Será que é o Fim da Shopee?

Será que é o Fim da Shopee?

Caue Oliveira
Escrito por Caue Oliveira em 11 de abril, 2023
Junte-se aos melhores

A comunidade de Sellers Shopee que mais cresce no Brasil

Será que é o Fim da Shopee?

Será que é o Fim da Shopee?
Será que é o Fim da Shopee?

A Shopee é uma plataforma de comércio eletrônico singapurense que pertence ao grupo Sea Group (Conhecido como Garena anteriormente), que é uma empresa global de internet para o comprador fundada no ano de 2015 por Forrest Li.

Shopee, Shein, AliExpress e outros marketplaces estão com os seus dias contados devido à nova lei que o governo deseja implementar? Fique comigo até o final deste artigo, porque definitivamente você vai entender o que pode acontecer.

A primeira coisa que gostaria de comentar é, a fake news viajar de foguete e a boa notícia, viajar de carroça. O que tem de pessoas falando sobre esse assunto e explicando errado, ou fazendo o clickbait não está escrito.

E por conta dessa má informação, o meu direct do Instagram encheu de mensagens, Cauê, a Shopee vai fechar com a nova taxa do governo? Cauê, devo parar de vender? Estou com medo ou até mesmo, Cauê, os valores que tenho na plataforma eu devo sacar? Fiquem calmos, você vai entender tudo isso agora.

Mas antes de começarmos este artigo maravilhoso. Quero disponibilizar um vídeo com excelente conteúdo para aqueles vendedores que preferem absorver o conhecimento de uma forma diferente, segue o link abaixo do vídeo com tudo que você precisa saber sobre A Shopee vai ser taxada e pode perder vendedores? Entenda tudo sobre possível taxa de importação:

Taxa de Importação para os Marketplaces

Antes de mais nada, se essa lei, de fato, entrar em vigor, nós vendedores aqui do Brasil seremos o principal beneficiado. Mas, como assim, Cauê? De um possível fechamento da Shopee, para um beneficiado? Não entendo, e agora você vai entender tudo isso.

Primeiro ponto, esse barulho começou em 2021, onde o governo quer taxar a importação dos produtos da China, e não aconteceu absolutamente nada. Em 2022, voltou ao mesmo assunto, também não aconteceu absolutamente nada. E agora, novamente esse assunto.

Como funciona essa taxa de importação do governo

Então já é um assunto recorrente de aproximadamente 3 anos. O que eu quero que você entenda é que o governo quer taxar todos os marketplaces que fazem vendas de fora para dentro do Brasil.

E não só da China, por exemplo, a Amazon é muito forte nos Estados Unidos, se a Amazon Brasil começar a divulgar produtos dos Estados Unidos para o Brasil, também pode ser taxada por isso.

Então, não é que a Shopee, AliExpress ou a Shein, como qualquer marketplace que venda produtos de fora para dentro, vão ser taxados, o que vai ser taxado é o comprador na hora da compra. Sabemos que dentro da Shopee tem vendedores brasileiros que vendem para o Brasil e tem chineses que vendem para o Brasil.

Mas, nós do Brasil que vendemos para quem está dentro do Brasil, não vai ser taxado em absolutamente nada, muito menos a Shopee. Agora, quem está fora, por exemplo, na China vendendo para o Brasil, aí, sim, a pessoa que comprar um produto da China para o Brasil vai ser taxado no ato da compra.

Como funciona a taxa da alfândega no Brasil 

Então, como funciona hoje? A gente sabe que produtos de até 50 dólares comprados de fora para dentro não são taxados, produto acima de 50 dólares precisa ser taxado. E como funciona essa taxa? Se o produto chegar no Brasil e for pego na receita federal, a taxação vai acontecer.

Então, hoje é mais ou menos aleatório, e os escolhidos eles vão e pega aquele produto, que veio de fora, eles vão abrir e ver se o produto é mais de 50 dólares. Se caso for mais do que os 50 dólares, eles vão enviar um boleto para o destinatário, ele vai pagar o boleto, pagou o imposto e a mercadoria volta para os correios e segue para ele. É assim que funciona a taxa da receita federal hoje.

