa, embala e posta, eu perdi horas e horas para fazer uma parte desse processo.

Que era casar a etiqueta de envio com a declaração de conteúdo ou a nota fiscal. Sempre fiz isso por dois motivos: Porque tecnicamente é obrigação, você precisa embalar a etiqueta ou a nota fiscal. Além disso, sempre utilizei elas para separar os pedidos, já que tanto na declaração de conteúdo quanto na nota fiscal tem discriminado aquilo que o cliente está comprando. Então sempre me baseei nisso para separar os pedidos.

Mas esse processo de ficar casando a etiqueta com a nota fiscal ou a declaração com a etiqueta. É um processo demorado, você precisa recortar as etiquetas. Você precisa pegar a etiqueta do cliente A com a nota fiscal do cliente A ou a etiqueta do cliente B com a declaração do cliente B e isso demora. Mas hoje irei ensinar uma forma que facilite muito a sua vida.   

Como gerar as etiquetas e declaração de conteúdo

Como eu disse, é muito mais demorado e menos assertivo quando você precisa unir as etiquetas de envio com as notas fiscais ou a etiqueta de envio com a declaração de conteúdo. 

O sistema do clique etiqueta fácil, além de acelerar esse processo em segundos, você vai ter 100% de assertividade em saber que aquela etiqueta é daquela declaração ou nota fiscal.

Se você está nos correios e utiliza a declaração de conteúdo. Você irá selecionar o pedido que você quer gerar e clicar em “Organizar coleta em massa”, você pode confirmar e com isso irá gerar o código de rastreio. 

Uma vez que esse pedido é gerado você irá salvar ele em PDF, irão ficar as etiquetas na parte de cima e na parte de baixo as declarações de conteúdo.

Como unir as etiquetas com a declaração de conteúdo

E como funciona o processo de você unir a etiqueta com a declaração de conteúdo? Acessando o painel do clique etiqueta facil. Uma vez que você conectar dentro do painel, você vai em um gerador de etiquetas e clique em “Selecionar etiqueta em PDF”. 

Com isso você irá selecionar o arquivo que você salvou logo acima em PDF dos correios, por exemplo, ele vai casar as declarações de conteúdo com as etiquetas.

Após ele terminar de casar irá mostrar a data/hora que aquilo foi unido, o tipo de etiqueta, no caso os correios e logo ao lado a opção para você fazer o download. 

Terminando o download, você abrindo o arquivo já irá observar que as declarações de conteúdo e as etiquetas estão todas casadas. Isso tudo é em questão de segundos que o site faz para você, muito simples e muito rápido de se fazer.

Processo de Expedição e Envio de Pedidos
Processo de Expedição e Envio de Pedidos

Processo de unir para quem emite nota fiscal na Shopee

Agora, se você emite nota fiscal, o programa clique em etiqueta fácil também em casa. Porém você precisa ter dois arquivos, um arquivo da nota fiscal e o arquivo da etiqueta, basicamente o processo é o mesmo. 

Dentro da Shopee você vai gerar somente as etiquetas, sem as declarações de conteúdo e as notas fiscais, após isso você irá puxar no Bling.

Então eu recomendo, seja o Bling ou outro ERP que você utiliza, no final será utilizado da mesma forma. Digamos que você queira emitir 5 notas fiscais, uma vez emitidas elas estarão selecionadas.

Antes de fazer o processo para enviar para a Shopee, você irá clicar em “Imprimir notas fiscais selecionadas” e vai salvar elas como PDF. Após isso, você irá enviar as notas para a Shopee.

Unindo as etiquetas com as notas fiscais 

Agora basta você ir na plataforma da Shopee e estarão com os pedidos liberados. Para unir elas, o processo é basicamente o mesmo, você irá selecionar um arquivo de cada vez e não importa a ordem, o programa do clique etiqueta facil vai identificar indiferente da ordem que você colocar.

Após você selecionar a nota fiscal em PDF, o programa irá identificar que não é correios e ver que possui nota fiscal. Então o programa vai pedir as etiquetas da Shopee Xpress, então você vai selecionar as etiquetas que salvou em PDF também.

Com isso ele irá verificar se irá bater as informações da etiqueta com a nota fiscal. Com tudo certinho ele irá terminar o processo e assim irá aparecer as mesmas informações, a data/hora, o tipo de etiqueta e o botão para fazer download do arquivo. 

Abrindo o arquivo você irá visualizar que ele vai fazer a mesma coisa, ele irá casar na mesma folha a etiqueta com a nota fiscal. E o mais importante ele deixa a descrição do produto. Assim fica muito mais fácil para você separar os produtos. Você também consegue separar o produto do cliente sem ter a necessidade de pegar o numero do pedido, colocar na Shopee e ver o que ele comprou.

Desta maneira o seu processo irá ficar infinitamente mais rápido e zero erros, a chance de casar uma etiquetas com uma outra declaração ou nota fiscal é zero. Você não irá correr esse risco no programa.   

Acelere os processos e diminuía os custos 

Esse é o intuito da ferramenta, acelerar o processo e diminuir os custos. Porque antes de eu pensar em desenvolver essa ferramenta, eu pagava uma pessoa somente para fazer isso e isso era uma mão de obra a mais, e uma perda de tempo muito grande.

Com o desenvolvimento dessa ferramenta, eu não tive a necessidade de manter uma pessoa somente para isso. Eu consigo fazer esse processo muito simples e muito rápido, em questão de segundos.  

Vale ressaltar que essa ferramenta tem a versão gratuita, para ver se de fato ela irá ajudar você e se fizer sentido você pode aderir a versão paga. 

Caso você tenha o interesse de testar essa ferramenta incrível, vou disponibilizar o link aqui: Link do Painel Clique Etiqueta Fácil  

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala sobre Como imprimir etiquetas de envios na Shopee. Após o término deste artigo, irei disponibilizar o link deste outro artigo maravilhoso para você acompanhar também: Como Imprimir Etiquetas de Envios na Shopee

E por hoje é isso empreendedor(a). Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre esse assunto e que você consiga acelerar o seu processo de expedição com as minhas dicas. Fico por aqui e claro, não esqueça de acompanhar o artigo de amanhã.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!