Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?

Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 12 de julho, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?

Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?
Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?

Cauê, qual a melhor forma de vender na Shopee? É mais válido eu ter muitos produtos e através deles eu tenha poucas vendas individualmente, e que no final, eu gere muitas vendas ou ter poucos produtos e através deles, eu tenha um volume muito grande de vendas? Essa foi uma pergunta que recebi no meu Instagram, e devido à complexidade do assunto, eu resolvi trazer aqui para o blog.

E, definitivamente, hoje você vai entender como funciona e quais são as estratégias que você adotará.  Por isso, acompanhe esse conteúdo até o final, porque hoje você vai entender tudo isso.

Foi um pouco difícil elaborar uma forma de ensinar você qual a diferença. No final do artigo vai fazer todo sentido para você, mas para que eu pudesse fazer isso, eu demorei muito tempo estudando como poderia ensinar isso para você.

Primeiro vamos conversar sobre os prós e os contras, depois quais são as medidas que você deve fazer para identificar qual é mais vantajoso para você. Lembre-se, nada é feito aleatoriamente, tudo é feito com análise e estudo.    

E hoje você vai aprender a fazer essa análise e esse estudo, com isso, você vai identificar qual dos dois é melhor para você. Porque, tanto um quanto o outro funcionam, porém, depende muito de como você vai trabalhar.

Se você trabalha com muitos produtos, a forma que você vai trabalhar é diferente da forma que a pessoa que trabalha com poucos produtos, e vice-versa. 

Mas antes deste artigo maravilhoso começar. Irei disponibilizar um vídeo para aqueles que preferem absorver um conhecimento de forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre O que é melhor? Ter muitos produtos que vendem pouco ou poucos produtos que vendem muito na Shopee:

Defina um objetivo na Shopee

Quando falamos em ter mais produtos e ter uma quantidade de vendas menores de cada anúncio ou ter poucos produtos e vender uma quantidade maior em cada anúncio. A primeira coisa que precisamos ter noção é o objetivo, por exemplo, o meu objetivo é qual? Fazer 100 vendas, 200 vendas por dia.

Então, a gente precisa traçar um objetivo e para o artigo de hoje, eu irei traçar um objetivo de exemplo, que é fazer 100 vendas por dia. A gente consegue atingir isso, basicamente de 3 a 4 maneiras.

Mas, para o exemplo de hoje, vamos trazer apenas 2 maneiras, com muitos produtos ou com poucos produtos. Então, por exemplo, em muitos produtos, digamos que eu trabalhe com 50 anúncios e faça 2 vendas por dia de cada produto ou anúncio.

No final do dia, eu irei ter as minhas 100 vendas. Com poucos, por exemplo, eu trabalho com 10 produtos e vende 10 por dia em cada produto, ou seja, eu trabalho com 10 produtos e cada um eu faço 10 vendas por dia. No final do dia, eu vou ter o mesmo resultado, 100 vendas.

Como eu disse, é por objetivo. Mas, você precisa identificar se vai trabalhar com muitos produtos ou poucos produtos. Mas, agora vamos conversar um pouco sobre os prós e os contras.  

Prós e contras de trabalhar com muitos ou poucos produtos na Shopee

Quais seriam os prós e contras de trabalhar com muitos produtos ou poucos produtos? Eu enumerei alguns, pode ser que eu tenha esquecido. Caso eu tenha esquecido deixe aqui nos comentários.

Então, com muitos produtos, os prós você terá uma margem maior. Quando você trabalha com produto com uma diversificação muito grande, normalmente você consegue ter uma margem maior. E uma menor concorrência você tem isso, você terá uma margem maior também.

E quais são os contras? Reposição e estoque. Quando você trabalha com muitos produtos, a sua reposição e estoque dá muito mais trabalho. Uma coisa é você manter o estoque de 10 produtos, outra coisa é você manter o estoque de 50, 100 produtos. Então, o contra é a reposição de estoque.

Quando trabalhamos com poucos produtos, os prós são a reposição de estoque. Você não necessariamente tem uma dor de cabeça tão grande quando se trabalha com muitos produtos e variações. Então, você tem uma dor de cabeça menor. 

E os contras, você vai ter uma maior concorrência e muito provavelmente terá uma margem menor. 

Identificação e quais ações colocar em prática na Shopee?

Agora, vamos falar sobre a identificação e ações. Mas, antes disso, eu volto a relembrar que enumerei algumas, tenho certeza que tenha esquecido de algum. Caso eu tenha esquecido, deixe aqui nos comentários quais os prós e contras.

A primeira coisa que você precisa fazer é a validação do produto. Mas, Cauê, eu ainda não entendi muito sobre a validação do produto, margem maior, menor concorrência. Se eu tenho 10 produtos, e esses produtos eu tenho um volume de pesquisa muito grande, significa que com esses produtos eu consigo fazer 100, 200, 300 vendas por dia.

Quanto maior for o volume de pesquisa daquele produto, ou seja, ter um número muito grande de compradores atrás deste produto, normalmente, maior será a concorrência. E quanto maior a sua concorrência, maior será a briga de preço.

Então, muito provavelmente, os produtos mais procurados comprando de um fornecedor, você não vai ter margem de lucro, você vai ter margem de lucro comprando do fabricante ou fabricando. Já ao contrário, quando você trabalha com produtos de menor procura, com poucos produtos você vai ter uma probabilidade muito pequena de chegar a ter 100 vendas por dia.

Com isso, o que você precisa fazer? Diversificar para chegar neste objetivo. E normalmente, os produtos de menor procura, tem uma menor concorrência e a briga pelo preço é menor. 

Cauê, eu tenho 5 produtos que cada um tem 150 mil pesquisas por mês. Com esses 5 produtos, a sua chance de chegar a 100 vendas por dia é muito grande. Agora, se você trabalhar com 5 produtos e um tem 15 mil, o outro 10 mil, 5 mil, você pode conseguir? Sim, mas suas chances diminuem.

Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?
Qual a Melhor Forma de Vender na Shopee?

Como aumentar o número de vendas na Shopee

Então, com isso só existe uma maneira para aumentar suas vendas, que é aumentar o número de produtos, para equalizar a sua chance de conseguir. Então, vamos identificar, validar os produtos.

Você vai pegar todos os produtos e validar eles, principalmente na parte de observar o volume de pesquisa. Mas, Cauê, eu tenho 30 produtos. Faça a validação de todos eles.

E com isso, você vai identificar quais deles vai ter um volume de pesquisa muito e que você seja competitivo na questão de preço. Não adianta trabalhar com produtos de alta procura e você não ser competitivo. 

Então, você precisa identificar se os seus produtos vão chegar ao seu objetivo, e aí, você precisa colocar em ação, que é diversificar. Você pode começar a aumentar os produtos de maior procura e já irá conseguir equilibrar essa balança.

Agora, se você não conseguir colocar, você vai precisar colocar 9 a 12 produtos de baixa procura para equalizar a sua chance. O importante aqui é que você pegue o conceito, porque a partir do momento que você tiver um objetivo, você vai identificar e colocar em prática.

Vale lembrar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre uma ferramenta que pode gerar muita exposição e vendas na Shopee. Por isso, se você deseja saber qual é essa ferramenta, irei deixar o link do conteúdo aqui para você acompanhar: Essa Ferramenta Gera Muita Exposição e Venda na Shopee

E por hoje é somente isso, empreendedor(a). Espero que eu tenha ajudado todos vocês que estavam com dúvida em qual melhor maneira para se vender na Shopee. E que a partir de hoje, você possa vender e escalar seus produtos na plataforma. 

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!