Será que é o Fim da Shopee?
Será que é o Fim da Shopee?

Nova taxa que o governo deseja implementar

E o que o governo quer fazer agora? Primeiro taxar qualquer compra de fora para dentro, não importa se é 50 dólares ou não. E uma outra coisa que eles querem fazer é taxar no ato da compra.

Então, quando ele for pagar pelo produto, o comprador, sendo produto de fora, ele já paga o imposto na hora. Basicamente é isso que o governo quer fazer, na verdade, eles desejavam fazer isso a 3 anos atrás.

E eu ainda não sei porque foi feito, porque já deveria estar em vigor, porque quem é o principal beneficiado? Nós. Sabemos que competir com a China em questão de preço é impossível, o que faz uma pessoa que está no Brasil comprar de uma pessoa que vende no Brasil? É o prazo de entrega, porque o preço ele vai comprar de alguém da China.

Por isso, não conseguimos competir com a China na questão de preço. Uma vez que o consumidor ao comprar um produto que vem de fora, ele é taxado, as vendas vão diminuir muito. E quem vai vender mais? Nós, que estamos no Brasil.

Agora você entende que muita informação está sendo dissipada da maneira errada, que a Shopee vai fechar, que a Shein vai fechar, não! Primeiro que não vão ser, vão ser taxado é quem importa, quem compra de fora para dentro vai ser taxado.

Como vai funcionar para os vendedores que importar para vender na Shopee   

Mas, Cauê, e as pessoas que importam e vendem na Shopee e em outros marketplaces? Eles vão continuar fazendo o que fazem, eles vão continuar fazendo isso da maneira legalizada ou eles vão continuar importando da maneira oculta.

Neste caso, fica aleatório, ele compra 5 lotes, desses lotes vão chegar somente 3 para ele e 2 serão taxados, e assim vida que segue. Isso não irá mudar nada para nós que vendemos aqui no Brasil.

Então, ira mudar para quem importar fora do Brasil, por exemplo, na China e diversos outros países.

Situação da Shopee no Brasil 

Vale ressaltar que a empresa tem uma forte atuação no país, com diversas campanhas personalizadas para todos os brasileiros.

Um exemplo disso, foi um comercial da Shopee com a participação do Jackie Chan, que chegou até a falar em nossa língua. Essa campanha foi veiculada no retrasado, e ainda teve várias divulgações na televisão.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 2 milhões de vendedores brasileiros. Além de mais de 85% das vendas no Brasil são por meio de vendedores do nosso país.

A plataforma lançada em 2015, é uma plataforma com adaptação para todas as regiões. Por meio do sistema da Shopee, todos os consumidores podem efetuar suas compras de modo muito mais prático e rápido, através de um forte suporte de pagamentos e logística.

Afinal, comprar online deve ser algo acessível, fácil e agradável para todos. Essa é a principal visão que a Shopee busca entregar na plataforma todos os dias.

Vale ressaltar que aqui no meu blog tenho um artigo que fala tudo sobre o novo cálculo da taxa de cobrança para vendedores CPF da Shopee. Então, após terminar a leitura deste conteúdo, irei disponibilizar o link deste outro conteúdo para que você possa acompanhar e ficar por dentro de tudo: Shopee: Novo Cálculo da Taxa de Cobrança para Vendedores CPF

E por hoje é só isso, empreendedor(a). Espero que todos tenham gostado e aprendido sobre esse novo conteúdo da taxa de importação para os marketplaces. Vou encerrar por aqui, mas claro, quero lembrar todos que amanhã tem conteúdo novo aqui no site, então não esqueçam de acompanhar.

Comente

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Será que é o Fim da Shopee?”

Como Devolver um Produto da Shopee e Receber seu Dinheiro

[…] Será que é o Fim da Shopee? […]

error: Content is protected !!